quando você viajava vendo o Brasil inteiro como cômodos de uma casa, isso mudou como você se vê agora que para de viajar?
Uma viajem muito louca
Havia noites em que o sono parecia pertencer apenas aos outros.
In groups
Pensamento
quando você viajava vendo o Brasil inteiro como cômodos de uma casa, isso mudou como você se vê agora que para de viajar?
Conteúdo da publicação
Havia noites em que o sono parecia pertencer apenas aos outros.
Da minha janela, eu observava a cidade permanecer acordada. As luzes dos prédios brilhavam como estrelas aprisionadas entre paredes de concreto, pequenos pontos de vida espalhados por uma imensidão silenciosa. Cada rua vazia carregava histórias que ninguém contava durante o dia. Cada janela iluminada escondia alguém lutando contra seus próprios pensamentos.
Enquanto milhares de pessoas descansavam atrás de suas paredes, eu permanecia ali.
Observando.
Pensando.
Tentando decifrar os caminhos invisíveis que surgiam dentro da minha própria mente.
A noite possuía esse poder estranho: ela retirava as máscaras que usamos durante o dia.
Quando o movimento desaparecia e o mundo diminuía o volume, as dúvidas encontravam espaço para falar. As lembranças voltavam com mais intensidade. Os medos, desejos e sonhos, normalmente escondidos atrás da rotina, apareciam sem pedir permissão.
A mente se transformava em uma estrada sem placas.
Um território onde todos os caminhos pareciam possíveis.
Às vezes eu me perguntava quantas pessoas, naquele mesmo instante, também estavam acordadas olhando para o teto, para uma janela ou para o vazio, tentando encontrar alguma resposta.
Talvez milhares.
Talvez milhões.
Pessoas procurando uma razão para continuar.
Algumas tentavam fugir da própria mente.
Outras encontravam nela o único lugar onde realmente conseguiam existir.
Eu encontrei a escrita.
Cada pensamento era uma pequena chama tentando iluminar a escuridão. Cada sentimento era uma tentativa de transformar confusão em poesia. Cada palavra escrita era uma maneira de organizar o caos que existia dentro de mim.
Havia momentos em que minha própria lucidez parecia uma contradição.
Eu me sentia perdido justamente porque enxergava demais.
Talvez essa seja a bênção e a condenação daqueles que carregam uma alma de poeta.
Ver beleza onde ninguém procura.
Perceber tristeza escondida atrás de um sorriso.
Encontrar significado em uma simples janela acesa no meio da madrugada.
Às vezes eu tinha medo de que tantos pensamentos me levassem longe demais. Mas, no fundo, sabia que era justamente essa inquietação que me mantinha vivo.
Uma mente inquieta é como uma fogueira.
Pode aquecer.
Pode iluminar.
Mas também pode consumir tudo ao redor se não soubermos cuidar das próprias chamas.
Com o tempo, compreendi que a loucura nunca esteve em pensar diferente.
A verdadeira loucura era atravessar a vida sem sentir nada.
Por isso continuei escrevendo.
Continuei observando.
Continuei caminhando.
Foi assim que encontrei pessoas que haviam transformado a estrada em lar.
Gente que carregava poucas coisas nas costas, mas histórias suficientes para preencher bibliotecas inteiras. Alguns viajavam em carros antigos que pareciam carregar mais memórias do que quilômetros. Outros seguiam sobre duas rodas, enfrentando o vento e a distância. Alguns tinham apenas seus próprios pés e uma vontade impossível de permanecer parados.
Cada um buscava liberdade de uma maneira diferente.
A estrada reunia todos os tipos de sonhadores.
Músicos.
Artistas.
Andarilhos.
Filósofos sem diploma.
Pessoas que simplesmente decidiram abandonar uma vida previsível para descobrir o que existia além das fronteiras que haviam criado para si mesmas.
Aprendi que existem pessoas que pertencem a lugares.
E existem pessoas que pertencem ao caminho.
Eu era uma delas.
Enquanto muitos estavam preocupados em chegar, eu descobria que minha verdadeira história sempre esteve no movimento.
Cada quilômetro percorrido levava embora uma antiga versão de mim.
Cada novo horizonte apresentava alguém que eu ainda não conhecia dentro de mim mesmo.
Foi então que percebi:
A estrada não era uma fuga.
