Bem-vindo, Everton! O dia 20 de agosto de 2025 marcado como data de escolha, e depois repetido na noite da tempestade, foi o que me ficou na cabeça. Uma data assim vira quase um contrato entre duas pessoas, e me deu vontade de saber quantos casais por aí guardam a deles com esse peso. Vou adicionar o texto a um par de grupos de ficção :)
Os opostos e o peso do mundo
O som da rua, o movimento das pessoas e os acordes de um violão sempre fizeram parte do mundo de Júnior. Ele era o tipo de cara que encontrava energia no som alto, na conversa solta e na vivacidade…
In groups
Pensamento
Bem-vindo, Everton! O dia 20 de agosto de 2025 marcado como data de escolha, e depois repetido na noite da tempestade, foi o que me ficou na cabeça. Uma data assim vira quase um contrato entre duas pessoas, e me deu vontade de saber quantos casais por aí
Conteúdo da publicação
Capítulo 1: A Insistência de um Olhar
O som da rua, o movimento das pessoas e os acordes de um violão sempre fizeram parte do mundo de Júnior. Ele era o tipo de cara que encontrava energia no som alto, na conversa solta e na vivacidade de mussuípe. Para ele, a vida precisava ter ritmo. Mas, por um ano e meio, a única melodia que ele realmente queria compor era aquela que destrancaria o coração de Paula.
Paula era o extremo oposto. Enquanto Júnior transbordava, ela se recolhia. O silêncio do seu quarto, nas noites tranquilas da Pindoba era o seu escudo contra um mundo que lhe havia tirado muito cedo as suas âncoras. A perda do pai ainda era uma ferida aberta, agravada pela partida do padrasto e pela presença física, mas emocionalmente distante, de sua mãe. Paula havia aprendido a não esperar muito das pessoas. Se não houvesse expectativa, não haveria decepção. Ela se fechou em um castelo de gelo, e a placa na porta era clara: não se aproxime.
Mas Júnior não era de recuar diante de portas fechadas.
Ele a via de longe, admirando não apenas a beleza evidente, mas o mistério daquela garota que preferia o canto da sala ao centro das atenções. Foram dezoito meses de tentativas frustradas. Uma mensagem não respondida aqui, um sorriso desviado ali. Sempre que Júnior tentava se aproximar, Paula dava dois passos para trás. Ela não queria saber dele. Não queria saber de ninguém.
No fundo, Júnior entendia. Ele percebia que a frieza dela não era maldade, mas medo. Medo de ser vulnerável, medo de se apegar e, eventualmente, perder de novo. E foi exatamente isso que o fez ficar. Ele não queria apenas "ficar" com ela; ele queria ser o motivo pelo qual ela deixaria de ter medo. Ele queria tratá-la como a princesa que ela sempre mereceu ser, construindo um refúgio onde nenhuma dor do passado pudesse tocá-la.
O tempo passou, as estações mudaram, mas a constância de Júnior continuava lá, inabalável. Ele estava sempre por perto, oferecendo um ombro amigo, uma palavra de conforto ou apenas a garantia de que, diferente de tudo que ela já havia vivido, ele não iria a lugar nenhum.
A resistência de Paula começou a trincar lentamente, como gelo sob o sol da manhã. Aquele rapaz expansivo, que adorava sair e viver a vida intensamente, estava, paradoxalmente, oferecendo a ela a paz que ela tanto buscava.
Então, o calendário marcou o dia 20 de agosto de 2025.
Depois de um ano e meio de paciência e afeto distribuído em doses homeopáticas, Paula finalmente cedeu. O primeiro encontro não precisou de fogos de artifício. Foi simples, mas carregava o peso de uma vitória monumental. Quando os olhos dela finalmente encontraram os dele, sem a armadura defensiva de sempre, Júnior soube que cada segundo de espera havia valido a pena. Ali, conversando sem as barreiras do passado, Paula sorriu de um jeito que ele nunca tinha visto.
A conexão foi tão avassaladora e certa que não havia motivos para esperar mais. Três dias depois, no dia 23 de agosto, o que era apenas um sonho de Júnior tornou-se a realidade dos dois. Eles começaram a namorar.
Ele entrou na vida dela como um vendaval de boas energias, varrendo a solidão para debaixo do tapete e prometendo ser o chão firme que ela precisava para caminhar. E ela, com seu jeito recluso e cuidadoso, deu a ele o porto seguro que ele nem sabia que estava procurando.
O amor não correspondido havia se transformado na promessa de uma vida inteira. Mas eles ainda eram jovens, com mundos tão diferentes e desafios que apenas começavam a se desenhar no horizonte.
Capítulo 2: Os Opostos e o Peso do Mundo
O primeiro ano de namoro foi uma descoberta diária. O amor, quando deixa de ser apenas uma conquista e passa a ser rotina, exige mais do que paixão; exige paciência. E paciência era algo que Júnior e Paula precisavam aprender a cultivar.
