Uma reflexão sobre liberdade, consciência, responsabilidade, propriedade, educação e organização social...
Eu não consigo separar minha visão de sociedade da maneira como compreendo o ser humano.
Para mim, antes de existir o cidadão, existe a pessoa. Antes de existir a sociedade, existe o indivíduo. E antes de existir qualquer sistema político, econômico ou institucional, existe um ser humano que sente, pensa, deseja, interpreta, escolhe e age.
Esse ser humano não é simples.
Ele possui uma história, uma família, experiências, traumas, aprendizados, desejos, medos, propensões, crenças e paradigmas. Ele interpreta o mundo a partir de tudo aquilo que viveu. Por isso, quando observo uma ação humana, não consigo simplesmente olhar para o comportamento final e concluir: “ele fez porque quis”.
Eu quero perguntar:
Por que ele quis?
O que levou essa pessoa até aquela escolha?
O que ela acreditava naquele momento?
O que ela compreendia?
O que ela não compreendia?
Quais experiências formaram aquela percepção?
Quais paradigmas ela recebeu sem nunca ter questionado?
Quais alternativas ela acreditava possuir?
Para mim, compreender essas coisas não significa retirar a responsabilidade da pessoa. Significa compreender a própria construção da responsabilidade.
Uma pessoa pode ser responsável por aquilo que fez e, ao mesmo tempo, ser profundamente complexa na maneira como chegou até aquela ação.
Essa distinção é fundamental para minha visão de sociedade.
1. Liberdade não é ausência de consequência
Eu acredito na liberdade.
Mas não acredito que liberdade signifique ausência de consequências.
Para mim, existe uma sequência:
liberdade → escolha → ação → reação → consequência → responsabilidade.
Uma pessoa é livre para escolher.
Mas, quando escolhe, produz efeitos.
E os efeitos das escolhas não pertencem apenas a quem escolheu. Algumas escolhas atingem outras pessoas.
Por isso, eu não consigo aceitar nem uma visão em que o indivíduo é completamente subordinado ao coletivo, nem uma visão em que o indivíduo pode fazer absolutamente qualquer coisa em nome da própria liberdade.
A liberdade de uma pessoa precisa coexistir com a liberdade das outras.
Eu posso escolher como quero viver. Posso ser diferente. Posso ser individualista. Posso querer viver sozinho. Posso não gostar de determinadas formas de convivência. Posso querer criar, viajar, trabalhar sozinho, cultivar minha própria comida ou simplesmente ficar em casa.
A diferença, por si só, não deveria ser tratada como um problema social.
O problema começa quando minha liberdade deixa de ser apenas minha e passa a produzir um dano injustificado sobre outra pessoa.
Essa distinção possui uma forte afinidade com o chamado princípio do dano, formulado por John Stuart Mill: para Mill, a interferência coercitiva sobre a liberdade individual precisa estar ligada à prevenção de dano a terceiros, e não simplesmente à vontade da sociedade de impor ao indivíduo aquilo que considera moralmente correto para sua própria vida.
Mas minha preocupação não termina aí.
Porque, para mim, mesmo quando existe dano, a resposta da sociedade precisa ser questionada.
Por que essa consequência?
Qual é a finalidade dela?
Ela protege?
Ela repara?
Ela transforma?
Ela simplesmente pune?
Eu não vejo responsabilização como sinônimo de vingança.
2. Compreender não é justificar
Esse é um dos pontos mais importantes da minha perspectiva.
Eu posso compreender por que alguém fez alguma coisa sem considerar correta a ação que essa pessoa praticou.
Posso perguntar:
“Por que você fez isso?”
sem estar perguntando:
“Como posso provar que você estava certo?”
A pergunta “por quê?” não é necessariamente uma defesa.
Ela é uma investigação.
Se alguém prejudicou outra pessoa, quero saber o que aconteceu, mas também quero saber o que existia dentro daquela pessoa quando ela tomou aquela decisão.
Quero compreender a estrutura que produziu o comportamento.