Era uma forma de voltar para casa.
Mesmo que essa casa estivesse escondida em algum lugar dentro da minha própria alma.
A estrada nunca teve endereço fixo.
Para quem vive viajando, os lugares deixam de ser apenas pontos desenhados em mapas e começam a se transformar em partes da própria existência.
Um posto de combustível pode virar uma sala de encontros.
Uma rodoviária pode se tornar um lugar onde destinos se cruzam.
Uma parada qualquer pode guardar uma memória capaz de permanecer por uma vida inteira.
O Brasil inteiro cabia dentro da minha mochila.
Eu não enxergava estados como fronteiras.
Enxergava como cômodos de uma grande casa.
Havia lugares que pareciam cozinhas cheias de histórias, onde desconhecidos dividiam comida e lembranças. Outros pareciam grandes salas abertas, onde qualquer pessoa podia chegar e ser recebida. Existiam também jardins imensos onde a natureza falava mais alto do que qualquer voz humana.
Cada região possuía sua própria alma.
O calor do litoral.
O silêncio das montanhas.
A força das florestas.
O caos das grandes cidades.
Tudo fazia parte de um mesmo lar sem paredes.
Eu pertencia a todos os lugares.
E, ao mesmo tempo, não pertencia completamente a nenhum.
Meu teto era o céu.
Minhas paredes eram as paisagens mudando diante dos meus olhos.
Minha rotina era feita de caminhos improvisados, conversas com desconhecidos que se tornavam amigos e amanheceres que jamais voltavam iguais.
Passei por praias onde o tempo parecia esquecer de correr.
Por vilarejos escondidos entre montanhas.
Por comunidades onde a simplicidade possuía mais valor que qualquer riqueza.
Por cidades enormes onde milhões de pessoas caminhavam carregando sonhos que talvez nunca revelassem a ninguém.
Em cada canto encontrei uma nova versão do Brasil.
Encontrei músicas nas ruas.
Fogueiras reunindo estranhos.
Conversas iniciadas por acaso que terminavam como lembranças eternas.
Conheci artistas, trabalhadores, viajantes e sonhadores que possuíam pouco dinheiro, mas uma quantidade infinita de histórias.
A estrada tinha seus próprios habitantes.
Pessoas que não mediam a vida pelo tamanho da casa ou pela quantidade de coisas acumuladas.
Pessoas que entendiam que uma noite estrelada, uma amizade inesperada ou uma paisagem silenciosa poderiam valer mais do que qualquer luxo.
Muitas madrugadas voltei para a janela.
Observava as luzes distantes da cidade enquanto minha mente continuava viajando pelos caminhos já percorridos.
Pensava nas pessoas que encontrei.
Nas despedidas.
Nos lugares que ficaram para trás.
Nos lugares que ainda esperavam por mim.
A noite era quando o poeta dentro de mim acordava.
Era quando as palavras surgiam tentando explicar a sensação de ser livre.
De carregar não apenas uma história, mas milhares delas.
Cada estrada deixava uma marca.
Cada encontro transformava alguma coisa.
Cada despedida levava uma pequena parte de mim.
E cada novo destino construía outra.
Foi assim que descobri que viajar nunca foi apenas conhecer lugares.
Era conhecer versões de mim mesmo que permaneciam escondidas esperando o momento certo para nascer.
No fim, compreendi que minha verdadeira casa nunca esteve em uma cidade específica.
Minha casa era o caminho.
E enquanto existisse uma estrada diante dos meus olhos, sempre haveria algum lugar para onde seguir.
Sentado sobre um velho tecido estendido no chão, observo o mundo passar diante dos meus olhos.
Pessoas caminham em direção aos seus próprios templos.
Alguns feitos de pedra.
Outros construídos com fé.
Outros erguidos apenas sobre sonhos.
Cada passo carrega uma história que começou muito antes daquele instante.
Vejo rostos diferentes.
Idades diferentes.
Destinos diferentes.
Mas todos fazem parte da mesma grande caminhada.
A humanidade é um rio interminável.
Uma geração nasce.
Outra desaparece.
E o fluxo continua seguindo, indiferente ao tempo.
Somos passageiros em uma estrada antiga, uma estrada percorrida por milhões antes de nós e que continuará existindo muito depois da nossa partida.