A diferença entre os dois logo deixou de ser apenas um detalhe charmoso e passou a ser o palco de pequenos atritos. Júnior tinha uma alma inquieta. Havia dias em que ele só queria pegar sua guitarra, plugar o cabo P10 e deixar a música preencher o ambiente, ou descer até as margens do Rio São Francisco para pescar, respirar o ar livre e sentir o movimento da vida lá fora. Ele queria ver o mundo e queria que Paula o visse com ele.
Mas, para Paula, o mundo lá fora sempre foi um lugar hostil. O refúgio dela era o silêncio. As noites ideais não envolviam multidões, bares ou barulho, mas sim a segurança de estar em casa, longe de olhares e julgamentos. Quando Júnior sugeria uma saída, a ansiedade tomava conta dela. As discussões vinham em frases curtas, carregadas de frustração juvenil: "Você nunca quer sair das quatro paredes", dizia ele. "E você parece que não consegue ser feliz só comigo aqui dentro", retrucava ela, com os olhos marejados, temendo secretamente que a calmaria dela o entediasse até ele ir embora.
Para provar que o amor deles era maior que qualquer diferença de personalidade, Júnior tomou uma decisão ousada para dois jovens que ainda estavam descobrindo a vida adulta: eles precisavam de um espaço só deles. Um santuário que fosse a cara dos dois.
Foi assim que começou o projeto do quarto de 3x4 metros.
Não era apenas uma reforma; era a construção do futuro deles, tijolo por tijolo. Júnior planejou tudo: o teto, o piso novo, a parte elétrica e, o mais importante, a construção de uma parede para erguer um banheiro e transformar o espaço em uma suíte perfeita para a sua princesa. Cada centavo economizado ia para sacos de cimento, portas e janelas. O cansaço físico começou a cobrar o preço. Havia noites em que Júnior deitava no chão inacabado da obra, com as mãos ásperas de trabalho, imaginando se dariam conta de tamanha responsabilidade sendo tão jovens.
E foi no meio do pó da reforma e das contas apertadas que a primeira verdadeira tempestade desabou sobre eles.
O suspense não veio de um vilão de cinema, mas de algo muito mais real e assustador: o fantasma do passado de Paula. A pressão financeira da obra e o cansaço constante de Júnior despertaram nela a velha síndrome do abandono. A mãe continuava distante, o vazio deixado pelo pai e pelo padrasto gritava no silêncio da mente dela. Paula começou a se autossabotar. Em uma noite de tempestade forte que fez a fiação inacabada do quarto piscar e apagar, ela desmoronou.
No escuro, em meio aos materiais de construção, ela chorou, tentando afastá-lo. Disse a Júnior que ele era livre, que era jovem demais para carregar os traumas dela, que ele deveria estar lá fora, vivendo a vida de forma leve, em vez de se sujar de cimento tentando consertar algo que já estava quebrado por dentro. Era o medo falando, sussurrando que mais cedo ou mais tarde, todos vão embora.
Júnior não disse nada no primeiro momento. Ele caminhou no escuro, tropeçando nos pedaços de piso, até alcançá-la. Sentou-se ao lado dela, no chão frio que em breve seria o lar deles, e a abraçou com uma força que nenhuma palavra poderia traduzir.
— Eu não estou aqui para consertar você, Paula — Júnior sussurrou, a voz firme sobrepondo-se ao barulho da chuva lá fora. — Eu estou aqui para construir isso com você. Cada tijolo dessa parede é para garantir que nada lá fora possa te machucar de novo. Eu escolhi você no dia 20 de agosto, e escolho você hoje.
Naquela noite escura e chuvosa, em meio ao caos de uma obra inacabada, o amor deles deixou de ser um romance de jovens namorados e se tornou o alicerce indestrutível de dois sobreviventes. Eles não eram mais apenas opostos tentando se entender; eram parceiros de vida, prontos para enfrentar o mundo.
Capítulo 3: O Refúgio Concluído e a Nova Vida
Os anos que se seguiram àquela noite de tempestade não foram um conto de fadas instantâneo, mas foram a prova de que o amor verdadeiro é construído no dia a dia, com calo nas mãos e esperança no peito. Aos poucos, a juventude cheia de incertezas deu lugar à maturidade.
O quarto de 3x4 metros, que antes era apenas cimento, poeira e fiação exposta, transformou-se no coração da casa deles em Mussuípe. A suíte ficou exatamente como Júnior havia planejado, tornando-se o castelo particular de Paula. Ali, ela não era mais a garota assustada com o mundo, mas uma mulher forte, segura e profundamente amada, que havia encontrado o seu lugar de paz.
A casa deles ganhou vida e pequenos detalhes que refletiam a essência dos dois. Na sala, a "caixa bob" que Júnior havia projetado e montado peça por peça tocava uma música suave, preenchendo o ambiente com uma acústica perfeita. Até mesmo os pequenos passos de Paçoca e Caramelo, os porquinhos-da-índia que se tornaram as mascotes da casa, traziam um som de alegria cotidiana que antes não existia na vida de Paula. O vazio e o silêncio doloroso do passado dela haviam sido substituídos pelo calor de um lar de verdade.