Porque, se eu apenas condeno o comportamento, talvez eu consiga punir aquele episódio, mas não necessariamente compreendo o mecanismo que poderá produzir o próximo.
É por isso que, para mim, responsabilização precisa estar acompanhada de reflexão.
A pessoa pode precisar responder pelo que fez.
Mas também precisa ter a possibilidade de compreender o que fez.
E, quando possível, desenvolver ferramentas para que aquilo não se repita.
Nesse sentido, a consequência não precisa ser apenas uma retirada de liberdade como vingança. Ela pode fazer parte de um processo de responsabilização, aprendizado, reparação e reintegração.
A pergunta deixa de ser apenas:
“Como fazemos essa pessoa pagar?”
e passa a incluir:
“Como fazemos para que ela compreenda, repare o dano e consiga voltar a exercer sua liberdade sem reproduzir aquele dano?”
3. O ser humano não nasce pronto
É aqui que a educação entra no centro da minha visão política.
Eu acredito que as pessoas podem desenvolver uma consciência mais profunda da própria individualidade.
Mas isso exige aprendizado.
É necessário estudar.
É necessário refletir.
É necessário olhar para si.
É necessário aprender a questionar.
Porque muitas pessoas simplesmente vivem.
Elas recebem determinados comportamentos da família, da escola, da religião, da cultura, das instituições e da sociedade e continuam reproduzindo aquilo sem necessariamente perguntar de onde veio.
A pessoa aprende:
“É assim.”
E quando pergunta “por quê?”, recebe:
“Porque sim.”
“Porque eu sou sua mãe.”
“Porque eu estou mandando.”
“Porque sempre foi assim.”
E aquilo encerra a investigação.
Eu acredito que isso produz um problema social profundo: a reprodução automática de paradigmas não examinados.
4. A sacada
Um exemplo simples demonstra aquilo que quero dizer.
Uma mãe diz para uma criança:
“Não vá à sacada.”
A criança pergunta:
“Por quê?”
E a resposta pode ser:
“Porque eu sou sua mãe e estou mandando.”
A criança aprende obediência.
Mas existe outra possibilidade.
A mãe pode explicar:
“Não vá à sacada porque existe risco de você cair. A gravidade faz com que, se você perder o equilíbrio e ultrapassar o parapeito, seu corpo seja puxado para baixo. Dependendo da altura, você pode se machucar gravemente ou morrer. Eu amo você e quero que você esteja comigo. Você também quer estar comigo? Então não vá à sacada, porque mesmo que você tenha cuidado, acidentes podem acontecer.”
Agora a criança não recebeu apenas uma ordem.
Ela recebeu uma relação de causa e consequência.
Ela pode compreender.
E, principalmente, ela aprendeu algo muito mais importante:
quando alguém estabelece um limite, existe uma razão que pode ser investigada.
Isso não significa que a criança tenha de discutir infinitamente cada regra.
Significa que ela está aprendendo a compreender regras em vez de apenas absorvê-las.
Essa diferença é gigantesca.
5. Educar para perguntar “por quê?”
Eu não quero uma sociedade na qual as pessoas sejam simplesmente treinadas para obedecer.
Também não quero uma sociedade na qual as pessoas rejeitem toda regra simplesmente porque existe uma autoridade.
Quero uma sociedade em que as pessoas consigam perguntar:
Por quê?
Por que minha mãe faz isso?
Por que minha família funciona assim?
Por que eu acredito nisso?
Por que essa regra existe?
Quem criou essa regra?
Quem é beneficiado?
Quem é prejudicado?
Qual é a consequência?
Existe outra possibilidade?
Essa capacidade de investigação possui afinidade com a tradição de John Dewey, para quem educação e democracia estão profundamente relacionadas à formação de hábitos de investigação, comunicação, resolução de problemas e participação na vida comum. Dewey não tratava democracia apenas como uma forma de governo, mas como uma forma de vida associada, na qual pessoas diferentes aprendem e resolvem problemas conjuntamente.
Isso se aproxima muito daquilo que estou tentando expressar.
Educação não deveria ser apenas a transmissão das respostas que a sociedade já possui.
