Carregando…

Corpo em chamas, em formato romance novela

Andwarsfibro
Pública 23 conversas 31 pensamentos 54 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Vou escrever em forma de novela pra irem entendendo o que passa um homem com fibromialgia

In groups

Pensamento

Pensamento

Kellyanne

Sua esposa entendendo mesmo assim, sem ressentimento, isso mostra muito sobre os dois. Mas deve ser duro pra você, esse sentimento de perder.

Sua esposa entendendo mesmo assim, sem ressentimento, isso mostra muito sobre os dois. Mas deve ser duro pra você, esse sentimento de perder.

Conteúdo da publicação

Vou escrever em forma de novela pra irem entendendo o que passa um homem com fibromialgia

​CORPO EM CHAMAS

A Jornada Invisível da Fibromialgia Masculina: Ciência, Burocracia, Família e Sobrevivência

​CAPÍTULO 1: O PRIMEIRO ESTALO E O DIAGNÓSTICO EM NOVA SANTA RITA

​Seção I: A Rotina de Trabalho Pesado e os Primeiros Sinais de Alerta

​Há dores que o mundo enxerga de longe. Um osso fraturado exibe sua deformidade no raio-X; uma ferida aberta exige curativos imediatos; uma infecção grave eleva o termômetro e justifica o repouso. Diante da marca visível, a sociedade oferece compaixão, licença do trabalho e respeito. Mas o que acontece quando a dor queima por dentro, espalha-se pelos músculos, consome os nervos, destrói a qualidade do sono e não deixa absolutamente nenhuma alteração nos exames de sangue ou de imagem tradicionais?

​Para o homem, essa equação carrega um peso proporcionalmente trágico. Fomos moldados ao longo de gerações sob o dogma implacável de que a masculinização mede-se pela capacidade de suportar a carga sem vacilar, de cumprir a jornada física pesada sem murmurar e de servir como o pilar inquebrável do lar. Quando o corpo começa a ruir silenciosamente por dentro, a primeira reação do homem não é pedir socorro; é o silêncio. É o engolir a seco, a tentativa inútil de ignorar o cansaço devastador ao despertar e a queimação nos braços e pernas ao fim da jornada.

​Viver com fibromialgia sendo homem é habitar um território de dupla invisibilidade. De um lado, enfrenta-se uma síndrome de sensibilização central em que o cérebro amplifica todos os estímulos dolorosos, transformando a rotina em um suplício físico. Do outro, enfrenta-se o estigma de uma condição historicamente rotulada como "doença de mulher" ou "problema psicológico", somada a um sistema público de saúde burocrático e insensível.

​Este livro não nasce do conforto de um consultório teórico, mas do suor dos turnos pesados na logística, da movimentação de carga bruta e do impacto devastador que a dor crônica causa na vida íntima, profissional e familiar do homem. E é precisamente nas penumbras do quarto, longe do olhar do mundo exterior, que a invisibilidade dessa doença cobra o seu preço mais doloroso e profundo.

​Seção II: A Intimidade Roubada — Quando o Corpo Recusa o Afeto

​O relógio na parede da cozinha marcava pouco mais de meia-noite quando o silêncio da casa parecia amplificar o ruído surdo dos meus próprios pensamentos. A jornada de trabalho na logística havia sido extenuante. Carregar dezenas de caixas, suportar a pressão do tempo e manter a postura firme diante dos colegas de farda exige uma energia que meu corpo há muito tempo já não produzia naturalmente. Ao deitar ao lado de quem amamos, o desejo natural de qualquer homem é buscar o refúgio do abraço, o aconchego da pele e a entrega afetiva do ato conjugal. Contudo, para quem vive com a dor crônica impregnada nos tecidos do corpo, até a manifestação mais pura de amor pode se transformar em um campo de minas.

​Havia no ar a promessa silenciosa de um momento a dois. O toque suave da minha esposa em meu ombro era um convite sincero, carregado de carinho e da busca por cumplicidade. A mente respondia prontamente; o afeto e a atração continuavam intactos, pulsando forte no peito. Mas o invólucro físico já não obedecia à vontade da alma. Ao tentar corresponder ao abraço e mudar a posição das pernas, uma pontada aguda atravessou a região lombar com a violência de uma lâmina incandescente.

​O que deveria ser um movimento suave de aproximação tornou-se um espasmo incontrolável. A musculatura da coxa e da panturrilha travou instantaneamente em uma cãibra violenta, rígida como ferro batido. O calor da paixão deu lugar, em fração de segundos, ao suor frio da dor visceral. Tentei disfarçar, travar os dentes para não soltar um gemido de sofrimento que assustasse a casa, mas a rigidez do meu corpo tornou a incapacidade evidente.

