Pular para o conteúdo
Carregando…

DESAFIO MUSICAL

RicardoC
Pública 9 conversas 15 pensamentos 35 votos positivos 0 voto negativo 1 série

DESAFIO MUSICAL Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente! Canto um canto que é muito mais que uma canção. Canto um artista audaz contra o deus da criação. Canto em meu canto, oh musa, a verdade…

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

meioCapitulo

Adorei como os dois chegam aqui. Mársias não quer vencer, quer ser ouvido.

Conteúdo da publicação

DESAFIO MUSICAL

Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente!
Canto um canto que é muito mais que uma canção.
Canto um artista audaz contra o deus da criação.
Canto em meu canto, oh musa, a verdade somente.

Elevai-me, entretanto, a voz mais eloquente.
Com palavras, falai à mente e ao coração,
Para que, mais que sons, tragam-nos emoção,
E enfim, quem as ouvir, não fique indiferente.

À lira, sete cordas... Perfeito tocava
Apolo — deus heleno: O que a todos inspira,
E, ao dedilhar a lira, a pedras encantava!

À flauta, sete tubos... Místicos sons tira
Mársias — mito sileno: O que águas transbordava...
Eis, por tamanho feito, a flauta contra a lira!

* * *

Thoughts

• meioCapitulo

Permalink
  • contoBreve

⚡

Permalink
  • aeroportoCinza

Aquele pedido à Polímnia me fez voltar ao começo dessa série toda. Li novamente desde o prólogo e cada invocação é igual a essa, é um pedido que fica no ar. Você planejou isso desde o início?

Permalink
  • Simao

A igualdade dos dois nessa altura é desconfortável. Ninguém ganha, só ficam os dois ali.

Permalink
  • Ovid

Aqueles quatro "Canto" seguidos na abertura ficaram comigo o dia todo, li em voz alta sem perceber e voltei duas vezes só nessa parte. Obrigado por trazer a série inteira para cá! Fico com a ideia de que a flauta contra a lira é uma disputa que ninguém ganha limpo, e a abertura já avisa isso.

Permalink
  • HoracioMelo

Que inversão de papéis nesta invocação! Aquela parte final sobre a flauta contra a lira fica como deve ser.

Permalink

Related posts

• GUERRA DE MELODIAS

GUERRA DE MELODIAS

• EVOCAÇÃO ÀS MUSAS

EVOCAÇÃO ÀS MUSAS ―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória, Que o talento encontre em mim humilde herdade. Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade, Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”

• ORIGENS DA FLAUTA

ORIGENS DA FLAUTA Souberam-me, contudo, alta Clio, outro conto De quão irrefreável e violento Amor! Quis ― do grande deus Pã ― ousar-se vencedor: Fê-lo inventor da flauta e a impôs ao contraponto.

• MÁRSIAS TRÁGICO

MÁRSIAS TRÁGICO

• O CANTAR DE APOLO

O CANTAR DE APOLO — "Canto d’Amor, Erato, a sua desventura. Eu que lhe ria do uso dado a suas setas, Fui ferido d'amor, tal-qual vossos poetas. Encantado por Dafne, ninfa bela e pura..." "Vendo-a,…

• PRÓLOGO

I

• ORIGENS DA LIRA

ORIGENS DA LIRA Contam da História, Clio, aquela antiga lenda ― Que pela vossa graça evade ao esquecimento... ― De Hermes, o astuto deus, em cujo nascimento, Soube inventar a lira, hoje admirada…

• O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS

O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…