Ela deveria desenvolver a capacidade de investigar as perguntas que produziram essas respostas.
6. Conhecer a própria individualidade
Para mim, existe uma consequência ainda mais profunda.
Quando uma pessoa aprende a olhar para si mesma, começa a perceber:
“Eu sou eu.”
Eu tenho desejos.
Eu tenho limites.
Eu tenho sentimentos.
Eu tenho necessidades.
Eu tenho valores.
Eu tenho experiências.
Eu tenho uma história.
Eu tenho direito ao meu espaço.
Eu tenho responsabilidade pelas minhas escolhas.
E, quando compreendo minha própria individualidade, consigo perceber algo fundamental:
o outro também é um indivíduo.
Ele também tem desejos.
Ele também tem limites.
Ele também tem sentimentos.
Ele também tem uma história.
Ele também possui um espaço que não é meu.
É daí que, para mim, nasce uma forma mais profunda de respeito.
Não é simplesmente:
“Respeite os outros porque alguém mandou.”
É:
“Eu compreendo que meu espaço existe. Portanto, compreendo que o seu também existe.”
A consciência do outro nasce da compreensão da própria individualidade.
7. A Flor da Vida
É por isso que a imagem da Flor da Vida representa tão bem aquilo que imagino.
Cada círculo pode representar um indivíduo.
Ele possui seu próprio centro.
Seu próprio espaço.
Sua própria identidade.
Mas os círculos se encontram.
E o espaço em que eles se encontram representa a relação.
Não quero apagar os círculos para produzir uma massa única.
Também não quero separar todos os círculos até que nenhum tenha relação com os outros.
Quero compreender as interseções.
Eu continuo sendo eu.
Você continua sendo você.
Mas existe um espaço que nós construímos juntos.
Esse espaço pode ser uma amizade.
Uma família.
Uma comunidade.
Uma cidade.
Uma sociedade.
Uma relação profissional.
Uma parceria.
Um projeto.
A sociedade, nessa perspectiva, não é necessariamente uma entidade que existe acima dos indivíduos.
Ela pode ser compreendida como uma teia de relações entre indivíduos.
Quanto maior a sociedade, maior a quantidade de círculos e interseções.
E justamente por isso ela se torna complexa.
8. A complexidade humana produz a complexidade social
Eu não acredito que a complexidade da sociedade seja simplesmente um defeito.
Ela existe porque os seres humanos são complexos.
Cada pessoa carrega uma combinação diferente de experiências, propensões, paradigmas, desejos e escolhas.
Portanto, não podemos esperar que todos pensem da mesma maneira.
Uma pessoa pode ser extremamente sociável.
Outra pode preferir o isolamento.
Uma pode querer construir.
Outra pode querer pintar.
Outra pode pesquisar.
Outra pode cultivar alimentos.
Outra pode viajar.
Outra pode cuidar de crianças.
Outra pode querer trabalhar sozinha.
Outra pode não querer participar de determinadas atividades coletivas.
A diferença não deveria ser automaticamente transformada em defeito.
A sociedade precisa aprender a conviver com a diversidade de individualidades.
O objetivo não deveria ser produzir pessoas iguais.
Deveria ser produzir condições de coexistência entre pessoas diferentes.
9. Propriedade, espaço e consentimento
Essa mesma lógica aparece na minha compreensão da propriedade.
Eu não vejo necessariamente uma contradição entre dizer:
“Os recursos fundamentais da Terra pertencem, em algum sentido, à humanidade”
e dizer:
“Este objeto dentro da minha casa é meu.”
São níveis diferentes.
Imagine que eu plante tomates na minha casa.
Aquele tomate que está dentro do meu espaço pertence à minha esfera de vida.
Outra família pode estar precisando de tomates.
Isso não significa que ela possa simplesmente entrar na minha casa e pegar os meus.
A necessidade do outro não elimina automaticamente o meu direito ao meu espaço.
Ao mesmo tempo, existe uma frutaria.
Os tomates da frutaria pertencem à dinâmica daquele espaço.
Existe um tomate disponibilizado publicamente.
