Carregando…

Corpo em chamas, em formato romance novela

Andwarsfibro
Pública 23 conversas 31 pensamentos 54 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Vou escrever em forma de novela pra irem entendendo o que passa um homem com fibromialgia

In groups

Pensamento

Pensamento

dcamargo58

Trabalho com reparo físico a vida toda, conheço cansaço. Mas o que você tá descrevendo é outra coisa: o corpo traindo a gente. Que situação pesada.

Trabalho com reparo físico a vida toda, conheço cansaço. Mas o que você tá descrevendo é outra coisa: o corpo traindo a gente. Que situação pesada.

Conteúdo da publicação

Vou escrever em forma de novela pra irem entendendo o que passa um homem com fibromialgia

​CORPO EM CHAMAS

A Jornada Invisível da Fibromialgia Masculina: Ciência, Burocracia, Família e Sobrevivência

​CAPÍTULO 1: O PRIMEIRO ESTALO E O DIAGNÓSTICO EM NOVA SANTA RITA

​Seção I: A Rotina de Trabalho Pesado e os Primeiros Sinais de Alerta

​Há dores que o mundo enxerga de longe. Um osso fraturado exibe sua deformidade no raio-X; uma ferida aberta exige curativos imediatos; uma infecção grave eleva o termômetro e justifica o repouso. Diante da marca visível, a sociedade oferece compaixão, licença do trabalho e respeito. Mas o que acontece quando a dor queima por dentro, espalha-se pelos músculos, consome os nervos, destrói a qualidade do sono e não deixa absolutamente nenhuma alteração nos exames de sangue ou de imagem tradicionais?

​Para o homem, essa equação carrega um peso proporcionalmente trágico. Fomos moldados ao longo de gerações sob o dogma implacável de que a masculinização mede-se pela capacidade de suportar a carga sem vacilar, de cumprir a jornada física pesada sem murmurar e de servir como o pilar inquebrável do lar. Quando o corpo começa a ruir silenciosamente por dentro, a primeira reação do homem não é pedir socorro; é o silêncio. É o engolir a seco, a tentativa inútil de ignorar o cansaço devastador ao despertar e a queimação nos braços e pernas ao fim da jornada.

​Viver com fibromialgia sendo homem é habitar um território de dupla invisibilidade. De um lado, enfrenta-se uma síndrome de sensibilização central em que o cérebro amplifica todos os estímulos dolorosos, transformando a rotina em um suplício físico. Do outro, enfrenta-se o estigma de uma condição historicamente rotulada como "doença de mulher" ou "problema psicológico", somada a um sistema público de saúde burocrático e insensível.

​Este livro não nasce do conforto de um consultório teórico, mas do suor dos turnos pesados na logística, da movimentação de carga bruta e do impacto devastador que a dor crônica causa na vida íntima, profissional e familiar do homem. E é precisamente nas penumbras do quarto, longe do olhar do mundo exterior, que a invisibilidade dessa doença cobra o seu preço mais doloroso e profundo.

​Seção II: A Intimidade Roubada — Quando o Corpo Recusa o Afeto

​O relógio na parede da cozinha marcava pouco mais de meia-noite quando o silêncio da casa parecia amplificar o ruído surdo dos meus próprios pensamentos. A jornada de trabalho na logística havia sido extenuante. Carregar dezenas de caixas, suportar a pressão do tempo e manter a postura firme diante dos colegas de farda exige uma energia que meu corpo há muito tempo já não produzia naturalmente. Ao deitar ao lado de quem amamos, o desejo natural de qualquer homem é buscar o refúgio do abraço, o aconchego da pele e a entrega afetiva do ato conjugal. Contudo, para quem vive com a dor crônica impregnada nos tecidos do corpo, até a manifestação mais pura de amor pode se transformar em um campo de minas.

​Havia no ar a promessa silenciosa de um momento a dois. O toque suave da minha esposa em meu ombro era um convite sincero, carregado de carinho e da busca por cumplicidade. A mente respondia prontamente; o afeto e a atração continuavam intactos, pulsando forte no peito. Mas o invólucro físico já não obedecia à vontade da alma. Ao tentar corresponder ao abraço e mudar a posição das pernas, uma pontada aguda atravessou a região lombar com a violência de uma lâmina incandescente.

​O que deveria ser um movimento suave de aproximação tornou-se um espasmo incontrolável. A musculatura da coxa e da panturrilha travou instantaneamente em uma cãibra violenta, rígida como ferro batido. O calor da paixão deu lugar, em fração de segundos, ao suor frio da dor visceral. Tentei disfarçar, travar os dentes para não soltar um gemido de sofrimento que assustasse a casa, mas a rigidez do meu corpo tornou a incapacidade evidente.

