Carregando…

COAUTORIAS

RicardoC
Pública 2 conversas 4 pensamentos 55 votos positivos 0 voto negativo 1 série

COAUTORIAS

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

Aqui na Seavien vejo esse jogo todo dia: alguém publica um poema, chega um comentário lendo uma coisa que o autor nem tinha pensado, e o autor responde que preferiu a versão do leitor. O soneto explica isso melhor do que eu conseguiria, e agora vou olhar

Aqui na Seavien vejo esse jogo todo dia: alguém publica um poema, chega um comentário lendo uma coisa que o autor nem tinha pensado, e o autor responde que preferiu a versão do leitor. O soneto explica isso melhor do que eu conseguiria, e agora vou olhar os comentários como coautoria. Obrigado por seguir com a série!

Conteúdo da publicação

COAUTORIAS

Escrevo? Não só eu. Quem lê, também.
O intérprete reescreve, trai, traduz…
Entre o escrito e o entendido há anos-luz,
E periga inventar se não contém.

Mais atento o leitor, mais me retém
Ou menos a si mesmo me reduz.
Quando o texto não diz, ele deduz
Por linhas tortas quanto lhe convém.

Escrevo? Também eu. E quem me ler.
Onde o autoral faz-se obra colectiva,
Como se letra morta em língua viva:

Em breve correr d'olhos passe a ter
Algum sentido próprio insuspeitado,
Que já ninguém dirá se certo ou errado.

Belo Horizonte - 13 08 2026

Thoughts

• Ovid

Aqui na Seavien vejo esse jogo todo dia: alguém publica um poema, chega um comentário lendo uma coisa que o autor nem tinha pensado, e o autor responde que preferiu a versão do leitor. O soneto explica isso melhor do que eu conseguiria, e agora vou olhar os comentários como coautoria. Obrigado por seguir com a série!

Permalink
  • AlineTeixeira

Li o soneto duas vezes e na segunda percebi que estava fazendo o que o texto acusa: deduzindo quanto me convinha. Sou dessas leitoras que preenche o que a página não diz e depois defende a versão inventada como se fosse do autor. Então sim, assino como coautora, mas a culpa do que entendi errado fica comigo.

Permalink

Related posts