Esse pode ter outra regra de acesso.
Portanto, não basta perguntar:
“De quem é o tomate?”
É preciso perguntar:
“Em qual espaço ele está, qual é a finalidade daquele espaço e quais regras de acesso foram estabelecidas?”
A filosofia política há muito distingue diferentes formas de propriedade: privada, comum e coletiva. Propriedade, em sentido amplo, pode ser entendida como um conjunto de regras sobre acesso e controle de recursos, e não simplesmente como uma relação natural e absoluta entre uma pessoa e uma coisa.
Essa distinção é importante para minha visão.
10. Meu quadro
Imagine que eu queira pintar um quadro.
Eu tenho acesso aos materiais necessários.
Eu pinto porque quero pintar.
Depois coloco o quadro em uma galeria ou espaço público e o disponibilizo.
Alguém passa, olha e gosta.
Essa pessoa leva o quadro.
Para mim, isso pode ser perfeitamente satisfatório.
Eu não necessariamente preciso perguntar:
“Quanto dinheiro você vai me pagar?”
Eu criei porque queria criar.
Você quis porque gostou.
Você recebeu.
Eu continuo podendo criar.
A relação aconteceu.
Isso não significa que eu queira abolir a troca.
Significa que estou questionando a necessidade de que o dinheiro seja o intermediário obrigatório de todas as relações humanas.
Existe criação.
Existe desejo.
Existe disponibilidade.
Existe apropriação.
Existe troca.
E nem toda troca precisa ser monetária.
11. Mas meu quadro dentro da minha casa é diferente
Se o mesmo quadro estiver dentro da minha casa, a situação muda.
Ele está dentro da minha esfera privada.
Você pode olhar e dizer:
“Eu gostei muito desse quadro. Posso ficar com ele?”
E eu posso responder:
“Não.”
Você pode oferecer outra coisa.
“Eu tenho isso aqui. Você não gostaria de trocar?”
Eu posso responder:
“Não quero.”
E a negociação termina.
Isso é fundamental para mim:
negociação exige consentimento.
O desejo de alguém não cria automaticamente um direito sobre aquilo que pertence ao outro.
E isso vale também para coisas que possuem valor afetivo.
12. O quadro do meu pai
Eu tenho um quadro do meu pai.
É o último quadro que ele pintou.
É a única coisa que tenho dele.
Para outra pessoa, talvez aquilo seja simplesmente uma pintura.
Para mim, não.
Aquele quadro contém memória.
História.
Afeto.
Identidade.
Relação.
Portanto, ele pode ser inegociável.
Não existe necessariamente uma quantidade de dinheiro que torne aquilo disponível.
Alguém poderia me oferecer uma fortuna.
Eu poderia continuar dizendo:
“Não.”
Mas existe outra possibilidade.
Se alguém gostar muito daquele quadro, eu posso dizer:
“Esse eu não te dou. Mas posso fazer outro para você.”
E isso é importante porque demonstra que valor não é necessariamente preço.
Algo pode possuir enorme valor para alguém sem ser economicamente negociável.
13. O problema econômico que surge daí
Quando digo que imagino energia livre, deslocamento livre, acesso livre aos recursos fundamentais e uma vida na qual ninguém precise necessariamente pagar para existir, não estou dizendo que recursos, infraestrutura e trabalho desaparecem.
Esse é justamente o problema que precisa ser resolvido.
Se a energia é gratuita para quem utiliza, alguém precisa construir e manter os equipamentos.
Se o transporte é livre, existe infraestrutura.
Se todos têm acesso à alimentação, alguém precisa plantar, colher, transportar e organizar.
Portanto, a pergunta deixa de ser simplesmente:
“Quanto custa?”
E passa a ser:
“Como organizamos recursos, trabalho, conhecimento e responsabilidade?”
Essa é uma questão econômica real.
E é aqui que minha visão precisa admitir sua própria complexidade.
Eu não quero simplesmente substituir o mercado por uma autoridade central que determine tudo.
Porque isso poderia recriar o mesmo problema em outra forma:
quem administra quem administra?
