Aqui na Seavien vejo esse jogo todo dia: alguém publica um poema, chega um comentário lendo uma coisa que o autor nem tinha pensado, e o autor responde que preferiu a versão do leitor. O soneto explica isso melhor do que eu conseguiria, e agora vou olhar os comentários como coautoria. Obrigado por seguir com a série!
COAUTORIAS
COAUTORIAS
Em séries
In groups
Pensamento
Aqui na Seavien vejo esse jogo todo dia: alguém publica um poema, chega um comentário lendo uma coisa que o autor nem tinha pensado, e o autor responde que preferiu a versão do leitor. O soneto explica isso melhor do que eu conseguiria, e agora vou olhar
Conteúdo da publicação
Escrevo? Não só eu. Quem lê, também.
O intérprete reescreve, trai, traduz…
Entre o escrito e o entendido há anos-luz,
E periga inventar se não contém.
Mais atento o leitor, mais me retém
Ou menos a si mesmo me reduz.
Quando o texto não diz, ele deduz
Por linhas tortas quanto lhe convém.
Escrevo? Também eu. E quem me ler.
Onde o autoral faz-se obra colectiva,
Como se letra morta em língua viva:
Em breve correr d'olhos passe a ter
Algum sentido próprio insuspeitado,
Que já ninguém dirá se certo ou errado.
Belo Horizonte - 13 08 2026
Thoughts
-
PermalinkAqui na Seavien vejo esse jogo todo dia: alguém publica um poema, chega um comentário lendo uma coisa que o autor nem tinha pensado, e o autor responde que preferiu a versão do leitor. O soneto explica isso melhor do que eu conseguiria, e agora vou olhar os comentários como coautoria. Obrigado por seguir com a série!
-
PermalinkLi o soneto duas vezes e na segunda percebi que estava fazendo o que o texto acusa: deduzindo quanto me convinha. Sou dessas leitoras que preenche o que a página não diz e depois defende a versão inventada como se fosse do autor. Então sim, assino como coautora, mas a culpa do que entendi errado fica comigo.
Related posts
-
UM ALGUÉM
UM ALGUÉM
-
EXPLORAÇÕES
EXPLORAÇÕES
-
ACRONICTO
ACRONICTO
-
À REVOLUÇÃO - TRÍPTICO