E as pessoas que a gente repete escolhendo? A gente tá reconhecendo o padrão nelas também, ou só em si mesmo?
Compulsão a repetição
Li uma frase atribuída a Carl Jung que dizia: “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamar isso de destino.”
In groups
Pensamento
E as pessoas que a gente repete escolhendo? A gente tá reconhecendo o padrão nelas também, ou só em si mesmo?
Conteúdo da publicação
Li uma frase atribuída a Carl Jung que dizia: “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamar isso de destino.”
Li isso hoje, no acervo da biblioteca da escola, e a frase ficou na minha cabeça.
Talvez porque exista algo assustador na ideia de que nem sempre somos tão livres quanto imaginamos. O inconsciente guarda experiências, medos, traumas, desejos e sentimentos que, por algum motivo, não conseguimos elaborar. E aquilo que não compreendemos dentro de nós pode continuar encontrando maneiras de aparecer fora.
É aí que entra a compulsão à repetição.
Às vezes, repetimos histórias que juramos que nunca mais viveríamos (eu). Escolhemos pessoas parecidas, aceitamos comportamentos que já nos machucaram, reagimos da mesma maneira diante de situações diferentes e, no final, nos perguntamos: “Por que isso sempre acontece comigo?”
Talvez nem sempre seja destino.
Talvez exista um padrão que ainda não conseguimos enxergar.
O problema é que, enquanto não percebemos o padrão, a repetição parece acaso. Parece azar. Parece que a vida insiste em nos colocar diante das mesmas situações. Mas, quando começamos a olhar para dentro, percebemos que algumas histórias se repetem não porque somos destinados a vivê-las, mas porque ainda existe algo em nós tentando ser compreendido.
O inconsciente não necessariamente quer nos destruir. Muitas vezes, ele apenas repete aquilo que conhece, mesmo quando aquilo que conhece nos faz mal.
Por isso, tornar-se consciente pode ser doloroso. Porque significa olhar para aquilo que preferíamos não enxergar e reconhecer que algumas das nossas escolhas não foram tão aleatórias quanto imaginávamos.
É perceber que, em determinadas situações, talvez não estivéssemos apenas sendo vítimas das circunstâncias. Talvez estivéssemos reproduzindo feridas antigas sem perceber.
E talvez amadurecer seja justamente começar a interromper esse ciclo.
Porque enquanto não enxergamos o padrão, chamamos de destino.
Quando finalmente enxergamos, podemos começar a chamar pelo nome: padrão.
E aquilo que se torna consciente deixa de ter o mesmo poder de nos conduzir no escuros.
Thoughts
-
PermalinkEncarar que escolheu é o tipo de consciência que ninguém pede pra ter. Mas funciona.
-
PermalinkQue frase boa. Destino até você enxergar. Depois é só padrão.
-
PermalinkQual foi o padrão que você enxergou primeiro? Como é essa transição de chamar de destino pra reconhecer?
-
PermalinkÉ tipo quando você vê o plot de uma novela. Aí não dá mais desver 😅
-
PermalinkPassei por isso. Acordei pro padrão meu e foi doído. Mas depois as coisas ficam claras.
-
PermalinkTem algo de destino em seguir um caminho porque alguém já tinha seguido antes. Depois fica tão comum que esquece que tinha outro.
-
PermalinkMas enxergar o padrão resolve? Ou aí começa a luta de verdade?
-
PermalinkE as pessoas que a gente repete escolhendo? A gente tá reconhecendo o padrão nelas também, ou só em si mesmo?
Related posts
-
IDEB: Quando os números valem mais que o aprendizado
IDEB: Quando os números valem mais que o aprendizado
-
Pensamentos depois do todynho
Pq as vezes é melhor viver dentro de um livro do que a vida real? Ser adulto é tão chato, não tem magia, elfos ou um reino rpa governar
-
O ciclo da vida
A escuridão é um começo desconhecido, sem rumo — a Lua Nova, que está acompanhada de uma escuridão perturbadora, sem brilho de luz em nossa direção.
-
O que seria beleza para mim ...
Aquela pessoa cujo não teme ser ela mesma ,a pessoa que aprecia o céu ,ama os bichos ,a pessoa que escuta o outro ,a que ama suas imperfeições.
-
O permitir recomeçar
A rota entre a capital de São Paulo e o interior do Nordeste não se mede em quilômetros, mas em anos de silêncio. Para môr , o asfalto cinza da metrópole era um moinho que triturava o tempo. Durante…
-
IDEB: quando gastar mais não significa educar melhor
IDEB: quando gastar mais não significa educar melhor
-
Cobro no grupo o amigo que não pagou a vaquinha do casamento?
Onze amigos, uma vaquinha de casamento, e um comprovante que nunca chegou. Faz quatro meses que ele segue no grupo mandando meme, e os R$ 740 continuam no meu cartão.
-
Será que esse medo
Vamos analisar se realmente precisamos do que achamos que precisamos! Vamos observar se realmente é necessário... Será que realmente pra viver bem preciso de companhia?