Se tudo pertence a todos, quem decide como tudo será utilizado?
Se existe uma instituição responsável por administrar os recursos comuns, como impedir que ela se transforme em poder absoluto?
Essa é uma das questões centrais que qualquer modelo baseado em bens comuns precisa resolver.
A teoria contemporânea da propriedade reconhece justamente essa diferença entre propriedade privada, comum e coletiva. Na propriedade comum, os recursos são disponibilizados aos membros segundo regras destinadas a garantir acesso e evitar que o uso de alguns impeça o uso dos demais; na propriedade coletiva, decisões sobre recursos são tomadas pela comunidade por mecanismos de decisão coletiva.
Portanto, minha intuição de que “tudo é da Terra” possui antecedentes filosóficos, mas também traz um problema institucional que não pode ser ignorado: como transformar um princípio de pertencimento comum em uma organização concreta sem criar dominação?
14. O indivíduo não pertence ao coletivo
Essa é uma fronteira que considero fundamental.
Se todos dependemos de todos, isso não significa que todos pertencemos a todos.
Eu não sou propriedade da sociedade.
Você não é propriedade da sociedade.
Meu corpo não é propriedade da sociedade.
Minha casa não é automaticamente propriedade da sociedade.
Meus pensamentos não são propriedade da sociedade.
Minha individualidade não pertence ao coletivo.
Ao mesmo tempo, eu não posso usar minha individualidade como justificativa para destruir a individualidade de outra pessoa.
Por isso, existe uma tensão permanente:
autonomia individual ↔ interdependência coletiva.
Eu não quero eliminar essa tensão.
Quero aprender a organizá-la.
15. A sociedade como uma teia
A sociedade, para mim, seria mais parecida com uma grande teia do que com uma pirâmide.
Na pirâmide, alguém está acima.
Alguém está abaixo.
Existe uma direção vertical de poder.
Na teia, existem múltiplos pontos de conexão.
Uma pessoa se relaciona com outra.
Duas pessoas formam uma relação.
Várias relações formam grupos.
Grupos formam comunidades.
Comunidades se relacionam com outras comunidades.
E assim por diante.
Isso não significa ausência de organização.
Muito pelo contrário.
Uma teia exige organização.
Mas a organização não precisa necessariamente significar dominação.
Esse é um dos maiores desafios da minha perspectiva:
Como organizar sem dominar?
Como coordenar sem controlar a vida individual?
Como proteger sem paternalizar?
Como estabelecer limites sem transformar diferença em desvio?
Como possuir sem monopolizar aquilo que deveria ser comum?
Como compartilhar sem abolir a individualidade?
16. Consciência antes da estrutura
É por isso que acredito que nenhuma transformação política profunda poderia acontecer apenas pela criação de novas leis.
Se colocarmos uma estrutura extremamente sofisticada nas mãos de pessoas que não conseguem reconhecer a própria individualidade ou a individualidade dos outros, a estrutura pode ser distorcida.
Eu acredito que precisamos começar muito antes.
Na educação.
Na infância.
Na família.
Na maneira como ensinamos uma criança a compreender limites.
Na maneira como ensinamos alguém a perguntar “por quê?”.
Na maneira como ensinamos alguém a perceber seus próprios sentimentos.
Na maneira como ensinamos responsabilidade.
Na maneira como ensinamos consentimento.
Na maneira como ensinamos que o outro também possui uma vida interior.
A educação, portanto, não seria apenas uma ferramenta para formar trabalhadores.
Ela seria uma ferramenta para formar seres humanos conscientes de si mesmos e das relações das quais participam.
Dewey oferece um paralelo particularmente próximo dessa ideia: ele vinculava educação, democracia, investigação, comunicação e resolução coletiva de problemas, defendendo que a vida democrática depende de hábitos intelectuais e sociais que precisam ser desenvolvidos.
E a própria noção filosófica de autonomia também se aproxima desse núcleo: autonomia não é simplesmente fazer qualquer coisa, mas ter capacidade de conduzir a própria vida segundo razões e motivos que a pessoa reconhece como seus, sem ser produto de manipulação ou distorção externa.
