Por aqui, quem fica devendo e não paga, não recebe indicação, mas quita a dívida com a própria vida.
Como gira o ciclo. Sensível
Hoje resolvi escrever sobre um tema sensível: o traficante de cocaína.
In groups
Pensamento
Por aqui, quem fica devendo e não paga, não recebe indicação, mas quita a dívida com a própria vida.
Conteúdo da publicação
Hoje resolvi escrever sobre um tema sensível: o traficante de cocaína.
Ao longo da minha experiência, percebi alguns comportamentos que se repetem. Muitas vezes, a aproximação começa de maneira aparentemente inocente: conversa, troca de ideia, convite para festas e ambientes ligados ao consumo e ao crime. Você, principalmente quando é inexperiente, pode interpretar aquilo como moral, respeito ou pertencimento. Mas, muitas vezes, existe outro interesse por trás dessa aproximação: descobrir quem você é, de onde vem, quanto dinheiro tem e, principalmente, se é usuário.
Quando você está começando a usar, pode acontecer de receber uma substância apresentada como mais forte ou mais pura. A experiência inicial pode parecer agradável e fazer você acreditar que encontrou algo que controla. Com o tempo, porém, a relação pode mudar: você passa a consumir mais, a fissura aumenta e o dinheiro gasto também. A dependência vai se instalando enquanto você acredita que ainda está no controle.
Outra estratégia que pode prender o usuário ao ciclo é a venda fiada. A oferta de “pegar agora e pagar depois” parece uma facilidade, mas pode transformar o consumo em dívida. Quando a pessoa já está dependente, sua capacidade de avaliar riscos e consequências pode estar profundamente comprometida. A dívida cresce, os bens começam a ser usados como pagamento e, quando aquele fornecedor deixa de vender, pode simplesmente indicar outro. Assim, o ciclo continua e a dívida muda apenas de mãos.
Não quero generalizar. Também conheci pessoas envolvidas com a venda que me disseram: “Você está usando todo dia, parceiro. Dá uma segurada”. Conheci cobradores que, antes de tomar qualquer coisa, tentavam negociar prazos ou formas de pagamento. Também conheci aqueles que só vendiam mediante pagamento e mantinham o mesmo produto. Alguns deles, quando souberam que eu estava conseguindo sair das drogas, demonstraram satisfação. Outros, porém, continuaram fazendo propostas tentadoras e algumas dessas propostas contribuíram para minhas recaídas.
Por isso, hoje entendo algo que talvez eu não conseguisse enxergar quando estava no meio daquele ciclo: nem todo traficante age da mesma maneira, mas nenhum usuário deve confundir uma relação comercial com amizade, proteção ou pertencimento.
A dependência transforma vulnerabilidade em oportunidade para muita gente. E, quando você percebe, aquilo que começou como uma conversa, uma festa ou uma pequena compra pode ter se transformado em uma dívida, depois em um ciclo e, finalmente, em uma ameaça à própria vida.
Eu sobrevivi para poder contar isso.
Como dizem por aí: é bom ficar ligeiro.
Pega visão.
Thoughts
-
PermalinkQuando a pessoa é nova, alguém chamar pra festa e querer saber de onde ela vem parece respeito, parece que finalmente alguém te viu. É isso que me preocupa mais no seu texto: a entrada é pelo pertencimento, e a substância chega depois. Muita campanha de prevenção fala só da segunda parte.
-
PermalinkPor aqui, quem fica devendo e não paga, não recebe indicação, mas quita a dívida com a própria vida.
-
PermalinkA dívida que só muda de mãos quando um fornecedor para de vender e indica outro quase nunca aparece num processo. O que aparece é o usuário pego com pouca coisa, e a conversa toda vira sobre ele.
Ninguém pergunta quem vendeu fiado. Aposto que muita gente reconheceu o fiado antes de reconhecer o resto.
Related posts
-
Inefável
Eu nunca gostei do básico.
-
Primavera
22 de Setembro de 2026: Terça feira! É primavera e eu não amo essa estação. Acho até que a primavera e o verão são dois intrusos que invadem a paz e o aconchego do outono-inverno. Ela nos oferta…
-
Agradeço
O elixir da vida não nasceu das vontades do ser
-
Sustentar Escolhas
Acho que uma das maiores dádivas da vida é perceber a diferença entre: Viver mais e Morrer mais velho.
-
ROMEU 1 ,PARTE : 1
Seus olhos castanhos me enfeitiçam a tarde,
-
Romantizando minha vida .
Hoje no auge dos meus 25 anos ,eu romantizo minha vida ,eu aprendi a sair na rua e olhar as estrelas ,eu amo a luz do sol ,eu gosto de falar com as pessoas porque agora eu entendo que são apenas…
-
Meu eu ainda mora dentro de mim.
Quando crescemos percebemos como a vida perde a cor.
-
Referência do feminino
Aos meus 10 anos de idade ,eu observava minha madrinha ,ela era maravilhosa,cabelo sempre perfeito ,um Chanel curto e pintado de vermelho vinho .As unhas sempre muito bem feitas ,bem vestida ,uma…