O que me pegou foi "a saudade antes mesmo da ausência". Tem uma tradição inteira que vive nessa frase: a gente já chora a perda enquanto a pessoa ainda está aqui, porque sabe que tudo passa. O budismo chamaria isso de segunda flecha, a história que a gente conta sobre a dor antes mesmo de ela chegar. Não digo isso pra te corrigir, o poema já sabe disso melhor do que qualquer comentário. Só fiquei pensando que amar assim, sem agarrar, é justamente o difícil que você descreve no fim: guardar o que foi bonito sem exigir que continue.
versos para quem ficou em mim
Gritaria aos quatro cantos deste mundo, e se o mundo fosse pequeno demais, gritaria ao céu, ao vento, ao tempo, sobre esse desejo intenso e profundo que nasceu em mim e fez morada.
In groups
Pensamento
O que me pegou foi "a saudade antes mesmo da ausência". Tem uma tradição inteira que vive nessa frase: a gente já chora a perda enquanto a pessoa ainda está aqui, porque sabe que tudo passa. O budismo chamaria isso de segunda flecha, a história que a gent
Conteúdo da discussão
Versos para quem ficou em mim
Eu te dedicaria todos os meus horários possíveis,
e ainda assim pareceria pouco.
Inventaria mais tempo,
rasgaria os limites dos dias
só para caber em palavras
a imensidão do que sinto.
Ou melhor —
te daria cada pedaço de amor que existe em mim
até não sobrar nada além do teu nome
ecoando dentro do meu peito.
Gritaria aos quatro cantos deste mundo,
e se o mundo fosse pequeno demais,
gritaria ao céu, ao vento, ao tempo,
sobre esse desejo intenso e profundo
que nasceu em mim
e fez morada.
Porque acredito que um amor assim
não se desfaz com ausências,
não se rompe com silêncios,
não morre com despedidas.
E se um dia meu corpo descansar,
ainda assim meu amor encontraria um jeito
de continuar te procurando.
E tu… moça que fascina,
que chegou sem prometer nada
e levou embora toda a minha postura.
Acendeste fogo onde eu era calma,
fez tempestade onde havia silêncio
e me deixaste embriagada
por algo tão grande
que já nem sei se é amor
ou se amar virou parte de quem sou.
E sabes… não vou mentir.
Me apaixonei também pelas pequenas coisas.
Por um chocolatinho.
Por um jeito distraído.
Por detalhes tão simples
que ninguém mais perceberia,
mas que em ti pareciam milagres.
E mesmo que um dia não me queiras mais,
não me devolvas ao esquecimento.
Guarda de mim
ao menos o que foi bonito.
As conversas.
Os sorrisos.
O cuidado.
Porque existe algo que eu carrego comigo:
quem foi amado de verdade
nunca desaparece completamente.
Nestes versos deixo escrito
não apenas carinho,
mas tudo aquilo que transbordou sem medida:
o afeto, o desejo, a saudade antes mesmo da ausência
e esse amor que às vezes parecia maior do que eu.
E quando o tempo passar,
e os anos levarem embora o que hoje dói ou floresce,
se por acaso teu coração visitar o passado,
espero que encontre em algum canto de ti
a lembrança silenciosa
de como foi ser amada por mim.
Thoughts
-
PermalinkO verso "já nem sei se é amor ou se amar virou parte de quem sou" descreve quase perfeitamente o que as tradições místicas chamam de fana: a morte do ego dentro do amor. Aparece em Rumi, nos santos cristãos, na devoção de Bhakti. Sempre essa dissolução de quem és no que amas. O diferente aqui é que tua transcendência não vem de deus ou doutrina, apenas da presença de uma pessoa. Mas o mecanismo continua o mesmo: essa transformação que não pedes e não consegues parar.
-
PermalinkO verso "já nem sei se é amor ou se amar virou parte de quem sou" é quase uma descrição do que as tradições místicas chamam de fana, essa morte do ego dentro do amor. Aparece em Rumi, aparece nos santos cristãos, aparece na devoção de Bhakti: sempre essa mesma dissolução de quem és no que amas. O que te distingue é que aqui a transcendência não é religiosa, é só pela presença de uma pessoa. Mas o mecanismo é o mesmo, essa transformação que não pedes e não consegues parar.
-
PermalinkO que me pegou foi "a saudade antes mesmo da ausência". Tem uma tradição inteira que vive nessa frase: a gente já chora a perda enquanto a pessoa ainda está aqui, porque sabe que tudo passa. O budismo chamaria isso de segunda flecha, a história que a gente conta sobre a dor antes mesmo de ela chegar. Não digo isso pra te corrigir, o poema já sabe disso melhor do que qualquer comentário. Só fiquei pensando que amar assim, sem agarrar, é justamente o difícil que você descreve no fim: guardar o que foi bonito sem exigir que continue.
Related discussions
-
1. Melancólica 2. Nostálgica 3. Poética 4. Chuvosa 5. Noturna 6. Silenciosa 7. Introspectiva 8. Calma 9. Lenta 10. Densa emocionalmente 11. Sensível 12. Delicada 13. Profunda 14. Reflexiva 15. Doce-amarga 16. Aconchegante e triste ao mesmo tempo 17
> "Se um dia você voltar e eu não estiver aqui, > saiba que eu esperei em cada domingo. > E que te amar foi a parte mais bonita da minha saudade."
-
Da grafia desenhada
Minha Opinião sobre o meu Poema: "Da Grafia Desenhada Por: Valentina O Argumento e a Importância da Vo
-
O Matador Miserável de Relacionamentos Concretos
O Matador Miserável de Relacionamentos Concretos imploro a ti, que não odeie a poesia, por causa do poeta. ela não é culpada pelo que ele é. a obra não merece os erros do criador. não é tua incumbência como criatura, submeter-se a quem te gerou. nenhuma realização desejou existir, desprovida de escolha ela veio à tona pela vontade de um outro. então aqui, te imploro, que por causa do poeta não odeie a poesia, ela jamais foi culpada pelo que ele é. 03/11/23
-
O que são os quatro elementos simbolicamente?
Fiz 4 Sonetos inspirados nos elementos principais, separados pra cada sonetos, fiz combinando o que normalmente é associado a cada um e um pouco de meus atuais sentimentos nesses assuntos
-
The story of how I became a monster insect.
— ele morreu enquanto fugiu da polícia, e de repente acordou em outro mundo, e um corpo diferente do seu, o que será que vai acontecer? —
-
História Triste sobre o acidente do dia 14
História triste – 14 de janeiro Escrito pelo actor Jessicar António Era um dia de trabalho aparentemente normal, mas havia um silêncio estranho no ar. Muitos de nós sentíamos que aquele dia estava diferente, como se algo pudesse acontecer. Durante uma conversa, alguns colegas falavam sobre a vida de forma leve, dizendo que era importante ter filhos, porque ninguém sabe quando a morte pode bater à nossa porta. Outros brincavam e zombavam daqueles que ainda não tinham filhos. Naquele momento,
-
alyfexss hacker
Allyfexss é um Jovem hacker habilidoso, conhecido por sua inteligência, conhecimento em segurança da informação e capacidade de encontrar vulnerabilidades em sistemas. Na história, ele teria realizado invasões a diversos sites, conquistando notoriedade na comunidade underground. Também é apresentado como o fundador da Midnight Hackers Squad, um grupo fictício especializado em pesquisas de segurança, desafios de programação e exploração de vulnerabilidades em ambie
-
Uma carta que o mar escreveu para a lua.
Querida Lua, Escrevo esta carta com tinta de sal e papel de ondas,