Júnior ainda amava a rua, ainda sentia a emoção de fisgar um bom tucunaré nas águas do São Francisco nos fins de semana, mas, agora, a melhor parte de sair era saber que tinha para onde voltar. A bússola dele sempre apontava para ela.
O auge de toda essa jornada aconteceu em uma manhã de domingo.
Júnior estava sentado na beira da cama, com sua guitarra no colo. O cabo P10 estava conectado, mas o volume estava bem baixo, dedilhando uma melodia doce e tranquila. No centro da cama espaçosa da suíte, Paula sorria, com os olhos brilhando de uma emoção pura e indescritível. Nos braços dela, dormia tranquilamente o primeiro filho do casal.
Ver Paula segurando aquela nova vida, com um sorriso que iluminava todo o quarto, fez um filme passar pela cabeça de Júnior. Ele se lembrou daquele ano e meio de insistência. Lembrou das mensagens não respondidas, da armadura de gelo que ela usava para se proteger e do dia 20 de agosto de 2025, quando o destino finalmente cedeu ao esforço dele. Ele olhou para a parede do banheiro que ele mesmo ajudou a erguer, para o teto que protegeu os dois das tempestades e percebeu que havia cumprido a sua promessa.
Ele não apenas tratou Paula como uma princesa; ele construiu o reino perfeito para ela.
Paula levantou os olhos, encontrando o olhar emocionado do marido, e sussurrou para não acordar o bebê:
— Você me prometeu que nunca iria embora.
— E eu nunca vou — Júnior respondeu, colocando a guitarra de lado e se inclinando para beijar a testa dela e, em seguida, a mãozinha do filho. — Nós somos o porto seguro um do outro agora. Para sempre.
Ali, rodeados pelo amor que construíram do zero, Júnior e Paula sabiam que tinham vencido. O amor não correspondido do passado havia se transformado na mais bela história de superação, companheirismo e família. Eles tinham um ao outro, tinham o filho que sempre sonharam e tinham a certeza de que, independentemente do que o mundo lá fora reservasse, dentro daquelas quatro paredes, eles eram invencíveis.
FIM
Thoughts
-
PermalinkFicou-me a placa na porta do castelo de gelo. Decidir não esperar nada de ninguém para não se desiludir é uma coisa que se vê muito em quem anda só, e a Paula fez disso uma casa inteira.
-
PermalinkFiquei do lado da Paula na briga das quatro paredes, mas teria ido pescar no São Francisco uma vez, nem que fosse só pra ele parar de pedir. O quarto de 3x4 ficou na minha cabeça com telha quente e cheiro de cimento molhado, esse meio da obra em que não dá pra voltar e ainda não dá pra morar.
-
PermalinkQuarenta e um anos de casado e a frase de que o amor vira rotina e pede paciência é a mais certa do texto. A caixa de som montada peça por peça eu também tive, e ela durou mais que a televisão.
-
PermalinkTu contou tudo pelo lado do Júnior, e a mãe da Paula fica no fundo, presente e sem uma fala. Isso me prendeu mais que a tempestade. Aposto que ela foi ver o neto e não disse nada, visse.
-
PermalinkA fiação inacabada a piscar na noite da tempestade ficou-me. Numa obra a luz é sempre a última a ficar pronta, e é aí que tudo cede.
-
PermalinkBem-vindo, Everton! O dia 20 de agosto de 2025 marcado como data de escolha, e depois repetido na noite da tempestade, foi o que me ficou na cabeça. Uma data assim vira quase um contrato entre duas pessoas, e me deu vontade de saber quantos casais por aí guardam a deles com esse peso. Vou adicionar o texto a um par de grupos de ficção :)
-
PermalinkÉgua, maninho, a cena do Júnior deitado no chão da obra, mão áspera, pensando se ia dar conta, essa eu li duas vezes. Tem um motoboy que para na minha frente toda manhã levantando um puxadinho pra casar, e vou mostrar esse texto pra ele. Onde dá pra ler mais sobre o Júnior e a Paula?
Related posts
-
Se possível
A gente tenta de tudo para dar sentido à vida,
-
Cem porcento.
A ilusão que me prendeu
-
O gato dorminhoco
Está história conta sobre um gato dorminhoco, que dormiu de tarde e acordou 1h da manhã, sua dona teve que tomar uma atitude que talvez o gato não tenha gostado, espero que goste da história.
-
Desilusão.
A vida não é doce como canela (canela é amarga). Não tem _cheiro_ de baunilha, apenas enxofre, não é como um bom e espetacular sonho. Não passam de mentiras grotescas que inventam como forma de…
-
Por trás do Glamour
Página 8
-
Letra no papel
Como pode alguém ignorar a beleza que existe no escrever? A escrita toca nos pontos cegos e vitais da alma. A escrita transforma pessoas. A escrita ensina. A escrita nos leva a muitos mundos. A…
- Corredeiras
-
Enquanto houver sementes
Não sei decifrar exatamente esse sentimento, é como se eu estivesse sentada de novo sob aquele pé de figo, mas, ao invés de faminta, sinto um refluxo enorme ao olha-los. Observo cada fruto suculento…