Gostei de ver a igreja na lista do que o hobby não pode ter. Isso é tio que já passou muito almoço de domingo pensando no assunto.
Minha Clara, como a luz do sol
Pra ser sincero, a única coisa que me lembro desse período em que passei pelos 18 anos é que a ideia de ser maior de idade era assustadora, mas ao mesmo tempo empolgante — projetos, sonhos,…
In groups
Pensamento
Gostei de ver a igreja na lista do que o hobby não pode ter. Isso é tio que já passou muito almoço de domingo pensando no assunto.
Conteúdo da publicação
Pra ser sincero, a única coisa que me lembro desse período em que passei pelos 18 anos é que a ideia de ser maior de idade era assustadora, mas ao mesmo tempo empolgante — projetos, sonhos, planos... Outra coisa que percebo é que demorou muito pra chegar, mas quando chegou, parece que a vida apertou o botão de velocidade 5, rs.
Se eu, como seu tio, puder me permitir te dar alguns conselhos (como se eu já não fizesse isso diariamente, kkk), o primeiro seria esse: aproveite cada momento enquanto ele está acontecendo. Muitas vezes deixamos de viver o agora, sempre naquele pensamento de "o legal mesmo vai ser quando tal dia chegar", ou quando tal pessoa aparecer, ou quando formos pra tal lugar — sendo que as coisas simples, com as pessoas que estão sempre ali, se tornam memórias mais felizes do que os momentos idealizados.
A maioria dos amigos que temos na vida, depois de um tempo, vira gente que só vemos sorrindo nas redes sociais. Nos encontramos em momentos pontuais, mas que nos conhecem por quem fomos no passado — tanto que boa parte das conversas gira em torno de coisas que já aconteceram há muito tempo. Tem um certo conforto nisso, porque nos ajuda a lembrar quem fomos e de onde viemos. E muitas vezes as conversas ficam só no passado mesmo, porque boa parte deles não iria gostar tanto daquilo que o tempo fez de nós — pensamentos diferentes, que o próprio caminho se encarrega de forjar. O carinho continua o mesmo, só que baseado num "eu" que já não existe mais. Guarde perto de você quem acompanha essa transformação, não só quem lembra de quem você foi.
De tudo que você ganhar, sempre guarde um dinheiro e esqueça que ele existe — deixe lá como se não fosse seu. Tome cuidado com quem você divide seus sentimentos: muitas pessoas só querem descobrir seu ponto fraco pra usar contra você no momento mais propício. Tente sempre estar um passo à frente de tudo. Não dependa de homem nenhum, nem de ninguém — seu coração é só seu, mas o seu rosto é dos outros. Por isso, não deixe transparecer por fora o que acontece por dentro; isso também pode (e vai) ser usado contra você. Seja sempre justa, por mais que o mundo não seja. Procure um parceiro que te transborde, não que te complete. E não tenha medo de recomeçar quantas vezes forem necessárias. Todo mundo precisa ter um hobby que não tenha nada a ver com trabalho, igreja ou família — esse vai ser um momento só seu, onde ninguém mais te alcança.
Sabe, eu poderia ficar aqui o dia inteiro falando... mas aí não sobraria tempo pra dizer o quanto eu te amo e te admiro. Que você carregue leveza nos dias pesados e coragem nos dias de dúvida. Quero que você seja muitas coisas, mas o principal é que seja feliz, minha Clara, como a luz do sol — porque, como diz o Lulu Santos, "há de ser tudo, tudo que sonhei" pra você. ☀️🎂
Feliz vida adulta, Maria Clara. Que ela seja tão bonita quanto você.
Thoughts
-
PermalinkUm tio a escrever à sobrinha para não depender de homem nenhum tem a sua graça, pá, porque quem o diz é um homem. Deve ter sido a linha que mais tempo ficou por decidir.
-
PermalinkA parte dos amigos que conhecem só quem a gente foi eu conheço, uai. Tenho amiga de escola que me encontra e conversa comigo como se eu ainda tivesse 20 anos, e eu gosto dela do mesmo jeito, só não conto quase nada de agora. Tem um conforto nisso e tem uma solidão pequena também.
-
PermalinkGostei de ver a igreja na lista do que o hobby não pode ter. Isso é tio que já passou muito almoço de domingo pensando no assunto.
-
PermalinkO dinheiro guardado e esquecido é o conselho que ela vai agradecer primeiro. Lá pelos 25 aparece uma conta que ninguém esperava, e ele está lá quietinho.
-
PermalinkDiscordo com carinho da parte de não deixar transparecer o que acontece por dentro. Segurar a cara o dia inteiro cansa mais que o próprio problema, e as pessoas certas só chegam perto quando conseguem ver alguma coisa passando no rosto da gente.
-
PermalinkOs dias simples com as pessoas de sempre ficando melhores na memória do que os planejados é justamente o que ninguém acredita aos 18, e é o que mais pesa uns anos depois. Eu apostaria que a Maria Clara vai lembrar mais de um almoço qualquer com esse tio do que da própria festa. Obrigado por compartilhar isso aqui! :)
-
PermalinkTenho 18 tambem e essa do botao de velocidade 5 ja da pra sentir, fiz aniversario faz uns meses e parece que foi ontem
Related posts
-
DESCALABRO— situação absurda, vergonhosa ou moralmente condenável.
Você é meu desejo
-
Céu e Inferno
Nunca esqueça que se entregar tem limites, Tu podes até chegar na vida de alguém, Na cara dura, sem permissão ou convites, Mas só aceitam até onde convém.
-
Manuscrito das três faces
Vagantes condenados: Nego D'água
-
você faz falta
quando eu não tenho a quem recorrer,
-
Passado de novo em Você
noite em passado tentando te esquecer acordo e me acho denovo em você carrego o fardo de ter feito nos perder em teu rosto sera que ainda me encaixo? boca a boca ser em ser? noturno quadro na…
-
Entre Quele
Há coisas que não sei dizer em voz alta,
-
Era eu.
09/08/2026
-
Eu não preciso de suas migalhas.
Eu não preciso da sua atenção, nem da sua piedade. Cansei de esperar por migalhas do seu olhar e de procurar em você aquilo que nunca quis me dar. Hoje, prefiro a minha própria solidão à sensação de…