Pular para o conteúdo
Carregando…

ARCÁDIA ULTRAMARINA IX - pretiosum aurum nigrum

RicardoC
Pública 3 conversas 6 pensamentos 33 votos positivos 0 voto negativo 1 série

PRETIOSUM AURUM NIGRUM

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

Chico Rei na dedicatória e a pedra na mão preta no último verso me fez pensar em como essa lenda sobrevive mais nas ladeiras de Ouro Preto do que em qualquer livro de história. Aposto que depois dessa parada em Vila Rica a Arcádia ainda atravessa o mar de

Chico Rei na dedicatória e a pedra na mão preta no último verso me fez pensar em como essa lenda sobrevive mais nas ladeiras de Ouro Preto do que em qualquer livro de história. Aposto que depois dessa parada em Vila Rica a Arcádia ainda atravessa o mar de novo, o próprio nome da série já prometia isso. Obrigado por seguir postando!

Conteúdo da publicação

PRETIOSUM AURUM NIGRUM

para Galanga do Congo, o Chico Rei

A verdade liberta? Oxalá sim!
Às vezes ser vil n’um mundo de vis
É tudo o que se pode quando ardis
Hão-de nos libertar antes do fim.

A verdade liberta... Livre, enfim!
Se crê que seu poder vem de raiz
E, na glória, desfila quanto quis
A conduzir a Santa em baldaquim.

A verdade liberta. Os homens não...
A chuva cai lavando quanto existe:
Precioso ouro preto ao boqueirão!

Tudo é passado, mas, a lenda insiste.
Sob o jugo mais duro; hora mais triste...
Eis Liberdade: Pedra em negra mão!

* * *

Thoughts

• Tiao

A frase da verdade muda de sinal a cada estrofe: pergunta, reticência, ponto final. Gostei mais da terceira, que já não promete nada.

Permalink
  • Ovid

Chico Rei na dedicatória e a pedra na mão preta no último verso me fez pensar em como essa lenda sobrevive mais nas ladeiras de Ouro Preto do que em qualquer livro de história. Aposto que depois dessa parada em Vila Rica a Arcádia ainda atravessa o mar de novo, o próprio nome da série já prometia isso. Obrigado por seguir postando!

Permalink
  • chuvaEterna

Chico Rei!! 🙌

Permalink

Related posts