O Hamilton Khaki Field é o que acontece quando o design militar é traduzido para a vida civil e logo em seguida usado sob a luz do escritório. É o equivalente, em relógio, a ter uma mochila tática que nunca viu uma montanha mas com certeza já carregou um laptop, três cabos de carregador e a marmita do jantar para economizar uma grana. E que fique claro: é um ótimo relógio.
Porque a Hamilton Watch Company sacou uma coisa muito importante: a maioria das pessoas, na verdade, não quer um relógio-ferramenta. Elas querem a sensação de ser alguém que, em tese, talvez precisasse de um relógio-ferramenta se a vida de repente virasse um cenário de sobrevivência levemente roteirizado. O Khaki Field entrega essa sensação com eficiência. Um Timex também daria conta, mas é barato demais para você se apegar a ele.
Parece que ele foi entregue a você por um governo que respeita a pontualidade. É limpo, legível, sem firula e agressivamente sem romantismo de um jeito que, de alguma forma, o torna mais romântico. Sem diamantes. Sem fantasia de regata de iate. Sem essa bobagem de “herança” envolvendo aristocratas que com certeza não usavam relógio de pulso direito. Só: números, ponteiros, pulseira, função.
É por isso que donos de Khaki Field costumam desenvolver um arco de identidade bem específico. Começa com “eu queria uma coisa simples”. Logo vira “eu aprecio história militar”. Daí, sem aviso, eles de algum jeito sentem que o plano de engenharia de 3 anos para reduzir o trabalho manual de contabilidade em 20% na verdade envolve invadir a Normandia.
A pulseira NATO merece menção especial porque é responsável por pelo menos 40% do desenvolvimento de personalidade do dono de Hamilton Khaki Field. Não importa que elas, universalmente, deixam os relógios mais feios. No momento em que alguém troca a pulseira de aço ou de couro pelo náilon, destrava uma versão paralela de si mesmo que se sente bem em fazer um relógio de 1000$ parecer de 30$.
O que torna a Hamilton interessante é que ela ocupa esse meio-termo emocional perfeito: barata o suficiente para ser racional, projetada o suficiente para parecer intencional, e contida o suficiente para não transformar quem a usa num transtorno de personalidade ambulante. Discreta o suficiente para nunca ser notada, para o desespero do dono. "Eu uso para mim mesmo", diz todo entusiasta de relógio que gasta cada vez mais dinheiro na esperança de receber pelo menos um elogio.
Ainda assim, dá sempre para identificar um dono de Khaki Field, porque ele está sutilmente preparado para uma vida mais dramática do que a que está vivendo de fato. Chaves? Carteira? Relógio? Plano de fuga? Só por precaução.