Isso vai dar guerra.
Um golpe na Liberdade
Pensamento
Isso vai dar guerra.
Conteúdo da publicação
Cena de Abertura: A Noite da Ruptura (Novembro de 1887)
O Palácio do Catete estava sob uma penumbra tensa. O som das patolas dos cavalos da Cavalaria ecoava pelas ruas de paralelepípedo do Rio de Janeiro. Nas mãos de Pedro Bonifácio, um maço de documentos confidenciais revelava o plano iminente da Princesa Isabel para assinar a libertação irrestrita.
— Se aquela mulher assinar a lei, o Império cai e nós perdemos tudo — disse Pedro Bonifácio, encarando o Marechal Deodoro da Fonseca na penumbra do gabinete. — Antecipamos a República para hoje. A espada é sua, Marechal; o governo, nosso.
Enquanto as tropas marchavam para cercar a Quinta da Boa Vista e deportar a família imperial antes do amanhecer, nas sombras da Lapa, Manoel olhava pela janela do seu jornal clandestino. As prensas ainda cheiravam a tinta fresca com o manifesto abolicionista que nunca chegaria às bancas. Ao mesmo tempo, no Palácio Imperial, Vitória queimava rapidamente as cartas da Princesa Isabel antes que os soldados arrombassem as portas.
A República nascia não com o clamar da liberdade, mas com o eco das correntes que continuavam a se fechar.
Capítulo 1: A Conspiração e a Noite das Correntes (Novembro de 1887)
Os Arquitetos da Ruptura
No gabinete privado de uma mansão em Botafogo, o vapor do café forte misturava-se à fumaça pesada dos charutos. Pedro Bonifácio batia o dedo sobre a mesa de jacarandá, onde repousava uma cópia vazada do projeto de lei que a Princesa Isabel pretendia apresentar ao Senado.
— A regente enlouqueceu, Marechal — disse Pedro Bonifácio, fixando o olhar em Deodoro da Fonseca. — Se ela assinar esta lei, a lavoura de café desmorona, a economia do país rui em quarenta e oito horas e a Coroa entregará o Brasil ao caos. Não podemos esperar por 1888. O golpe precisa acontecer esta noite.
Deodoro, debilitado pela dispneia mas impulsionado pelo orgulho e pela pressão dos grandes fazendeiros da Província do Rio e de São Paulo, ajeitou a farda.
— O Exército não servirá de capitão do mato da Monarquia, Bonifácio. Mas se é para salvar a Ordem e a Pátria da ruína, as tropas marcharão ao meu comando. A República será proclamada antes do alvorecer.
O pacto estava selado: a espada de Deodoro garantiria a força militar, enquanto a astúcia política de Pedro Bonifácio assumiria as rédeas do novo Governo Provisório, assegurando que a estrutura escravagista permanecesse intocada sob a nova bandeira republicana.
O Cerco na Quinta da Boa Vista
Enquanto os cascos dos cavalos da Cavalaria ecoavam pelas ruas de paralelepípedo em direção a São Cristóvão, Vitória apressava-se pelos corredores silenciosos do Palácio Imperial. Dama de confiança da Regente, ela trazia o rosto pálido, mas as mãos firmes.
— Vossa Alteza, precisa assinar os papéis de salvaguarda e sair imediatamente — murmurou Vitória, enquanto ajudava a Princesa Isabel a reunir os documentos mais críticos. — As tropas do Marechal cercaram os portões. Não há tempo para a Guarda Imperial reagir.
— Eles estão traindo o Brasil, Vitória — respondeu Isabel, a voz trêmula de indignação enquanto olhava pela janela as tochas dos soldados. — Não é pela República; é para impedir a libertação do nosso povo.
Antes que o sol nascesse, a família imperial foi escoltada sob custódia armada até o porto. Dom Pedro II, pego de surpresa na Europa, recebia dias depois desta noite a mensagem de que estava banido e proibido de retornar. Isabel naquela triste noite foi embarcada às pressas em uma fragata com destino ao exílio, deixando para trás um país à beira do abismo. Mas Vitória não embarcou. Com papéis falsos e a promessa de servir como os olhos e ouvidos da Princesa no Brasil, ela dissolveu-se nas sombras da noite carioca.
A Prensa Calada e a Espada Levantada
Nas vielas da Lapa, a oficina do jornal A Redenção trabalhava a todo vapor. Manoel ajustava os tipos de chumbo da prensa manual. A edição da manhã traria em letras garrafais a vitória iminente da causa abolicionista.
A porta da oficina foi derrubada com um estrondo.