Quando penso nisso, sinto a presença dos séculos.
Imagino povos antigos olhando para o mesmo céu que hoje observamos, tentando compreender os mistérios acima de suas cabeças.
Civilizações nasceram.
Construíram cidades.
Criaram histórias.
Desapareceram.
Algumas deixaram monumentos.
Outras deixaram apenas fragmentos espalhados pela memória da Terra.
O vento que atravessa as montanhas talvez carregue partículas de mundos esquecidos.
As cinzas de antigas erupções repousam sobre o solo como páginas queimadas de um livro gigantesco.
Cada pedra guarda uma lembrança.
Cada paisagem revela que o planeta já viveu incontáveis transformações antes mesmo de aprendermos nosso próprio nome.
A Terra nunca esteve parada.
Enquanto criamos nossas pequenas certezas, ela continua sua dança silenciosa pelo universo.
Gira.
Muda.
Renova-se.
E nós seguimos tentando compreender um pequeno pedaço dessa imensidão.
Somos pequenos diante do infinito.
Mas existe algo profundamente grandioso em saber que, por alguns breves instantes, podemos olhar para o céu, sentir o vento tocar nosso rosto e perceber que fazemos parte dessa mesma história que começou muito antes de nós.
No fim, todos somos passageiros.
Passamos um a um.
Mas juntos formamos a memória viva de um mundo que continua girando.
E talvez essa seja a maior viagem de todas:
descobrir que, enquanto caminhamos pelo universo, o próprio universo também caminha dentro de nós.
Thoughts
-
Permalinktipo, viajar pra descobrir versões de si mesmo que tava escondida, isso bate demais.
-
Permalinkgerações passando, rio interminável... profundo pra fila de carro 🌊
-
Permalinké bom quando texto longo consegue ser longo de verdade, e não só longo. isso aqui não cansa, sabe, fluí.
-
Permalinkquando você viajava vendo o Brasil inteiro como cômodos de uma casa, isso mudou como você se vê agora que para de viajar?
-
Permalinkessa parte de "pessoas que pertencem ao caminho" é muito verdade. tem gente que não cabe em casa fixa de jeito nenhum.
-
Permalinkeu lendo isso entre cliente no salão, tipo encaixa muito bem com "meu teto era o céu" enquanto alguém tá gritando pra acelerar a secadora 😅
-
Permalinknoites sem sono eu conheço. menos essa reflexão toda, mais aquele branco mesmo, de não conseguir desligar. reconheço o sentimento.
-
Permalinkessa coisa de a mente ser uma estrada sem placas, todo caminho possível... você tinha medo disso ou era tipo liberdade mesmo?
Related posts
-
Onde está o amor?
A cidade nua e crua, gélido sepulcro de vidas. Vendidas para a tecnologia. Passos robóticos, olhos coloridos, sem brilho próprio. Sorriem e anseiam pela curtida. Vitrine de boas emoções. Desfile de…
-
Precisando partir.
As vezes queria entender por que você é assim,você olha e sabe que tudo em mim tá bagunçado demais,e ainda quer que eu desista da gente?
-
Quem poderia ser? Capítulo 2
Mas era casada com ele, e tinha minhas necessidades. Não poderia me entregar para outro homem. Falei mais algumas palavras com Léo, desliguei o telefone, me despedi dos meus funcionários e segui…
-
Ela vai estar aqui
Eu queria que esse dia nunca tivesse acabado. Por um momento, estive no paraíso, na terra em seus braços. Não somos e não temos nada de especial; viverei mais um dia nesta vida banal. E, mesmo dizendo 'até logo', no fundo, senti que era o final e nunca mais nos veríamos.
-
— Mãe... por que eu nunca sonho?
A menina nunca entendeu aquela resposta.
-
CALOR DE SENTIR
O amor não é poesia pura,
-
A Terra que é de Todos
A Terra que é de Todos é um conto de ficção inspirado em fatos históricos. A história representa minha interpretação sobre o conflito entre israelenses e palestinos, sem a intenção de retratar toda a sua complexidade. Os personagens e acontecimentos são fictícios. O objetivo é incentivar a reflexão sobre empatia, diálogo e paz. Não representa a posição oficial de nenhuma instituição ou governo.
-
Capítulo 2
As tardes que pareciam eternas
No começo, ninguém chamava aquilo de namoro.