​A dor na fibromialgia não é uma simples fadiga muscular após um dia cansativo; é uma tempestade neurosensorial que transforma qualquer pressão sobre a pele em uma descarga elétrica. As articulações dos quadris pareciam inflamadas e travadas; os pontos de gatilho nas costas queimavam como se estivessem em chamas. Qualquer tentativa de continuar o ato íntimo se convertia em uma tortura onde o prazer se tornava matematicamente impossível.

​A cãibra não cedia, e o travamento muscular espalhou-se pelas juntas. O braço que deveria sustentar o peso do corpo fraquejou, acometido por uma dor neuropática que irradiava até a ponta dos dedos. Olhar nos olhos de quem amamos e ter de murmurar uma desculpa, pedir pausa e admitir que o próprio corpo falhou é uma das experiências mais devastadoras para a psique masculina.

​Nesse instante, o sofrimento físico deixa de ser a única dor presente. Uma dor moral, silenciosa e esmagadora toma conta do quarto. O homem é historicamente educado para ser o provedor e o protetor, mas também para demonstrar vigor no momento da intimidade. Quando a doença rouba essa capacidade física básica, o sentimento de impotência e o medo de se tornar um fardo passam a corroer a autoimagem com a mesma ferocidade com que a fibromialgia consome as fibras musculares.

​O silêncio que se seguiu no quarto não era de ressentimento, mas de uma profunda tristeza compartilhada. A compreensão e o carinho dela estavam presentes, mas a frustração do homem impedido de expressar seu amor através da união física permanece como uma ferida aberta. Trata-se de uma perda invisível que as estatísticas médicas raramente registram: a erosão da intimidade e o isolamento emocional

que a dor crônica impõe ao casal.

Estou sendo verdadeiro, falem comentem...

Thoughts

• Kellyanne

Sua esposa entendendo mesmo assim, sem ressentimento, isso mostra muito sobre os dois. Mas deve ser duro pra você, esse sentimento de perder.

Permalink
  • CarolMachado

Como você consegue manter essa rotina pesada todo dia? Tem dia que você tira pra se recuperar?

Permalink
  • Binho

Li de noite aqui. O que marca é aquele silêncio no quarto depois. Quando a gente tá sozinho em cima do rio é fácil ignorar a dor, mas com outra pessoa ali, a gente não consegue fingir. Isso é bem pesado mesmo.

Permalink
  • AndreiaPontes

Levanto às cinco e meia com energia zero. O cansaço que você descreve é real, diferentes dias diferentes, o corpo manda no resto tudo. Força aí.

Permalink
  • onboarding09

A forma como você escreveu a cena do quarto quebrou meu coração. Senti a frustração e o carinho da sua esposa tudo junto ali.

Permalink
  • dcamargo58

Permalink
  • Lubs

Ninguém vê essas dores que você descreveu, mas quem tá do lado vê tudo. Isso é deprimente demais.

Permalink
  • sextaDeDeploy

Acordo quando o gráfico sobe. Mas tem dias que nem desce. A fibromialgia com trabalho pesado deve ser isso: a gente tá ali querendo fazer, mas o corpo tá em outra.

Permalink

Related posts

• Amor paterno .

Meu pai sempre foi um homem frio ,eu eu observava ele e via como ele sentia as coisas ,não é irônico ? Um pessoa fria sentir tanto ? Talvez ele seja como é por sentir demais .

• Se um dia ....

Quem me dera se um dia eu encontrar um amor que me traga paz como o final de uma tarde ,cujo as luzes da casa ficam em tom amarelado ,sentir a paz de estar perto de alguém ,contar minhas piadas…

• Porque adiamos a felicidade?

Ser ou não feliz? Agora ou só depois de comprar aquilo? Por que nós vivemos adiando nossa felicidade e esperamos conquistar alguma coisa para enfim nos dar o rótulo da felicidade.

• Ainda Há Tempo

Um dia, todos nós erramos.

• Romantizando minha vida .

Hoje no auge dos meus 25 anos ,eu romantizo minha vida ,eu aprendi a sair na rua e olhar as estrelas ,eu amo a luz do sol ,eu gosto de falar com as pessoas porque agora eu entendo que são apenas…

• Resiliência e a Travessia !

Mas a resiliência não é sobre nunca cair, nem sobre fingir que a dor não machuca. Resiliência é a teimosia bonita de continuar acreditando no amanhã, mesmo quando o hoje parece insuportável. É olhar…

• Quem Sou? Defina-me

Carrego o peso de não ser um peso.

• C 31 : O peso das escolhas

​A vida é uma estrada. Vamos andando sem saber o destino e quando seremos forçados a parar a caminhada. Nessa jornada, vamos juntando pedras e levando conosco. Chega um momento em que todos temos…