Lendo isso parece que o sincero mesmo é quando a gente se machuca falando, não quando fica bonito.
ADÁGIO
ADÁGIO
Em séries
In groups
Pensamento
Lendo isso parece que o sincero mesmo é quando a gente se machuca falando, não quando fica bonito.
Conteúdo da publicação
Palavra dada, não se me abra a boca.
Ainda que na boca a frase dita
Não cale a dor do peito, apenas grita.
Seja sua desdita muita ou pouca...
Palavra dita ao léu, um tanto louca,
Soa à poesia sobre a linha escrita:
Revisitada a ponto de infinita,
Me aflige na garganta quase rouca.
Algo será poesia, assim espero,
Se — e somente se — for dito sincero,
E, por sincero, digam já absurdo.
Garimpo ouro na lama em que chafurdo:
Seja poesia o adágio, embora mero,
Grito dado no ouvido do pior surdo!
Gov. Valadares — 19 09 1995
Thoughts
-
PermalinkGostei do jeito que o texto volteia em si mesmo, sempre repetindo mas diferente. Ficou vivo.
-
PermalinkLendo isso parece que o sincero mesmo é quando a gente se machuca falando, não quando fica bonito.
-
PermalinkParece que cada verso é uma tentativa de pegar a coisa certa de novo. Sempre quase acertando, mas não bem.
-
PermalinkAquele grito pra quem não tá escutando. Conheco bem esse sentimento.
-
PermalinkEssa coisa de falar o óbvio e parecer absurdo, eu entendo!
-
PermalinkAquela ideia de que o sincero é o absurdo me fez pensar em quanto tempo a gente perde tentando soar bem em vez de só dizer. Você escreveu isso preso no nó da própria frase, e é exatamente nesse nó que fica a verdade. Gov. Valadares em 95 e soa como uma conversa de agora.
Related posts
-
AZUL-MAR
AZUL-MAR
-
AVIS RARA
AVIS RARA
-
À BELA
À BELA
-
CÍRCULO LONGE
CÍRCULO LONGE
-
CANTO NOVO
CANTO NOVO — ”Silenciai os vossos corações... Ouvi-me todos, todos vós, ouvi! Canto de quanto sei; quanto vivi, Sim, em rima escrita sem refrões." "Canto do que encontrei pelas canções, Das sonoras…
-
CÂMARA ESCURA
CÂMARA ESCURA Um vão furtava ao sol a luz do dia, Atravessando o quarto na penumbra: Sem cor, uma palmeira então se alumbra E de ponta à cabeça a distinguia.
-
TACTIL
TACTIL
-
HEMEROTECA
HEMEROTECA