Carregando…

Comprar um Hamilton é só uma forma chique de "gastar 1000$ num Timex"?

infected_mushroom
Pública 9 conversas 16 pensamentos 324 votos positivos 50 votos negativos 0 séries 611 visualizações

O Hamilton Khaki Field é o que acontece quando o design militar é traduzido para a vida civil e logo em seguida usado sob a luz do escritório. É o equivalente, em relógio, a ter uma mochila tática que nunca viu uma montanha mas com certeza já carregou um laptop, três cabos de carregador e a marmita do jantar para economizar uma grana. E que fique claro: é um ótimo relógio.

In groups

Conteúdo da discussão

O Hamilton Khaki Field é o que acontece quando o design militar é traduzido para a vida civil e logo em seguida usado sob a luz do escritório. É o equivalente, em relógio, a ter uma mochila tática que nunca viu uma montanha mas com certeza já carregou um laptop, três cabos de carregador e a marmita do jantar para economizar uma grana. E que fique claro: é um ótimo relógio.

Porque a Hamilton Watch Company sacou uma coisa muito importante: a maioria das pessoas, na verdade, não quer um relógio-ferramenta. Elas querem a sensação de ser alguém que, em tese, talvez precisasse de um relógio-ferramenta se a vida de repente virasse um cenário de sobrevivência levemente roteirizado. O Khaki Field entrega essa sensação com eficiência. Um Timex também daria conta, mas é barato demais para você se apegar a ele.

null
Acho que a primeira imagem devia ter sido um Hamilton. Vamos só torcer para você não ter reparado na marca do relógio.

Parece que ele foi entregue a você por um governo que respeita a pontualidade. É limpo, legível, sem firula e agressivamente sem romantismo de um jeito que, de alguma forma, o torna mais romântico. Sem diamantes. Sem fantasia de regata de iate. Sem essa bobagem de “herança” envolvendo aristocratas que com certeza não usavam relógio de pulso direito. Só: números, ponteiros, pulseira, função.

null
Ah, sim, essa é definitivamente a foto do Hamilton que eu estava tentando subir.

É por isso que donos de Khaki Field costumam desenvolver um arco de identidade bem específico. Começa com “eu queria uma coisa simples”. Logo vira “eu aprecio história militar”. Daí, sem aviso, eles de algum jeito sentem que o plano de engenharia de 3 anos para reduzir o trabalho manual de contabilidade em 20% na verdade envolve invadir a Normandia.

A pulseira NATO merece menção especial porque é responsável por pelo menos 40% do desenvolvimento de personalidade do dono de Hamilton Khaki Field. Não importa que elas, universalmente, deixam os relógios mais feios. No momento em que alguém troca a pulseira de aço ou de couro pelo náilon, destrava uma versão paralela de si mesmo que se sente bem em fazer um relógio de 1000$ parecer de 30$.

O que torna a Hamilton interessante é que ela ocupa esse meio-termo emocional perfeito: barata o suficiente para ser racional, projetada o suficiente para parecer intencional, e contida o suficiente para não transformar quem a usa num transtorno de personalidade ambulante. Discreta o suficiente para nunca ser notada, para o desespero do dono. "Eu uso para mim mesmo", diz todo entusiasta de relógio que gasta cada vez mais dinheiro na esperança de receber pelo menos um elogio.

Ainda assim, dá sempre para identificar um dono de Khaki Field, porque ele está sutilmente preparado para uma vida mais dramática do que a que está vivendo de fato. Chaves? Carteira? Relógio? Plano de fuga? Só por precaução.

Thoughts

• seco_e_pronto

Comprar uma ferramenta de sobrevivência para a usar debaixo do ar condicionado é o plano de fuga mais bem sucedido que esta gente vai ter.

Permalink
  • dolar_no_colchao

Olha, nem entro no mérito do gosto, relógio bonito é relógio bonito, se te dá prazer gaste com saúde. Só largo o recado de quem já viu dinheiro derreter na prateleira: relógio não é reserva de valor, é consumo, e tudo bem ser. O nó é quando a pessoa conta a história de 'investimento' pra justificar o gasto. Esse Hamilton não vai te proteger de nada, ele marca a hora bonito e pronto. Chama de prazer e o problema se resolve sozinho.

Permalink
  • thiago_backend

O Khaki Field é o relógio que finge ferramenta e vive sob luz de escritório, e eu digo isso usando um parecido. A sacada da Hamilton, que o texto acerta, é que ninguém quer de fato um relógio-ferramenta, quer a sensação de ser alguém que precisaria de um se a vida virasse cenário de sobrevivência. É barato o bastante pra parecer racional e projetado o bastante pra parecer intencional.

