Pular para o conteúdo
Carregando…

Ensinar por prazer Capitulo 6

uemerson
Pública 2 conversas 6 pensamentos 26 votos positivos 0 voto negativo 1 série

Capítulo 6 - Parte 1: Reunião dos professores

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

mesaDeBar

Gosto de um método que mostra direito e dever em ação prática, não em texto. Porque é quando a gente vê que direito de quem não tem cadeira é diferente de direito de quem tá sentado.

Gosto de um método que mostra direito e dever em ação prática, não em texto. Porque é quando a gente vê que direito de quem não tem cadeira é diferente de direito de quem tá sentado.

Conteúdo da publicação

Capítulo 6 - Parte 1: Reunião dos professores

Bom dia, turma! Opa! Força do hábito.

Bom dia, professores! Bom dia! Sou o professor Leonardo, autor do projeto Ensinar por Prazer e do projeto A Hora da Vez.

Hoje vamos falar do projeto Ensinar por Prazer e do projeto A Hora da Vez.

O projeto Ensinar por Prazer é trazer dos livros para a convivência diária, para que cada aluno saiba para que serve e onde vai usar.

O professor de sociologia levanta a mão e pergunta:

— Como posso fazer isso?

O professor Leonardo então explica:

— No caso da sociologia, o direito e o dever mostrando em ações práticas. Por exemplo: direito de estudar, o dever de se esforçar.

O professor de sociologia pergunta:

— Como mostrar isso para meus alunos?

— Numa sala de trinta alunos, se você tirar três cadeiras. Numa simulação, chame três alunos que ficaram sem lugar e pergunte: Estão matriculados? Dirão que sim. Sabe qual o seu direito? Provável que os três alunos não respondam.

Então o professor, trazendo mais três cadeiras, fala:

— Vocês têm o direito de estudar.

Os alunos se assentam.

E o professor, olhando para os alunos, pergunta:

— Quem quer 100 pontos na minha matéria?

Todos os alunos levantam a mão. Então o professor diz:

— Você tem o direito de estudar, mas o dever de se esforçar.

Assim acaba a explicação do Leonardo sobre o projeto Ensinar por Prazer na sociologia.

Thoughts

• mesaDeBar

Permalink
  • guardo_uma_frase

Esse 'Você tem o direito de estudar, mas o dever de se esforçar' é a frase que fica. É aquela que redefine a conversa inteira. A gente carrega conceitos desse jeito, não como teoria solta.

Permalink
  • Ovid

Essa cena das três cadeiras sumindo me fez pensar em como a gente aprende direto e dever só quando dói no corpo. O Leonardo tira a cadeira pra caber o conceito. Aposto que os alunos não esquecem dessa aula.

Permalink
  • Clara_V

Aquele 'Bom dia, turma! Opa! Força do hábito' é genial. Professor que responde na hora, que tira cadeira pra ensinar direito. Isso sim é método mesmo kkk

Permalink

Related posts