O Capitão Gabriel entrou empunhando o sabre, seguido por seis soldados do Exército. O jovem oficial trazia no olhar a tensão de quem cumpria ordens que começavam a pesar no peito.
— Em nome do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, este jornal está fechado e todo o material apreendido — declarou Gabriel, tentando manter a voz firme.
Manoel deu um passo à frente, encarando o capitão sem recuar.
— Governo Provisório? Vocês deram um golpe para manter homens e mulheres em correntes, Capitão! Isso não é uma República, é um mercado de escravos com uma nova bandeira!
Gabriel hesitou por uma fração de segundo ao olhar para as pilhas de jornais e para a determinação nos olhos de Manoel. A ordem de Pedro Bonifácio fora clara: decretar estado de sítio, censurar a imprensa e prender qualquer liderança abolicionista.
— Cumpram as ordens. Queimem as prensas — ordenou Gabriel, virando o rosto para não encarar a destruição.
Manoel aproveitou a confusão da invasão, saltou pela janela dos fundos e desapareceu no beco escuro. Naquela noite, ele compreendeu que a batalha com a caneta havia terminado. A partir daquele momento, a resistência seria clandestina, armada e implacável.
Thoughts
-
PermalinkA resistência virando armada e clandestina no fim é onde eu quero ver o capítulo 2. Já sei quem da minha roda eu vou puxar pra ler isso.
-
PermalinkVitória a queimar as cartas antes de as portas cederem ficou-me mais do que o golpe inteiro. Há uma calma naquele gesto que me impressionou mais do que os cavalos, porque ela já sabe que vai ficar.
-
PermalinkGabriel virando o rosto pra não ver as prensas queimando foi a pessoa em que eu fiquei. Ele cumpre a ordem e ainda quer sair limpo, e isso eu já vi em gente de carne e osso, chefe que manda demitir e sai da sala antes de o pessoal chorar. Meu palpite: ele vira o primeiro que Manoel procura quando a resistência precisar de alguém lá dentro.
-
PermalinkA fragata a sair do porto com escolta armada e a Guarda Imperial sem disparar um tiro foi o sítio onde parei. A Marinha alinhou toda com Deodoro nessa tua versão?
-
PermalinkIsso vai dar guerra.
-
PermalinkDeodoro com dispneia comandando golpe de madrugada é muito 1889 mesmo kkk. Só que dois anos antes e ainda pior.
-
PermalinkBonifácio, Deodoro, Isabel, Vitória, Manoel, Gabriel, todo mundo falando de correntes. Quem está dentro delas ainda não apareceu com nome nesse capítulo. Fico esperando o segundo.
-
PermalinkManoel saltando pela janela dos fundos enquanto as prensas queimam me fez pensar em como todo golpe começa fechando um jornal antes de fechar qualquer outra coisa. Aposto que a Vitória com papéis falsos e o Manoel na clandestinidade acabam se cruzando na Lapa, e é aí que a história pega fogo de verdade. Valeu por trazer isso pra cá!
-
PermalinkVitória ficando com papéis falsos é a única dessa história toda em quem eu confiaria. O marechal faz o golpe e quem segura o rojão é a dama da princesa.
Related posts
-
O poço das almas.
Capítulo 1: O Abismo de Kola
-
Um golpe na Liberdade novo capítulo
Capítulo 2: A Chama da Guerra Civil (1888–1901)
-
Um golpe na Liberdade capítulo final
Capítulo 3: A Batalha Final e a Redenção da Nação (1901)
-
A Procissão dos Mortos
O pó da terra batida da Fazenda Nossa Senhora das Dores não via chuva há meses, mas o ar ali dentro era sempre pesado, sufocado pelo medo. No centro daquela imensidão de terras reinava o Coronel…
-
Um Golpe na Liberdade música
A Canção da Redenção (O Império do Povo)
-
O poço das almas, a criatura i7
O Despertar da Caçada
-
O Pacto da Noite Eterna: De 1892 a 1992
O Pacto da Noite Eterna: De 1892 a 1992
-
Heróis da infância
Na infância foram muitos os heróis.
Cena de Abertura: A Noite da Ruptura (Novembro de 1887)
Em grupos
- Versos e contos
- Capítulo por capítulo
- Leio o seu, você lê o meu
- Escrever melhor
- Versos Rasgados
- Em português
- O tema de hoje
- Tipo Isso!
- Do Brasil
- loucuras de amor
- Sophia - "uma vida não examinada não merece ser vivida"
- Ficção e Histórias
- Do Pará
- Meus contos
- José Augusto
- Nossas vidas
- Sejam sinceros comigo
- E agora, o que eu faço com isso?
- Eduardo13🇧🇷
- Filosofia Nova Era