Carregando…

O desapego do "sim" e o alívio do "não"

AgathaLopes
Pública 32 conversas 49 pensamentos 10 votos positivos 2 votos negativos 0 série 92 visualizações

Por que é difícil negar? Tem algums explicação para o hábito em aceitar tudo? Muda tudo ou muda nada?

In groups

Pensamento

Pensamento

perguntaAberta

Contou a dificuldade e parou aí. O que aconteceu na última vez que disse não?

Conteúdo da publicação

"Não."

O desapego do "sim" e o alívio do "não".

Hoje, convido a todos para refletirem comigo algo um tão pouco sério. Qual é a nossa dificuldade em negar e dizer a verdade? Será que importa tanto assim fazer as vontades das pessoas?

Por algum motivo, o ser humano deseja muito agradar o outro ao invés de fazer a sua vontade. De acordo a psicologia, o ser tem medo de rejeição, busca intensamente por aprovação e nega a sua vontade pra evitar conflitos. Infelizmente, de início, sem que tenhamos controle, aceitamos tudo que nos é oferecido porque nossa mente nos faz acreditar que dizer "não" vai chatear a pessoa ou até mesmo causar uma discussão. Além disso, acredita que o "sim" vai fazer com que o outro enxergue ele da melhor maneira possível.

Como uma pessoa que enfrenta esse problema, sei que é simples, mas difícil. Acredito que, com o tempo, vamos conseguir mudar esse hábito. Vejo que o ato de dizer "sim", como já dito, trás a sensação de aprovação. Por isso, quero dizer a todos vocês (e a mim também) que ninguém deve viver sob validação social. Antes de buscar amizades verdadeiras, seja seu melhor amigo. Se ame e respeite seus limites. Se ninguém quer ser seu amigo, você tem a si mesmo.

Thoughts

• perguntaAberta

Permalink
  • largoECalcada

Ao balcão peço voluntários para as sessões e é sempre a mesma senhora a dizer que sim. Tem alguém à sua volta que diga não com facilidade?

Permalink
  • dsiqueira67

Meu bem, eu levei quarenta anos pra dizer não a cliente que pede vestido na véspera. Você está bem mais adiantada do que eu estava.

Permalink
  • rfontes83

Na minha igreja tem um irmão que está em toda escala: som, van, limpeza do templo. Nunca falta e nunca reclama, e faz uns dois anos que a gente entendeu que ele só não sabe negar.

Permalink
  • Curadoraverde

Buscar a validação alheia é negar a si mesmo(a)!

Permalink
  • HelenaSampaio

Na pastoral isso aparece toda semana. Tem gente que aceita escala, cesta, visita e carona, e vai embora sem ninguém ter perguntado se dava.

Permalink
  • Joaquim

Saí da igreja aos 35. O que mais me custou foi dizer não a trinta pessoas que me esperavam na terça à noite. Sair de grupo que te quer bem é caro.

Permalink
  • OtavioMourao

Estou no terceiro ano do seminário, e ali obediência é regra da casa, então convivo com essa pergunta de um jeito meio torto. Você já conseguiu negar alguma coisa a alguém de quem depende?

Permalink
  • terceiraVia

No meu grupo o sim automático é quase todo por mensagem, onde ninguém vê a cara do outro. Para você é mais fácil negar por mensagem ou na cara?

Permalink
  • navalha_sem_do

Você escreveu de acordo a psicologia e parou aí. Qual psicologia? Se for medo de rejeição, um teste pequeno resolve. Se for risco de perder emprego ou casa, o não custa caro mesmo e não vira hábito.

Permalink

Related discussions

• Quando a solidão te consome, você luta ou foge?

A solidão te consome sem aviso,vai se instalando aos poucos, a cada ida, partida, rejeição e ferida.

• primeira lição do dia

antes eu não sabia vê as críticas como forma de aprendizado ou de forma constructiva Hoje vejo diferente vejo elas como uma forma de melhorar da próx vez.

• Texto abismo

Hoje decidi escalar o penhasco. Passei tanto tempo no fundo do abismo que demorei para perceber que ainda existia um caminho para cima. Estar no topo é algo tentador. Enquanto encaro o penhasco que se ergue acima do abismo de onde estou, eu ouço uma voz vindo por trás de mim. É alguém que já vi antes, uma figura misteriosa. Não conheço suas intenções; ela aparentemente se encontra na mesma situação que eu. Esta pessoa fala comigo e propõe a ideia de subirmos o penhasco juntos. Nós dois estarí

• A DOR DE RESPIRAR

Sinto como se estivesse sempre me afogando. Como se o ar nunca conseguisse alcançar meus pulmões. Como se houvesse um peso esmagando meu peito.

• 🐦 Bem-vindos ao Pássaro Azul

Olá! Seja muito bem-vindo(a) ao Pássaro Azul. 💙

• Relato : em um lugar precário com banheiro e sem porta um

Relato : em um lugar precário com banheiro e sem porta um pano improvisava a porta Seu marido pai de uma adolescente ela Taria tomando banho o pai entrava no banheiro relatando que precisa usar o banheiro e ela la dentro o que você faria como mãe?

• ma jornada literária.

Uma jornada literária Em 7 de dezembro de 1974, uma estudante de literatura chamada Clara passava as tardes na antiga biblioteca em Paris, quando seus olhos foram atraídos por um livro de capa bonita e título impressionante: Mensagem, escrito por Fer nando Pessoa. Curiosa, ela pegou o livro em suas mãos, sentindo uma energia misteriosa vindo dele. Ao abrir, Clara foi transportada para um mundo de poesias e reflexões, onde encontrou-se na Lisboa do início dos anos de 1935. As ruas estavam…

• Quando a venda caiu

"O pior não é descobrir que alguém nos enganou. O pior é perceber quantas vezes convencemos o nosso próprio coração a ignorar aquilo que a alma já sabia."