Pular para o conteúdo
Carregando…

ORIGENS DA FLAUTA

RicardoC
Pública 8 conversas 14 pensamentos 26 votos positivos 0 voto negativo 1 série

ORIGENS DA FLAUTA Souberam-me, contudo, alta Clio, outro conto De quão irrefreável e violento Amor! Quis ― do grande deus Pã ― ousar-se vencedor: Fê-lo inventor da flauta e a impôs ao contraponto.

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

Anisio

Pã toca a flauta pra quem não o ama, é assim mesmo.

Conteúdo da publicação

ORIGENS DA FLAUTA 

Souberam-me, contudo, alta Clio, outro conto
De quão irrefreável e violento Amor!
Quis ― do grande deus Pã ― ousar-se vencedor:
Fê-lo inventor da flauta e a impôs ao contraponto.

Embora de Hermes filho, era Pã velho e tonto...
Encantado, se vê de Siringe amador.
Ao declarar, porém, à bela ninfa amor,
Ela, por não o amar, negara-o de pronto.

Siringe, a caçadora, avança agora caça.
Para à margem do rio e roga às ninfas manas
Fugir ao feio Pã, que apressado ali passa.

Pã tenta lhe abraçar, mas só abraça canas...
D'elas ouve um queixume, achando alguma graça.
E sopra a flauta Pã, para as paixões humanas...

* * *

Thoughts

• Gal

Pã inventa a flauta nessa origem. Aposto que o Mársias chega sabendo que ela já existe.

Permalink
  • DILMAR

🫀

Permalink
  • Anisio

Permalink
  • AlineTeixeira

Aquela cena do rio me fez lembrar de histórias de transformação que minha avó contava. Você também escalou assim desde o começo dessa série.

Permalink
  • Ovid

Fiquei preso no verso em que Pã tenta abraçá-la e só abraça canas. Li duas vezes. É a parte que dói e ainda assim é de onde nasce a flauta. Obrigado por trazer esta série pra cá! Fico com a ideia de que o instrumento só existe porque alguém fugiu, e isso muda o som dele daqui em diante.

Permalink
  • vqueiroz90

Que jeito de contar a transformação. Siringe em canas é tudo.

Permalink

Related posts

• DESAFIO MUSICAL

DESAFIO MUSICAL Canto-vos, oh Polímnia, à Eloquência regente! Canto um canto que é muito mais que uma canção. Canto um artista audaz contra o deus da criação. Canto em meu canto, oh musa, a verdade…

• GUERRA DE MELODIAS

GUERRA DE MELODIAS

• MÁRSIAS CÔMICO

MÁRSIAS CÔMICO Cesse a tristeza, Tália; à Comédia se cante! Que rir é para a dor excelente remédio. Que eu vos cantar tão-só há-de vencer o tédio. Que a vida, absurdamente, é muito interessante.…

• ORIGENS DA LIRA

ORIGENS DA LIRA Contam da História, Clio, aquela antiga lenda ― Que pela vossa graça evade ao esquecimento... ― De Hermes, o astuto deus, em cujo nascimento, Soube inventar a lira, hoje admirada…

• PRÓLOGO

I

• A MÚSICA DE MÁRSIAS

A MÚSICA DE MÁRSIAS —“Música, arte das musas! Eis, Euterpe, a flauta. Se desafio Apolo a tocar algo belo, Me arrisco ao perder a perder o meu pelo... Lanço-me, temerário, n’uma aposta incauta."…

• O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS

O SUPLÍCIO DE MÁRSIAS Eis, Terpsícore, todo o Lírico sentido, Que a vida humana tem quando de sua morte. Ter que sua arte é tudo e nada mais importe Senão morrer pel’Arte em que havia vivido.…

• EPÍLOGO

EPÍLOGO Musas, silenciai. Vem a noite... Está tarde. Há pouco o sol se pôs; eis o ocaso, afinal... E desde o início quer a história algum final, Que, pela escuridão, o seu silêncio atarde. Quietas ―…