17. Não quero pessoas obedientes. Quero pessoas conscientes.
Essa talvez seja uma das frases mais importantes da minha visão.
Eu não quero que uma criança obedeça porque tem medo.
Quero que ela compreenda.
Não quero que um adulto respeite outra pessoa simplesmente porque existe uma punição.
Quero que ele consiga reconhecer a individualidade do outro.
Não quero que alguém cumpra uma regra simplesmente porque:
“sempre foi assim.”
Quero que consiga perguntar:
“Por que é assim?”
E, depois de compreender, quero que tenha liberdade para pensar:
“Eu concordo?”
Porque questionar não é necessariamente destruir.
Questionar pode ser uma forma de construir.
Uma pessoa pode compreender uma regra, concordar com sua finalidade e escolhê-la conscientemente.
Nesse caso, a obediência deixa de ser mera submissão.
Ela se transforma em escolha consciente.
18. A consciência não elimina o conflito
Também não acredito que uma sociedade consciente seria uma sociedade sem conflitos.
Seres humanos continuarão discordando.
Continuarão desejando coisas diferentes.
Continuarão interpretando acontecimentos de maneiras diferentes.
Continuarão cometendo erros.
Continuarão sendo egoístas algumas vezes.
Continuarão sendo generosos em outras.
A consciência não transforma seres humanos em seres perfeitos.
Ela oferece ferramentas para lidar melhor com a própria imperfeição.
Por isso, ainda seriam necessários mecanismos de resolução de conflitos, proteção, responsabilização e justiça.
A diferença estaria na finalidade desses mecanismos.
Não seria simplesmente:
“Você violou a norma, então você é uma pessoa ruim.”
Seria:
“O que aconteceu? Quem foi afetado? Qual foi o dano? Por que aconteceu? Como podemos reparar? O que precisa mudar? E como podemos preservar a liberdade de todos daqui para frente?”
19. Uma política da consciência
Talvez seja possível chamar o centro da minha visão de uma política da consciência.
Não no sentido de impor uma consciência oficial.
Mas no sentido de construir condições para que cada pessoa desenvolva a própria capacidade de consciência.
Eu não quero que todos pensem igual.
Quero que todos sejam capazes de pensar.
Não quero que todos tenham os mesmos valores pessoais.
Quero que todos sejam capazes de reconhecer que possuem valores e que os outros também possuem.
Não quero que todos tenham o mesmo modo de vida.
Quero que modos de vida diferentes possam coexistir.
Não quero abolir toda propriedade.
Quero questionar quando, por que e como a propriedade se transforma em instrumento de dominação ou impede o acesso coletivo a recursos fundamentais.
Não quero abolir toda troca.
Quero que a troca seja voluntária e que o dinheiro não seja necessariamente o único idioma possível da cooperação humana.
Não quero abolir regras.
Quero que as regras possam ser compreendidas, questionadas e justificadas.
Não quero abolir autoridade.
Quero que a autoridade seja limitada, explicável, responsável e sujeita a questionamento.
20. A liberdade de um encontra a individualidade do outro
No fundo, minha visão pode ser resumida em uma relação simples:
Eu existo.
Você existe.
Nós dois temos individualidade.
Nós dois temos liberdade.
Nós dois temos limites.
Nós dois fazemos escolhas.
Nós dois produzimos consequências.
E, porque existimos juntos, nossas escolhas se encontram.
É nesse encontro que nasce a sociedade.
Por isso, a sociedade não precisa destruir a individualidade para existir.
Ela precisa aprender a relacionar individualidades.
Essa é a minha imagem da Flor da Vida:
cada círculo permanece inteiro;
mas os círculos se encontram.
A interseção não destrói os círculos.
Ela cria algo novo.
21. O princípio fundamental
Se eu tivesse que condensar toda essa visão em uma única ideia, seria esta:
A liberdade individual precisa existir junto da responsabilidade individual, e a responsabilidade individual precisa existir junto do reconhecimento da individualidade do outro.
