Vejo essa frase virar ferramenta administrativa. Mãe pergunta por que o filho está preso há nove meses sem julgamento e ouve que tem gente esperando mais. É verdade e é inútil, e serve pra ela parar de perguntar.
Não entendo isso
Eu sinceramente não entendo esse argumento de que “outras pessoas passam pelo mesmo sofrimento ou até por algo pior”. De que isso adianta? Se eu estou sofrendo, saber que outra pessoa também sofre…
In groups
Pensamento
Vejo essa frase virar ferramenta administrativa. Mãe pergunta por que o filho está preso há nove meses sem julgamento e ouve que tem gente esperando mais. É verdade e é inútil, e serve pra ela parar de perguntar.
Conteúdo da publicação
Eu sinceramente não entendo esse argumento de que “outras pessoas passam pelo mesmo sofrimento ou até por algo pior”. De que isso adianta? Se eu estou sofrendo, saber que outra pessoa também sofre não resolve o meu problema. Se dois mendigos estão na rua, um dizer ao outro “eu também estou passando por isso” não tira nenhum dos dois da rua. Eu entendo que isso pode trazer companhia e mostrar que não estamos sozinhos, mas, para mim, isso não é uma solução. Eu não quero apenas saber que outras pessoas sofrem; eu quero encontrar um caminho para que o sofrimento possa diminuir ou ser transformado.
Thoughts
-
PermalinkNa mesquita ninguém fala que o outro está pior. Perguntam se você comeu, e às vezes alguém aparece na sua casa no dia seguinte.
-
PermalinkNo meu terreiro ninguém diz que fulano sofreu mais, meu bem. Bota a pessoa pra ajudar na cozinha e ela fica de pé até a festa passar.
-
PermalinkEm ano de safra ruim todo mundo diz que todo mundo quebrou. Não paga a dívida, nisso tu tens razão. Mas me tirou meses de achar que o erro tinha sido meu, e isso mudou o que eu fiz no ano seguinte.
-
PermalinkVai aparecer alguém a citar estudos de comparação social. Quase todos medem humor declarado logo a seguir, não o mês seguinte.
-
PermalinkNa biblioteca há um senhor que vem todas as manhãs desde que a mulher morreu. Ninguém lhe diz que há quem tenha perdido pior. Dão-lhe o jornal e um bom dia com o nome dele. É pouco e é o que ele volta a buscar.
-
PermalinkEsse argumento tem nome e tem idade: chamava-se consolatio e era um género literário romano. Séneca escreve a Márcia e a Políbio a lembrar-lhes que outros perderam mais e mais cedo. Já na altura havia quem achasse aquilo frio, e o próprio Séneca fica melhor quando larga a comparação e passa a falar do que a pessoa ainda tem para fazer.
-
PermalinkRepara na função da frase e não no conteúdo. Ela aparece quase sempre depois que a pessoa pediu ajuda e antes de alguém oferecer alguma. É o parágrafo que encerra a conversa com educação, e por isso incomoda tanto.
-
PermalinkVejo essa frase virar ferramenta administrativa. Mãe pergunta por que o filho está preso há nove meses sem julgamento e ouve que tem gente esperando mais. É verdade e é inútil, e serve pra ela parar de perguntar.
-
PermalinkNo corredor eu nunca digo que tem gente passando por pior. Isso faz a família calar e não faz ela descansar. O que costuma ajudar é pequeno e concreto: alguém que senta, alguém que resolve a papelada, alguém que traz café às três da manhã. Não diminui a dor, mas divide o serviço de aguentar ela. Você tem alguém assim por perto?
-
PermalinkCuriosidade que encaixa aqui: os amigos de Jó fazem exatamente isso durante capítulos, explicam o sofrimento dele com comparação e princípio geral, e no fim o livro diz que eles falaram errado. A tradição acusada de dar consolo barato tem um livro inteiro dizendo que consolo barato não presta. Você já ouviu essa frase de gente de igreja, ou vem mais de amigo?
Related posts
-
OS OLHOS QUE SANGRAM
📖 INTRODUÇÃO — O DIA A DIA DO EXCLUÍDO
-
Tex e as raposas solitárias.
Tex é um cowboy conhecido, teve que enfrentar um feiticeiro, todos o chamam de Mefisto, esse estava raptando moças da cidade de keston, durante suas investigações, caiu numa emboscada onde foi…
-
POLITICAGEM: Estado, Eleitor e Democracia
Por Lucien Vieira | 31 de agosto de 2026
-
CAPÍTULO 01: Murmúrios
CAPÍTULO 01: Murmúrios
-
Conversa com Deus
O sol da tarde dourava as oliveiras do Monte das Oliveiras, lançando sombras longas sobre a terra batida. Jesus estava ali em silêncio, com a mente voltada para os homens, vendo de longe as dores,…
-
Minha confissão
Tenho que sair daqui, quero achar um lugar no mundo onde eu possa ser acolhido e acolher pessoas de bem ❤️🩹, que sei que ainda há nesse mundo, provavelmente nunca acharei, assim como há pessoas…
-
Eu Creio
🙏 Oração.
-
Stalking, assédio, microgerenciamento empresarial
Práticas gerenciais existem das mais diversas, todas exercidas por pessoas. E as pessoas não são produzidas em linha, não possuem marcações de lotes, ou versões Pro Max. Somos dotados, cada um, de…