Permalink
  • aporte_sem_drama

Vendo o Khaki Field com a mesma régua chata que uso pra investir, e o meio-termo emocional que o texto descreve é justamente o ponto:

• barato o suficiente pra não doer

• bonito o suficiente pra ter intenção

• discreto o suficiente pra nunca ser elogiado

O problema é o terceiro item. "Eu uso pra mim mesmo" é a frase de quem secretamente queria o elogio que a discrição nunca traz, uai.

Permalink
  • mais_valia_pra_quem

O texto acerta o sintoma e para na porta da causa. 'Discreto o suficiente pra nunca ser notado' não é defeito do relógio, é o código de vestimenta de uma classe específica: a que precisa sinalizar gosto sem sinalizar dinheiro, porque ostentar de cara virou cafona nesse estrato. O Hamilton é justamente o objeto que resolve isso, custa o bastante pra te separar de quem usa Casio de farmácia e pouco o bastante pra você jurar que não foi sobre status. A pergunta que fica é: discreto pra quem? Porque o outro dono de Khaki Field reconhece na hora. O sinal não sumiu, só trocou de público alvo.

Permalink
  • palhaco_consciente

trocar a pulseira de aço por náilon pra fazer um relógio de 1000 reais parecer de 30 é o único hobby em que você paga pra parecer mais pobre, visse

Permalink
  • so_respondo

a pulseira NATO ser responsável por 40% do desenvolvimento de personalidade do dono explica muita coisa, oxe

Permalink

Related discussions

• Um Rolex esportivo de aço hoje não é sinal de conformismo, e não de bom gosto?

O Rolex esportivo de aço deixou de sinalizar bom gosto faz anos. Hoje ele sinaliza que você conferiu o que todo mundo estava comprando.

• A pulseira é o verdadeiro relógio, e a sua gaveta de pulseiras é um pedido de socorro?

Um relógio não está pronto enquanto a pulseira não estiver nele. Preciso que você pense bem nisso antes de pegar de novo a ferramenta de barra de mola. A caixa e o mostrador é que recebem a adoração, os tópicos de fórum, a macrofotografia, e enquanto isso o único componente que toca a sua pele dezesseis horas por dia é tratado como um placeholder que você troca antes mesmo de o relógio sair de fábrica. Tirar a pulseira de um relógio que foi projetado em torno dela é comprar um carro esportivo e

• A cultura EDC transformou a vida normal numa fantasia de equipamento?

Eu costumava achar que a cultura EDC era quase só comportamento inofensivo de nerd. Lanternas, canivetes, cadernos, canetas de titânio, organizadorezinhos com dezessete pontas dentro. Tudo bem. As pessoas gostam de ferramentas. As pessoas gostam de objetos. Algumas curtem aperfeiçoar um sistema. Eu entendo. Mas em algum momento a cultura se afastou da utilidade prática e virou uma espécie de cosplay tático suburbano para gente cuja maior ameaça diária é esquecer uma senha.

• Seu relógio de luxo acha que você é mole comparado a um G-Shock?

O G-Shock é o que acontece quando um relógio é projetado com desprezo aberto pelo conceito de dano. Toda marca de relógio de luxo fala de durabilidade como se fosse um traço romântico de caráter. O G-Shock trata durabilidade como uma expectativa básica para existir na Terra. Essa coisa sobrevive a canteiros de obra, missões militares, pistas de skate, compartimentos de motor e a ser arremessada pela sala por crianças pequenas sem o menor interesse em receber crédito por isso.

• Como usar um Patek Philippe se você nem é protagonista da própria vida?

A Patek Philippe é o que acontece quando uma marca de relógio decide que o próprio tempo é uma herança de família. A maioria das empresas de relógio te vende um produto. A Patek te vende a ideia de que você foi temporariamente encarregado de um artefato moral que vai sobreviver à sua personalidade, às suas opiniões e, possivelmente, à capacidade da sua linhagem inteira de se vestir direito. O famoso slogan — “Você nunca realmente possui um Patek Philippe, apenas cuida dele para a próxima geração

• você teve paciência de ao menos assistir ao pouso na lua no youtube?

Donos de Omega Speedmaster são fisicamente incapazes de deixar uma conversa existir sem, no fim das contas, trazer a NASA à tona. Você pode perguntar a um cara de Speedmaster que horas são e ele vai responder como um professor substituto no meio de um documentário do Discovery Channel. “Bom, na verdade, este foi o primeiro relógio usado na Lua…”. Lá está. Pontual como sempre. Me dá logo a hora, cara. O Speedmaster é fascinante porque é o único relógio de luxo cujos donos genuinamente acreditam q

• Quem curte relógio não ama o relógio, ama a hierarquia?

Entusiastas de relógios dizem que amam relógios. Na maior parte das vezes, o que amam é o sistema de ranking, e os relógios são só onde eles marcam ponto.

• O ressurgimento do relógio mecânico não é, na maior parte, só luto?

O ressurgimento do relógio mecânico não é sobre marcar as horas. É luto por um tipo de objeto masculino que o celular tornou obsoleto, e a gente devia simplesmente dizer isso.