O essencial da comparação com uma religião tem razão: há liturgia, há culpa e há sacerdotes. Onde eu tropeço é na palavra crença. Uma crença pede adesão, e o que os dez mandamentos descrevem parece-me hábito montado por desenho. Um hábito desmonta-se sem tirar fé.
MELHOR DIZENDO, DAQUI NÃO HÁ COM O QUE FAZER UM CALDO
In groups
Pensamento
O essencial da comparação com uma religião tem razão: há liturgia, há culpa e há sacerdotes. Onde eu tropeço é na palavra crença. Uma crença pede adesão, e o que os dez mandamentos descrevem parece-me hábito montado por desenho. Um hábito desmonta-se sem
Conteúdo da publicação
Divagações de um Velho Vagabundo
Nota inicial
Estas divagações não esperam fama, dinheiro nem nada material. O Deus Dinheiro já tem demasiados templos e demasiados escravos. Para este velho vagabundo, o diamante mais grande que eu colocaria no bolso é que alguém pusesse os olhos sobre esta pequena tolice, parasse um instante diante da tela brilhante e se atrevesse a pensar por si mesmo.
Levanto o olhar para a história do mundo através dos séculos, e encontro uma situação que parte a alma. A causa desta desgraça não nasce com o ser humano; por isso não podemos culpar a Patrona Natureza. A questão é que nos torcemos no caminho por uma só razão: a ambição desmedida.
A ambição desmedida transforma o ser humano em besta sem sentimentos, que só se interessa por acumular bens. Há exemplos aterrorizantes, como os derramamentos de sangue durante a colonização, que a golpes de cruz e espada assassinaram no continente americano milhões de indígenas, colocando o nome de conquista ao que na realidade se chama usurpação, assassinato e roubo. E os ladrões com coroa têm nome próprio: Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Países Baixos.
Capítulo 1: As cinzas do passado (O despojo físico)
Ao olhar a história da expansão colonial, o observador não pode mais que sentir uma amargura implacável. As cifras se perdem em abismos de dezenas de milhões: entre 55 e 60 milhões de almas apagadas no "Grande Morrer" da América, e abismos de entre 25 e 40 milhões na África.
Essa imprecisão não é um erro de cálculo; é o sintoma definitivo de uma ambição tão voraz que não só aniquilou os corpos com pólvora e chicotes, mas triturou as estruturas que teriam permitido registrar sua própria tragédia. O vazio nas cifras é o eco de um processo onde a crueldade rústica das Coroas e dos Impérios consumiu a carne e a terra. No sentido mais estrito da expressão, passaram pelo mundo sem deixar com o que fazer um caldo.
Capítulo 2: A máquina do Deus Dinheiro (A mecanização do homem)
Com o tempo, a brutalidade deixou de ser analógica e se tornou industrial. Nos séculos XIX e XX, com as fomes coloniais na Índia, a febre da borracha na Amazônia e o terror no Congo Belga, a ambição se fez burocrática e sumamente lucrativa.
Nasceu o Deus Dinheiro em sua versão moderna: o capitalismo financeiro global. O ser humano deixou de ser visto como criatura e passou a ser uma peça de reposição em uma maquinaria fabril ou agrícola. Já não se matava só com a espada, mas com uma assinatura em um escritório elegante de Londres ou Bruxelas. A crueldade se industrializou, e sociedades inteiras foram espremidas até o tutano para alimentar os mercados internacionais.
Capítulo 3: A tenebrosa Religião do Algoritmo (A colonização invisível)
Assim chegamos à desastrosa época atual. O Deus Dinheiro é o dono do templo. A Religião do Algoritmo é seu sacerdote. Um acumula; o outro doutrina. Mas ambos vivem do mesmo negócio: a atenção, o tempo e a liberdade do ser humano.
A maquinaria descobriu que é mais eficiente e lucrativo colonizar a mente que acorrentar o corpo. Através das telas brilhantes que carregamos no bolso, acabaram com a forma autóctone de pensar e decidir do ser humano.
