No lar vejo isto ao jantar: quem se queixa mais alto das dores raramente conta de onde elas vêm. A dor arranja-lhe lugar à mesa.
Estigmas da Dor
Preferimos sentir a saber o que provoca o sentimento.
Em séries
In groups
Pensamento
No lar vejo isto ao jantar: quem se queixa mais alto das dores raramente conta de onde elas vêm. A dor arranja-lhe lugar à mesa.
Conteúdo da publicação
Preferimos sentir a saber o que provoca o sentimento.
Como uma ferida: ela sangra, mas não sabemos; ou não queremos saber... onde sangra. Apenas sentimos a dor.
Falamos da nossa dor quando alguém percebe o sangue e pergunta o que aconteceu.
E então respondemos, com uma espécie de covardia:
— Você não sabe como eu me sinto.
Escondemo-nos atrás da dor como quem ergue um escudo.
A dor passa a ser uma justificativa.
Não precisamos explicar o que a provocou. Basta mostrar que estamos sofrendo.
É como o religioso que fala de leis e se esconde atrás de seu deus para justificar o próprio preconceito. Ele não precisa confessar o que realmente pensa. A lei fala por ele. Deus fala por ele. A moral fala por ele.
Ambos confessam alguma coisa.
Mas nenhum confessa aquilo que realmente importa.
Um mostra a ferida para não precisar dizer por que sangra.
O outro mostra a moral para não precisar dizer por que odeia.
Ambos encontram um escudo naquilo que deveria ser apenas uma explicação.
Porque, às vezes, preferimos que reconheçam a nossa dor a descobrirem a verdade que a provoca.
Thoughts
-
PermalinkNo lar vejo isto ao jantar: quem se queixa mais alto das dores raramente conta de onde elas vêm. A dor arranja-lhe lugar à mesa.
-
PermalinkA comparação me pareceu desigual. Quem se esconde atrás da dor geralmente está se protegendo, e quem se esconde atrás da lei está mirando em alguém. No fórum vejo muito mais do segundo tipo, e ele raramente sangra. Você pensou num caso específico quando juntou os dois?
Related posts
-
Escrever Não é Escrever, é Se Permitir Escrever
Escrever é se permitir ter TTTs — Tempo, Talento e Trabalho... mas também exige AEF: Apoio, Estratégia e Financiamento. Mas nem sempre é isso, nem disciplina... é consistência.
-
Amor não existe, você tem que cria-lo
Eu acho que o texto toca numa coisa que vai além da paixão: o momento em que a imagem que criamos de alguém encontra a pessoa real. À primeira vista existe paixão, porque a paixão não precisa…
-
Um Presentinho
Eu estava viajando para o interior do estado com uma amiga que mantinha uma pequena ONG pessoal para cuidar de gatos de rua.
-
Desejo não é contrato, é empréstimo
Certa vez, eu estava andando pela rua com um amigo. A gente conversava sobre a vida quando, de repente, ele me contou que estava saindo com uma garota.
-
Lobotomizando nossos dons — Parte 2
Talvez por isso eu olhe para Van Gogh de uma maneira diferente.
-
Suportar a vida não é suportar qualquer pessoa
Infelizmente, no mundo, muitas pessoas dão aquilo que falta a elas.
-
6 Segundos ou 6 Horas
Sexo é subestimado por todos. Se fosse tão bom assim, ninguém sairia de casa. As pessoas gostam mais de falar sobre sexo do que de fazer sexo.
-
A Stroggonifficação do Empreendedor
Aolongo da minha trajetória, tive a oportunidade de dialogar com empreendedores de diferentes idades e condições financeiras. Essas conversas revelaram não apenas as particularidades individuais de…