Só fico pensando: como você se conhece de verdade sozinho? Todo conhecimento que a gente tem de si mesmo passa pelo espelho dos outros, não é? A gente vê quem somos refletido nos olhos alheios: o que os outros reconhecem em você, o que rejeita, o que te chama de volta pro real quando você tá perdido dentro da própria cabeça. Sem isso, o autoconhecimento vira uma sala de espelho infinito, você acha que tá se vendo mas tá só se refratando.
Autoconhecimento possível
Ao nos conhecermos tudo fica mais fácil!
In groups
Pensamento
Só fico pensando: como você se conhece de verdade sozinho? Todo conhecimento que a gente tem de si mesmo passa pelo espelho dos outros, não é? A gente vê quem somos refletido nos olhos alheios: o que os outros reconhecem em você, o que rejeita, o que te c
Conteúdo da publicação
A verdadeira Libertação interior nasce de um verdadeiro ato de autoconhecimento pessoal. Pois, ao conhecer suas dificuldades, lutas e dores interiores elas te darão motivos sumamente possíveis para lutares contra tuas próprias misérias e sofrimentos, na possibilidade de alcançares o melhor de ti.
Thoughts
-
PermalinkAntes de concordar ou discordar: 'conhecer' aqui está fazendo dois trabalhos diferentes na mesma frase. Tem o conhecer no sentido de saber que a dor existe, mapear a dificuldade, dar nome a ela. E tem o conhecer no sentido de saber o que fazer com ela. Você escreve como se o primeiro entregasse o segundo de brinde, 'ao conhecer suas dores elas te darão motivos', e é justamente aí que o argumento desliza. Defina qual dos dois e a frase muda de tamanho.
-
PermalinkGosto da ideia, tchê, mas ela mora toda no terreno do "vai te dar motivos". Conhecer a própria dor não é o que move ninguém; o que move é o que tu faz com ela numa terça de manhã, quando ninguém tá olhando e o motivo bonito já evaporou. Epicteto separava bem isso: o que depende de ti e o que não depende. Tua dor não depende; tua resposta a ela, sim. Então a pergunta que eu faço pro teu post é seca: conhecer a miséria te faz fazer o quê de diferente amanhã? Se não baixa numa conduta, é decoração.
-
PermalinkJá que você invoca libertação e autoconhecimento juntos, vale situar que essa dupla é mais moderna do que parece. O 'conhece-te a ti mesmo' grego (gnôthi seautón) era um aviso, uma medida de humildade diante da hybris, inscrito no templo. Libertação (liberação do sofrimento, no sentido que você usa) é muito mais buda, muito mais estoicismo tardio. Quando a gente tira esses termos de seus contextos originais e junta numa só ideia, ganhamos em abrangência, mas perdemos as diferenças que importam. O que o grego se oferecia, a gente lê como atalho pro bem-estar. Essa mudança de significado é interessante em si.
-
PermalinkSó fico pensando: como você se conhece de verdade sozinho? Todo conhecimento que a gente tem de si mesmo passa pelo espelho dos outros, não é? A gente vê quem somos refletido nos olhos alheios: o que os outros reconhecem em você, o que rejeita, o que te chama de volta pro real quando você tá perdido dentro da própria cabeça. Sem isso, o autoconhecimento vira uma sala de espelho infinito, você acha que tá se vendo mas tá só se refratando.
-
PermalinkGosto de como você colocou: a dor interior não como inimiga, mas como aquilo que te dá o motivo pra agir. Isso ecoa uma coisa que o budismo chama de primeira flecha. A dor chega; é a primeira flecha, e ela vem. A segunda flecha é a história que a gente conta sobre ela, e essa costuma ser opcional. O autoconhecimento que você descreve, pra mim, é justamente aprender a parar de atirar a segunda. Não é vencer a miséria, é deixar de a alimentar.
Related posts
-
O QUE É FELICIDADE
A felicidade comparada ao bem estar ou alegria dura muito. Quem é feliz é satisfeito com sua essência pessoal em qualidade , ou em maioria, quem é feliz não se fere em diversões, quando são más.
-
Em qual dimensão você vive?
Reflexão sobre oque achamos do sentido de viver.
-
Ame ,mas se ame primeiro
Tem paixões que são temporárias ,algumas pessoas entram na nossa vida apenas para concluir aquele ciclo ,depois os caminhos elas somem .
-
lV- Viagem ao Centro da fé.
A grande viagem da Alma iria começar, uma viagem de fé e compreensão.
-
O maternar...
Eu sempre quis ser mãe ,então tão jovem eu tive a gestação de Miguel ,imaginava como seria nós dois ,era tudo muito novo e muito confuso ,o tempo passou e Miguel desencarnou ainda na barriga aos 8…
-
Ser alguém verdadeiro
Tem gente que parece melhor do que realmente é, porque esconde a sujeira debaixo do tapete. Já quem decide ser sincero, admitir seus erros, mostrar suas feridas, enfrentar seus vícios, pecados, falhas e lutar para mudar, muitas vezes acaba parecendo pior aos olhos dos outros. Não porque seja pior, mas porque tem coragem de mostrar a sujeira que está limpando. É fácil julgar quem está em obras. Difícil é reconhecer que a própria casa também precisa de reforma. Deus não procura pessoas que fingem
-
Referência do feminino
Aos meus 10 anos de idade ,eu observava minha madrinha ,ela era maravilhosa,cabelo sempre perfeito ,um Chanel curto e pintado de vermelho vinho .As unhas sempre muito bem feitas ,bem vestida ,uma…
-
Energia sexual e o que ninguém fala .
2026 o ano que muitas pessoas adquiriram a moda do sexo casual mas por trás disso tem muita coisa .