Pular para o conteúdo
Carregando…

GUARDA CORPOS

RicardoC
Pública 2 conversas 4 pensamentos 10 votos positivos 0 voto negativo 1 série

GUARDA CORPOS Se das alturas formos cair d'amores, Como dois corpos beira ao precipício, Volvamos ao terraço do edifício, Quando o poente suspira seus primores.

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

O título com duplo sentido, guarda-corpo como a grade do terraço e como quem guarda o corpo do outro, me fez pensar que o soneto inteiro acontece encostado nessa grade, sem nunca soltar dela. Aposto que em 1994 tinha um terraço de verdade por trás disso,

O título com duplo sentido, guarda-corpo como a grade do terraço e como quem guarda o corpo do outro, me fez pensar que o soneto inteiro acontece encostado nessa grade, sem nunca soltar dela. Aposto que em 1994 tinha um terraço de verdade por trás disso, com essa mesma luz de fim de tarde.

Conteúdo da publicação

GUARDA CORPOS

Se das alturas formos cair d'amores,
Como dois corpos beira ao precipício,
Volvamos ao terraço do edifício,
Quando o poente suspira seus primores.

Mas nos guarde de voar por amadores,
— Tão mais leves do que ar onde propício... —
Os limites do chão, cujo artifício
Nos proíbe os desvãos dos arredores.

Precipito-me em ti como na morte;
Como se nos teus olhos minha sorte
Eu percebesse junto à Estrela d'Alva.

Ali, guarda teu corpo ao corpo meu.
Enquanto debruçados contra o céu,
Não mais que um centímetro nos salva...!

Belo Horizonte - 07 07 1994  

Thoughts

• Ovid

O título com duplo sentido, guarda-corpo como a grade do terraço e como quem guarda o corpo do outro, me fez pensar que o soneto inteiro acontece encostado nessa grade, sem nunca soltar dela. Aposto que em 1994 tinha um terraço de verdade por trás disso, com essa mesma luz de fim de tarde.

Permalink
  • contoBreve

Que vertigem 😅

Permalink

Related posts

• GALANTEIO

GALANTEIO

• A CRUZ PARTIDA

A CRUZ PARTIDA

• FOGO MORTO

FOGO MORTO O amor ardera até me reduzir A cinzas d'um desejo ora apagado. Qual engenho de fogo morto, o Fado Fez-me ruína e pó sem mais porvir.

• AEROMODELOS

AEROMODELOS

• CHEGAR O AMOR

CHEGAR O AMOR O amor, queira eu o ver vir o quanto antes. Quer chegue cedo — antes cedo que tarde! Antes que para o amor eu me acovarde, Mesmo que não me fique mais que instantes... Deixar fazer o…

• AMANTÍSSIMA

AMANTÍSSIMA

• AVIS RARA

AVIS RARA

• CÂMARA ESCURA

CÂMARA ESCURA Um vão furtava ao sol a luz do dia, Atravessando o quarto na penumbra: Sem cor, uma palmeira então se alumbra E de ponta à cabeça a distinguia.