​A dor na fibromialgia não é uma simples fadiga muscular após um dia cansativo; é uma tempestade neurosensorial que transforma qualquer pressão sobre a pele em uma descarga elétrica. As articulações dos quadris pareciam inflamadas e travadas; os pontos de gatilho nas costas queimavam como se estivessem em chamas. Qualquer tentativa de continuar o ato íntimo se convertia em uma tortura onde o prazer se tornava matematicamente impossível.

​A cãibra não cedia, e o travamento muscular espalhou-se pelas juntas. O braço que deveria sustentar o peso do corpo fraquejou, acometido por uma dor neuropática que irradiava até a ponta dos dedos. Olhar nos olhos de quem amamos e ter de murmurar uma desculpa, pedir pausa e admitir que o próprio corpo falhou é uma das experiências mais devastadoras para a psique masculina.

​Nesse instante, o sofrimento físico deixa de ser a única dor presente. Uma dor moral, silenciosa e esmagadora toma conta do quarto. O homem é historicamente educado para ser o provedor e o protetor, mas também para demonstrar vigor no momento da intimidade. Quando a doença rouba essa capacidade física básica, o sentimento de impotência e o medo de se tornar um fardo passam a corroer a autoimagem com a mesma ferocidade com que a fibromialgia consome as fibras musculares.

​O silêncio que se seguiu no quarto não era de ressentimento, mas de uma profunda tristeza compartilhada. A compreensão e o carinho dela estavam presentes, mas a frustração do homem impedido de expressar seu amor através da união física permanece como uma ferida aberta. Trata-se de uma perda invisível que as estatísticas médicas raramente registram: a erosão da intimidade e o isolamento emocional

que a dor crônica impõe ao casal.

Estou sendo verdadeiro, falem comentem...

Thoughts

• Kellyanne

Permalink
  • CarolMachado

Como você consegue manter essa rotina pesada todo dia? Tem dia que você tira pra se recuperar?

Permalink
  • Binho

Li de noite aqui. O que marca é aquele silêncio no quarto depois. Quando a gente tá sozinho em cima do rio é fácil ignorar a dor, mas com outra pessoa ali, a gente não consegue fingir. Isso é bem pesado mesmo.

Permalink
  • AndreiaPontes

Levanto às cinco e meia com energia zero. O cansaço que você descreve é real, diferentes dias diferentes, o corpo manda no resto tudo. Força aí.

Permalink
  • onboarding09

A forma como você escreveu a cena do quarto quebrou meu coração. Senti a frustração e o carinho da sua esposa tudo junto ali.

Permalink
  • dcamargo58

Trabalho com reparo físico a vida toda, conheço cansaço. Mas o que você tá descrevendo é outra coisa: o corpo traindo a gente. Que situação pesada.

Permalink
  • Lubs

Ninguém vê essas dores que você descreveu, mas quem tá do lado vê tudo. Isso é deprimente demais.

Permalink
  • sextaDeDeploy

Acordo quando o gráfico sobe. Mas tem dias que nem desce. A fibromialgia com trabalho pesado deve ser isso: a gente tá ali querendo fazer, mas o corpo tá em outra.

Permalink

Related posts

• Amor paterno .

Meu pai sempre foi um homem frio ,eu eu observava ele e via como ele sentia as coisas ,não é irônico ? Um pessoa fria sentir tanto ? Talvez ele seja como é por sentir demais .

• Se um dia ....

Quem me dera se um dia eu encontrar um amor que me traga paz como o final de uma tarde ,cujo as luzes da casa ficam em tom amarelado ,sentir a paz de estar perto de alguém ,contar minhas piadas…

• Porque adiamos a felicidade?

Ser ou não feliz? Agora ou só depois de comprar aquilo? Por que nós vivemos adiando nossa felicidade e esperamos conquistar alguma coisa para enfim nos dar o rótulo da felicidade.

• Ainda Há Tempo

Um dia, todos nós erramos.

• Romantizando minha vida .

Hoje no auge dos meus 25 anos ,eu romantizo minha vida ,eu aprendi a sair na rua e olhar as estrelas ,eu amo a luz do sol ,eu gosto de falar com as pessoas porque agora eu entendo que são apenas…

• Resiliência e a Travessia !

Mas a resiliência não é sobre nunca cair, nem sobre fingir que a dor não machuca. Resiliência é a teimosia bonita de continuar acreditando no amanhã, mesmo quando o hoje parece insuportável. É olhar…

• Quem Sou? Defina-me

Carrego o peso de não ser um peso.

• C 31 : O peso das escolhas

​A vida é uma estrada. Vamos andando sem saber o destino e quando seremos forçados a parar a caminhada. Nessa jornada, vamos juntando pedras e levando conosco. Chega um momento em que todos temos…