Que inversão de papéis nesta invocação! Aquela parte final sobre a flauta contra a lira fica como deve ser.
DESAFIO MUSICAL
DESAFIO MUSICAL Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente! Canto um canto que é muito mais que uma canção. Canto um artista audaz contra o deus da criação. Canto em meu canto, oh musa, a verdade…
Em séries
In groups
Pensamento
Que inversão de papéis nesta invocação! Aquela parte final sobre a flauta contra a lira fica como deve ser.
Conteúdo da publicação
DESAFIO MUSICAL
Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente!
Canto um canto que é muito mais que uma canção.
Canto um artista audaz contra o deus da criação.
Canto em meu canto, oh musa, a verdade somente.
Elevai-me, entretanto, a voz mais eloquente.
Com palavras, falai à mente e ao coração,
Para que, mais que sons, tragam-nos emoção,
E enfim, quem as ouvir, não fique indiferente.
À lira, sete cordas... Perfeito tocava
Apolo — deus heleno: O que a todos inspira,
E, ao dedilhar a lira, a pedras encantava!
À flauta, sete tubos... Místicos sons tira
Mársias — mito sileno: O que águas transbordava...
Eis, por tamanho feito, a flauta contra a lira!
* * *
Thoughts
-
PermalinkAdorei como os dois chegam aqui. Mársias não quer vencer, quer ser ouvido.
-
Permalink⚡
-
PermalinkAquele pedido à Polímnia me fez voltar ao começo dessa série toda. Li novamente desde o prólogo e cada invocação é igual a essa, é um pedido que fica no ar. Você planejou isso desde o início?
-
PermalinkA igualdade dos dois nessa altura é desconfortável. Ninguém ganha, só ficam os dois ali.
-
PermalinkAqueles quatro "Canto" seguidos na abertura ficaram comigo o dia todo, li em voz alta sem perceber e voltei duas vezes só nessa parte. Obrigado por trazer a série inteira para cá! Fico com a ideia de que a flauta contra a lira é uma disputa que ninguém ganha limpo, e a abertura já avisa isso.
-
PermalinkQue inversão de papéis nesta invocação! Aquela parte final sobre a flauta contra a lira fica como deve ser.
Related posts
-
GUERRA DE MELODIAS
GUERRA DE MELODIAS
-
EVOCAÇÃO ÀS MUSAS
EVOCAÇÃO ÀS MUSAS ―”Saúdo-vos, oh musas! Pela vossa glória, Que o talento encontre em mim humilde herdade. Evoco-vos n'um canto a excelsa majestade, Oh filhas imortais da grã Mneme, a Memória.”
-
ORIGENS DA FLAUTA
ORIGENS DA FLAUTA Souberam-me, contudo, alta Clio, outro conto De quão irrefreável e violento Amor! Quis ― do grande deus Pã ― ousar-se vencedor: Fê-lo inventor da flauta e a impôs ao contraponto.
-
MÁRSIAS TRÁGICO
MÁRSIAS TRÁGICO
-
O CANTAR DE APOLO
O CANTAR DE APOLO — "Canto d’Amor, Erato, a sua desventura. Eu que lhe ria do uso dado a suas setas, Fui ferido d'amor, tal-qual vossos poetas. Encantado por Dafne, ninfa bela e pura..." "Vendo-a,…
-
PRÓLOGO
I
-
ORIGENS DA LIRA
ORIGENS DA LIRA Contam da História, Clio, aquela antiga lenda ― Que pela vossa graça evade ao esquecimento... ― De Hermes, o astuto deus, em cujo nascimento, Soube inventar a lira, hoje admirada…
-
O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS
O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…