ao ler sua análise, fico pensando: Harrison faz as cicatrizes virarem força. você acha que a relação entre Michael e Cully é o coração disso?
RESENHA CRÍTICA: O Falcão da Neve
Mais do que narrar a busca de um homem por um recomeço, O Falcão da Neve mostra como a natureza pode transformar, curar e revelar quem realmente somos.
In groups
Pensamento
ao ler sua análise, fico pensando: Harrison faz as cicatrizes virarem força. você acha que a relação entre Michael e Cully é o coração disso?
Conteúdo da publicação
"Ah, se os desejos tivessem asas..."
— Stuart Harrison, O Falcão da Neve
Logo nas primeiras páginas, somos transportados para um encontro entre caçador e presa. O autor descreve a cena com riqueza de detalhes, conduzindo o leitor por uma paisagem marcada por montanhas cobertas de neve, um falcão, um homem e um rifle.
O Falcão da Neve é um romance do escritor inglês Stuart Harrison, publicado originalmente em 1999 com o título The Snow Falcon. No Brasil, foi publicado em 2000 pela Reader's Digest Brasil Ltda., em uma versão adaptada para a coleção Seleções de Livros, que reúne quatro romances condensados em um único volume de capa dura.
A narrativa acompanha Michael Somers, que acaba de deixar um hospital psiquiátrico, onde permaneceu internado por três anos após sofrer um colapso mental que o levou a ameaçar a esposa, a filha e uma terceira pessoa. Paralelamente, o leitor conhece um falcão gravemente ferido por um caçador.
Ao retornar para sua antiga cidade, Little River Bend, no Canadá, Michael tenta reconstruir a própria vida enquanto busca compreender acontecimentos que ficaram no passado, embora saiba que aquele lugar desperta apenas lembranças dolorosas. É em meio a essa imersão de sentimentos e conflitos que encontra o animal ferido e assustado e decide cuidar dele. Depois de levá-lo a um veterinário, assume a responsabilidade por sua recuperação.
Enquanto enfrenta a difícil adaptação à cidade — onde muitos moradores o evitam por causa de seu passado —, Michael se aproxima de sua vizinha Susan e de seu filho Jamie, que perdeu a fala após um trágico acidente familiar. A aproximação acontece porque o garoto demonstra grande interesse por Cully, o falcão resgatado por Michael, que passa a treiná-lo para que possa retornar ao seu habitat natural. Em meio a esse processo de recomeço, o protagonista precisa confrontar os fantasmas que ainda o perseguem e enfrentar os olhares de desconfiança dos moradores de Little River Bend.
A escolha de um narrador em terceira pessoa permite acompanhar de perto os conflitos internos de Michael sem comprometer a objetividade da narrativa. Embora preserve certa distância, o narrador conduz o leitor por suas lembranças e emoções com sensibilidade, tornando sua reconstrução pessoal ainda mais envolvente.
Um dos maiores méritos da obra está na forma como Stuart Harrison retrata o estado psicológico de Michael. Mais do que acompanhar um homem em busca de recomeço, o leitor conhece três versões do protagonista: quem ele era antes do colapso, quem se tornou durante esse período de ruptura e quem tenta reestruturar-se depois dele. Ao mesmo tempo, sua relação com Cully influencia a maneira como passa a enxergar a si mesmo e o próprio futuro.
Não por acaso, o falcão ocupa o próprio título da obra, reforçando sua importância não apenas para a trama, mas também para a construção simbólica da narrativa. As cicatrizes de Cully refletem as de Michael: ambos carregam marcas profundas e precisam de tempo para se recuperar. À medida que o falcão recupera suas forças para retornar ao seu habitat natural, o protagonista também reencontra, pouco a pouco, a esperança de se reerguer.
Harrison retrata as lembranças de Michael com grande sensibilidade, conduzindo o leitor para dentro de sua mente e tornando palpáveis suas dúvidas, seus medos e seus conflitos internos. Cada ambiente parece refletir seu estado emocional, especialmente a velha casa, que, embora esteja vazia, continua repleta das marcas do passado. A paisagem coberta de neve e o rigor do inverno reforçam essa atmosfera melancólica e o sentimento de isolamento que acompanham sua jornada.
A escrita de Stuart Harrison é marcada por uma linguagem fluida, descritiva e sensível, que privilegia a construção psicológica dos personagens e da ambientação. O ritmo mais lento permite que o leitor acompanhe as transformações de Michael sem pressa, fazendo com que sua recuperação emocional pareça gradual e convincente.
Apesar da profundidade com que explora as relações de Michael, o autor deixa a desejar na construção de seu relacionamento com Susan. Embora ela exerça um papel importante em sua reconstrução pessoal, o desenvolvimento da relação entre os dois transmite a sensação de ter sido apressado, contrastando com o restante da narrativa, que se destaca pelo ritmo mais lento e pela riqueza de detalhes.
Ao longo da narrativa, Harrison convida o leitor a abrir as asas da imaginação e mergulhar no universo de Michael, sobrevoando suas lembranças, seus conflitos e o delicado processo de reconstrução de sua vida. Mais do que um romance, O Falcão da Neve é uma história sobre culpa, esperança e recomeços.
Enfim, mesmo com um romance que poderia ter recebido maior desenvolvimento, O Falcão da Neve permanece uma leitura sensível e envolvente. Harrison constrói um protagonista profundamente humano e demonstra como a culpa, a esperança e o tempo podem caminhar lado a lado. A obra se destaca pela delicadeza com que trata temas universais e deixa uma impressão duradoura no leitor. Não por acaso, foi o livro que despertou em mim o amor pela leitura e, até hoje, continua sendo meu favorito.
Referência
HARRISON, Stuart. O Falcão da Neve. Tradução de Mauro Pinheiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Reader's Digest Brasil Ltda., 2000.
Thoughts
-
PermalinkI've been seeing feedback you give to people @Csm_martins and is very good. I translated it with "google translate" since I don't speak portuguese, but overall you have very good literary understanding. I started following you, great job :)
-
PermalinkVerdade...foi observando a natureza que aprendi muita coisa
-
Permalinkao ler sua análise, fico pensando: Harrison faz as cicatrizes virarem força. você acha que a relação entre Michael e Cully é o coração disso?
Related discussions
-
Primeiro poema aqui
Não sei o que seria isso
-
Sonho Lindo
É sobre sonho. Não é sonho. É gostoso, mas também espinhoso. É sonho ou humano?
-
Continuação Da Minha História -Parte 2 da 05
Continuação do Capítulo - 05
-
Meu poema se chama: Distante
Sou concorrente, Sou da oposição, Sou recorrente , Enfrento minha razão. Raiva, dor e angústia, Nos meus dias gélidos Vou pra escuridão Calar-me não é opção. Ser espetacular Palavra que adotei, Tornou-se meu lar Por fim chorei. Existo plantada no chão Ou sempre vagando A procura de solução Estarei cantarolando.
-
Aguas correntes da vida
Nas Águas Correntes da Vida
- IMUNE AO RELÓGIO
-
Passagem para
Autoreflexão da passagem da vida: do se passar ao passa-tempo.
-
Um novo poema pra análise e contemplação
Novo poema muito pessoal que resolvi compartilhar.