A partir daí:
liberdade sem responsabilidade pode virar abuso;
responsabilidade sem liberdade pode virar controle;
individualidade sem relação pode virar isolamento;
coletividade sem individualidade pode virar apagamento;
propriedade sem limite pode virar dominação;
coletividade sem propriedade pode apagar o espaço pessoal;
educação sem pensamento crítico pode virar doutrinação;
liberdade sem educação pode permanecer apenas uma possibilidade formal, porque a pessoa pode não compreender sequer os mecanismos que orientam suas próprias escolhas.
Por isso, acredito que a transformação social começa antes da política institucional.
Começa no indivíduo.
Começa quando uma pessoa olha para si e pergunta:
“Quem sou eu?”
Depois:
“Por que sou assim?”
Depois:
“Por que faço o que faço?”
Depois:
“Quem me ensinou isso?”
Depois:
“Eu concordo?”
E, finalmente:
“Se eu tenho uma individualidade, será que o outro também não tem?”
A partir dessa última pergunta, alguma coisa muda.
Porque eu começo a perceber que aquilo que eu desejo para mim — respeito, liberdade, segurança, paz, espaço, dignidade — também pode ser desejado pelo outro.
Eu quero ter paz.
O outro também quer.
Eu quero que respeitem minha casa.
O outro também quer que respeitem a casa dele.
Eu quero que respeitem meus objetos.
O outro também possui objetos que têm valor para ele.
Eu quero poder escolher.
O outro também quer poder escolher.
Eu quero ser compreendida antes de ser julgada.
O outro também pode precisar ser compreendido.
E então a relação deixa de ser construída somente sobre imposição.
Começa a existir reconhecimento.
Conclusão: não uma sociedade de pessoas iguais, mas uma sociedade de pessoas conscientes
Minha visão não parte da ideia de que o ser humano precisa deixar de ser individual para construir uma sociedade.
Parte quase do contrário.
Eu acredito que uma sociedade saudável nasce quando seus indivíduos conseguem compreender profundamente a própria individualidade e, justamente por isso, conseguem reconhecer a individualidade dos outros.
A sociedade não precisa ser uma máquina que transforma todos em peças iguais.
Pode ser uma teia.
Uma rede.
Uma Flor da Vida.
Cada pessoa possui seu próprio círculo.
Cada pessoa possui seu espaço.
Cada pessoa possui sua história.
Mas ninguém vive completamente sozinho.
Nós nos encontramos.
Nós nos afetamos.
Nós criamos coisas juntos.
Nós trocamos.
Nós negociamos.
Nós discordamos.
Nós aprendemos.
Nós erramos.
Nós repararmos.
Nós reconstruímos.
E é justamente nas interseções que a sociedade existe.
Por isso, talvez a pergunta política mais importante não seja:
“Como fazer as pessoas obedecerem?”
Nem:
“Como fazer as pessoas colaborarem?”
Talvez seja:
“Como educar seres humanos para compreenderem a si mesmos, reconhecerem a existência do outro e serem capazes de construir relações voluntárias, responsáveis e conscientes?”
Porque, quando uma pessoa compreende a própria liberdade, ela começa a compreender a responsabilidade que vem com ela.
Quando compreende a própria individualidade, começa a reconhecer a individualidade do outro.
Quando compreende as próprias escolhas, começa a observar suas consequências.
Quando aprende a perguntar “por quê?”, começa a perceber que muitos dos sistemas que considera naturais são, na verdade, construções humanas.
E quando uma sociedade inteira aprende a perguntar “por quê?”, ela deixa de ser apenas uma sociedade que reproduz o que recebeu.
Ela se torna uma sociedade capaz de refletir sobre si mesma.
Talvez seja esse o ponto em que a verdadeira transformação começa:
não quando alguém manda uma pessoa mudar,
mas quando a pessoa consegue olhar para si mesma, olhar para o outro, olhar para o sistema ao redor e finalmente perguntar:
“Por que fazemos isso dessa maneira? Existe outra forma?”
E então, pela primeira vez, a mudança deixa de ser apenas uma imposição externa.
Ela se torna uma escolha consciente.