Os novos sumos sacerdotes do Vale do Silício criaram um sistema de recompensas que funciona como uma droga de desenho. As telas atuam como os espelhinhos de cristal modernos: entregamos nossa atenção em troca de miragens. O algoritmo prevê o que você vai comprar, o que vai votar e como vai se sentir hoje. A humanidade caminha voluntariamente para este novo cativeiro, pagando pelos dispositivos que a vigiam. Despojados de identidade e soberania mental, o prisioneiro atual acabou por adorar suas correntes invisíveis.
Capítulo 4: A receita do Velho Vagabundo (A vacina e o antibiótico)
Mas o observador não fica no canto da queixa. Apesar da desilusão, vejo no horizonte uma luz tênue mas segura que poderia remendar nosso cérebro. Diante da epidemia da Religião do Algoritmo, este velho deixa uma receita médica para recuperar a soberania da própria cabeça.
Primeiro, é preciso a prevenção: a vacina. Uma educação consciente e repensada. Não falo daquele exercício estéril de passar páginas para cuspir respostas em uma prova que te avalia e aí termina a história. Falo de uma educação que nos imunize desde crianças, ensinando-nos a ler para nos nutrir, a desconfiar com critério e a ter a audácia de duvidar de tudo, até do que parece mais lógico. Uma leitura crítica injetada com toneladas de humanidade, amor puro e empatia viva.
Mas se você já está infectado, se já sente a anestesia das telas brilhantes ou a constipação mental das ideologias, aqui está o antibiótico: a Teoria do Estômago. Tome o remédio do pensamento crítico. Engula tudo, leia tudo, observe o horror e o brilho do mundo; mas aplique a função da víscera. O estômago pega tudo, processa, tira os nutrientes que nos fazem humanos e livres para entregá-los ao organismo, e depois pega o lixo, os dejetos do algoritmo, e os envia ao intestino.
O livre-pensador caminha solto, com a dignidade da terra, sem se pintar de nenhuma cor política. No momento em que alguém se fanatiza e adota uma ideologia de olhos fechados, apaga seu próprio estômago e começa a repetir consignas alheias. Quem se fanatiza, simplesmente, perde o ano.
Aplique a vacina da educação consciente, tome o antibiótico da digestão mental, e vamos defecar lixo digital!
Capítulo 5: Os Dez Mandamentos do Deus de Silício
1. Amarás a tela sobre todas as coisas.
Ela te dará identidade, felicidade e verdade. Tu a consultarás ao despertar e antes de dormir. Sentirás ansiedade se te afastares dela.
2. Não tomarás o nome do algoritmo em vão.
Não questionarás seu poder, nem duvidarás de suas tendências. Se algo sair mal, a culpa será tua por não entender suas regras.
3. Santificarás o scroll infinito.
Dedicarás cada pausa ao consumo de conteúdo. Preencherás cada silêncio com ruído, porque o silêncio é heresia.
4. Honrarás o influencer e o dono da plataforma.
Os verás como profetas e guias. Aprenderás deles o que desejar, como vestir e o que odiar.
5. Não matarás a conversa com perguntas incômodas.
Evitarás a crítica, o debate real e a dúvida. Não questionarás a vigilância. Matarás o incômodo de pensar.
6. Não cometerás atos impuros de desconexão.
Respeitarás o vício como estilo de vida. Não desfrutarás do tédio. A pureza é estar sempre conectado.
7. Não roubarás teus próprios dados.
Não usarás bloqueadores nem anônimos. Tudo se compartilha, tudo se entrega. Quem esconde algo é um herege.
8. Não darás falso testemunho contra a plataforma.
Não dirás que ela te rouba tempo, que te vigia, que te deprime. Repetirás que é uma ferramenta maravilhosa.
9. Não desejarás a liberdade do que se foi.
Não invejarás o que fechou sua conta, o que vive sem publicar, o que lê em silêncio. Olharás para ele com pena.
