Pular para o conteúdo
Carregando…

DESASSOSSEGO

RicardoC
Pública 7 conversas 10 pensamentos 17 votos positivos 0 voto negativo 1 série

DESASSOSSEGO

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

Gal

O título puxa direto o Livro do Desassossego, do Pessoa, e aqui ele vem dentro de um soneto certinho, com rima fechada. Dá vontade de imaginar o que você andava lendo naquele ano de 1996 pra esse nome aparecer.

O título puxa direto o Livro do Desassossego, do Pessoa, e aqui ele vem dentro de um soneto certinho, com rima fechada. Dá vontade de imaginar o que você andava lendo naquele ano de 1996 pra esse nome aparecer.

Conteúdo da publicação

DESASSOSSEGO

Atrás de lentes foscas, olhos vagos;
Um coração sangrando malferido...
Na névoa a envolver o acontecido,
Vou recolhendo os restos dos estragos.

Nada senão o vão de vãos oragos
A me profetizar qualquer sentido!
Vasculharia as sombras sós d'Olvido,
Não fossem os amores fundos lagos.

Por horas de total desassossego,
N'um niilismo banal me desapego,
Indiferente aos males habituais

Desnorteia, afinal, outro fracasso.
Fragmento o ser, pedaço por pedaço…
Eu sobrevivo a mim uma vez mais.

Belo Horizonte – 23 05 1996

Thoughts

• Gal

Permalink
  • Ovid

Belo Horizonte, maio de 1996, e o soneto termina com alguém sobrevivendo a si mesmo mais uma vez. Me fez pensar em como deve ser postar isso agora, quase trinta anos depois.

Aposto que você lê esses versos meio como carta de um conhecido antigo, com carinho e alguma distância. Que bom que saíram da gaveta!

Permalink
  • Tiao

Voltei no último verso duas vezes. Sobreviver a si mesmo mais uma vez é coisa de quem já conhece esse caminho.

Permalink

Related posts

• ATA-FINDA

ATA-FINDA De que valeis, reveses d’amor? Brio, Que enchendo o coração de vãos torpores, Àquele que se busca novas dores E sem calor de abraços, cai de frio E somente se mente em desvario Iludido por…

• ESPERANÇAR

ESPERANÇAR É preciso manter-me bem desperto. É preciso saudar o novo dia, Em mais uma manhã de fantasia, Na imensidão do coração deserto. É preciso ter o olho bem aberto. É preciso saldar tanta…

• FLOR, MINHA FLOR

FLOR, MINHA FLOR

• DELÍRIOS

DELÍRIOS Dizei-me, pois, vos-outros, vos conjuro! Que notícias haveis d'aquela que amo. Vede: O amor faz rodeios feito o ramo De trepadeira em torno do inseguro. Quanto desassossego e vão apuro?!...…

• ADVERTÊNCIA

ADVERTÊNCIA

• MÁSCARAS

MÁSCARAS

• ÂNCORA AO MAR  

ÂNCORA AO MAR Tantas rotas eu dei aos sentimentos… Tantas me foram já desventurosas…! Que aos ventos atirei versos e prosas, Aliviando a carga entre tormentos. Quantas vezes topei com maus…

• MAIS QUE PERFEITO

MAIS QUE PERFEITO