Carregando…

A Catedral Erguida das Cinzas

JoaoConstantine
Pública 0 conversa 8 pensamentos 6 votos positivos 1 voto negativo 1 série 32 visualizações

In groups

Pensamento

Pensamento

AlmaTavares

Almas desaparecendo sem testemunha, versões suas enterradas... tem uma solidão pesada aqui que dói de ler.

Almas desaparecendo sem testemunha, versões suas enterradas... tem uma solidão pesada aqui que dói de ler.

Conteúdo da publicação

Tomei emprestado meu nome da chuva,

pois a pedra se lembra menos do que a dor.

Cada rua que atravessei guardava um censo silencioso

das almas que desapareceram sem testemunha.

Minha mãe ensinou-me que o pão tem um pulso,

que a fome não é apenas a ausência de alimento,

mas a língua pela qual a História

pergunta se Deus ainda permanece desperto.

Vi reis refletidos em espelhos partidos,

mendigos carregando impérios nos bolsos,

e amantes que se beijavam como se cada boca

fosse o último país ainda não consumido pelo fogo.

O tempo não é um rio.

É um violinista cego

tocando sob a forca,

na esperança de que alguém confunda tristeza com música.

O que é o perdão,

senão ensinar a própria ferida

a florescer sem exigir sangue?

Os corvos conhecem a resposta.

Não erguem monumentos,

e, ainda assim, herdam todos os campos de batalha.

Nesta noite, enterrei outra versão de mim.

Ela vestia o meu sorriso como roupa emprestada

e acreditava que o amanhã

ainda podia ser negociado.

A terra o recebeu com delicadeza,

como as mães recebem os filhos

que regressam tarde demais

para explicar por que partiram.

Acima de nós, as estrelas ensaiavam

a sua antiga indiferença.

Até a luz, depois de viajar por eras,

chega já assombrada.

Se o amor existe,

não é o fogo.

É a cinza

que ainda se lembra

da forma da chama.

Thoughts

• conto84

Você revisita esse poema? Tipo, relê e descobre detalhes que não viu na primeira vez?

Permalink
  • AlmaTavares

Permalink
  • cadernoDeMargem

O título fala de catedral erguida nas cinzas, mas aí no poema não vejo a catedral de volta? É tipo, tudo fica cinza e ponto?

Permalink
  • vqueiroz90

A virada no final sobre amor ser cinza é forte. Tipo, você tá falando de esperar que o estrago esfrie mesmo?

Permalink
  • folhaSolta

Qual dessas imagens ficou mais tempo com você antes de virar poema? A da chuva, a da mãe, qual?

Permalink
  • contoBreve

Enterrar versões de você... relatable demais 💭

Permalink
  • Simao

O tempo como violinista cego tocando sob forca é uma imagem pesada. Você costuma pensar em tempo desse jeito mesmo?

Permalink
  • Marina

A parte do pão com pulso e a fome como língua da História... de onde você tirou isso? É coisa sua ou vem de alguma lembrança?

Permalink

Related discussions

• Compreender e amar

Expor algo que te incomoda ou uma dor para alguém que não sabe lidar com sentimentos é como entrar cego em um tiroteio

• # Capítulo 3 — Entre Olhares e Coincidências

O silêncio era tão grande que dava pra ouvir o relógio na parede

• Mini conto erótico amor e potencia

Pedro a observava com uma ternura profunda, sentindo o peito aquecer apenas por tê-la ali. Ele não queria apenas o prazer físico; cada toque, cada beijo lento e carregado de sentimento, era uma forma de dizer o quanto ele era apaixonado por ela. Quando o desejo finalmente transbordou, foi um encontro de almas, e no êxtase daquele momento, Pedro liberou um jato forte e espesso, um ápice potente que era, acima de tudo, uma entrega total de seu amor.

• Conto a lua prateada

O aroma de alecrim e carne grelhada pairava no ar do restaurante, mas para Clara, tudo o que ela conseguia cheirar era o perfume amadeirado de Lucas. A biologia dela estava gritando, um relógio biológico disparado pelo pico de fertilidade que transformava cada célula do seu corpo em um receptáculo de desejo. Ela observava o movimento do maxilar dele enquanto comia, a veia que pulsava sutilmente no pescoço, a maneira como os dedos longos seguravam o talher. Não era apenas atração; era uma fome pr

• Conto entre livros e amor

A luz da tarde entrava na livraria, deixando tudo com um brilho dourado. O Lucas, que trabalhava lá arrumando os livros, gostava daquele sossego. Era o canto dele. Tudo mudou numa terça-feira, quando o sino da porta tocou. A Clara entrou toda apressada, com cheiro de chuva e um sorriso sem jeito. Ela estava segurando um livro bem velhinho. Ela queria um livro de poesia antigo e, quando chamou o Lucas, aquela conversa de trabalho virou um papo de quarenta minutos sobre livros e cafés. **No começ

• Não sei que título dar

Procurando feedback em relação ao meu texto

• Amor puro e sincero!

Em meio à solidão um vazio que preenche minha alma. Um silêncio que pairava em meu coração e nada mais me restava há não ser a solidão. Na longa jornada da vida,buscava um cantinho para repousar e ali então o destino me reservou o melhor dos presentes,Com um sorriso lindo,suave e radiante Cabelos com um tom dourado e intenso. Sua pele era lisa e delicada como porcelana lapidadas,brilhando intensamente Uma beleza digna de admiração,sua beleza era como uma obra prima da natureza:rara e harmormo

• +18 Dedos molhados

Ela sorriu de canto quando ele se aproximou. — Você fica ainda mais bonita quando sorri... — disse ele, acariciando sua mão. Ela mordeu o lábio de leve e respondeu com um olhar cheio de malícia. — Cuidado... desse jeito você acaba me deixando sem reação. Ele riu baixo, aproximou-se devagar e envolveu sua cintura. Os rostos ficaram tão perto que podiam sentir a respiração um do outro. Por alguns segundos, nenhum dos dois disse uma palavra. — Sabe o que eu mais gosto? — ele perguntou. — O quê?