10. Não cobiçarás a atenção alheia.
Não desejarás mais likes que teu vizinho, nem mais seguidores que teu amigo. E ao mesmo tempo, farás exatamente o contrário, porque a inveja é o combustível do deus de silício.
O Contra-Manual
1. Amarás o ser humano sobre todas as coisas, e não a máquina.
2. Duvidarás de tudo, incluso de mim.
3. Santificarás o silêncio e o tédio.
4. Honrarás o avô e a avó, não o influencer.
5. Não matarás a compaixão com ódio digital.
6. Não cometerás atos impuros de submissão.
7. Não roubarás o tempo de tua família por um clique.
8. Não darás falso testemunho contra a verdade.
9. Não desejarás ser escravo do algoritmo.
10. Não cobiçarás as migalhas da viralidade.
Epílogo: O osso da dignidade
E no entanto, apesar do despojo, apesar do algoritmo, apesar dos dez mandamentos do deus de silício, aqui seguimos. Com nossas rachaduras, com nossas dúvidas, com nossas lágrimas.
Porque daqui, ainda que pareça que não há com o que fazer um caldo, sempre resta o osso. E o osso, meu amigo, é a dignidade. E a dignidade não se cozinha: se defende.
VELHO VAGABUNDO
Thoughts
-
PermalinkPois é. Doeu.
-
PermalinkEnsinar a duvidar custa tempo de aula, e tempo de aula é medido por prova. O capítulo da vacina é o mais difícil dos dois remédios. Quando o bimestre aperta, a primeira coisa que eu corto é o que não cai na prova.
-
PermalinkAs telas brilhantes na minha terra são dos velhos. É por ali que veem os netos que ficaram em França. Antes era carta de três em três meses.
-
PermalinkA assinatura no escritório de Londres aceito. Hoje ela chega como formulário novo, embrulhada em burocracia. O senhor já viu a Teoria do Estômago funcionar com alguém de fato?
-
PermalinkA Teoria do Estômago ficou a girar na minha cabeça. Engolir tudo e depois separar o que alimenta do que é dejeto descreve bem o que eu sinto ao fim de um dia com o telemóvel na mão. E o osso do fim, a dignidade, deixou isto num sítio que eu não estava à espera. Obrigado por publicar aqui!
-
PermalinkO essencial da comparação com uma religião tem razão: há liturgia, há culpa e há sacerdotes. Onde eu tropeço é na palavra crença. Uma crença pede adesão, e o que os dez mandamentos descrevem parece-me hábito montado por desenho. Um hábito desmonta-se sem tirar fé.
Related posts
-
Reciprocidade...
Deveria ser algo obrigatório, no contesto em que é o mínimo para com o outro.
-
Coisas chic's (na minha opiniao)
MULHERES
-
Dúvida para o Tempo
Tempo o que você vai ensina que eu vou guardar e o que vou abandonar. Você vai me dar motivos para chorar ou para cantar. Será que um dia vou entender sua música tempo ou vai ser sempre um código,…
-
O mundo sem a arte
a arte é importante mesmo as pessoas fala “a arte leva pra nenhum lugar” Mas porque a arte é vida já pensou viver sem desenhar,pintar,criar
-
O Labirinto Institucional e a Democracia Ameaçada: A Crise do STF e as Eleições de 2026. Vamos Entender?
O cenário político brasileiro de setembro de 2026 atravessa um período de forte tensão institucional. O caso envolvendo o Banco Master, o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e integrantes do Supremo…
-
EU DESEJO O QUE DESEJO?
"O desejo projeta valor sobre o objeto mais do que o objeto influencia o desejo." - Joãozinho
-
O Valor do Intocável: O amor platônico é a mais bela forma de amor.
Como? Como eu faço? Como eu convenço alguém de que, melhor do que ter alguém que você deseja, é desejar alguém que você não pode ter?
-
O fracasso de Edi
Memórias de um homem que não soube viver.