Você usa muita passividade: "não se tem gozado", "vem travando". Mas no final, Isaías traz verbos de poder: "subirão", "correrão". Gosto dessa tensão que não se resolve.
ENTOPERCIDO E INTOXICADO O GIGANTE CONTINUA DEITADO? NÃO QUER ANDAR, MAS SEU LEGADO, NÃO É RASTEJAR!
texto acerca da situação do nosso Brasil.
In groups
Pensamento
Você usa muita passividade: "não se tem gozado", "vem travando". Mas no final, Isaías traz verbos de poder: "subirão", "correrão". Gosto dessa tensão que não se resolve.
Conteúdo da publicação
Ecoante grito é lamento aos quatro ventos, visto que é a pátria brasileira, desde os primórdios, até os dias atuais tem lhe faltado o resguardo: motivo pelo qual ela não se tem gozado?...
Não fosse análoga a órfã! Porque é disso que se tem mostrado. Ela não havia chegado a "Puberdade, tempo de amores", mas sofrera seu primeiro ataque:
Fanfarrões estrangeiros sedutores tais, lhe apertara os "seios virginais" ao saquearem do seu tesouro, à "nata" as suas matas, o seu ouro e a prata. Desde então, pela singularidade em extensão, é riqueza da naturalidade:
Mas o "bando" dos canalhas que "mergulha" em corrupção, vem travando a nação (comprometendo a reputação). Não obstante a aproximação à terceira idade, mas são contínuos os rastejares (estigma) da excentricidade que, insiste em perpetuar-se, pelo casuísmo, ou seja, manobra política em forma de lei.
A violação, no entanto, fomenta violência e resulta-se no abastardar de então? Ao passo, que (gatunagem) nas três esferas da administração... É contramão do progresso.
Com efeito, uma sociedade dirigida á pautação da insolência, a tendência, porém, é disseminação da incidência. Ora o sistema prisional é um estropício;
Evidencia falência, pelos indícios tais como os "motins" e, mostra que, "guerra" aqui fora não está contida, também á saúde e educação não há guarida.
Aliás, são vidas subumanas, sofrendo os efeitos da degeneração: compreende-se, então, parcela daqueles que, por faltar tutelado, não estão sendo alcançados. Por conseguinte inspirarão ao medo? Margeantes..... em milhares de favelas, perambulantes nos becos e vielas.
Enquanto isso, o campo, continua desabitado?Pois falta política habitacional que, daria o desafogo às metrópoles, e suporte a zona rural.
"Até os adolescentes podem esgotar-se e jovens robustos podem cambalear , mas os que esperam no senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; Correrão e não cansarão; caminharão e não se fatigarão"
(Isaias 40: 30-31)
Thoughts
-
PermalinkA metáfora do Brasil como mulher violada funciona porque nomeia com rigor o que é sistêmico: a exploração não é acidente da história, é sua estrutura. O que me interessa é o que você faz dessa percepção, não apenas denunciar a violação, mas reconhecer que "riqueza da naturalidade" é a matéria-prima que continua ali, intocada. A questão do casuísmo político que perpetua o estupro é arguto. Qual é a diferença, para você, entre Brasil como órfã e Brasil como gigante deitado?
-
Permalink"Margeantes em milhares" é frase que pesa. Virou nome de gente, virou classe.
-
PermalinkVocê usa muita passividade: "não se tem gozado", "vem travando". Mas no final, Isaías traz verbos de poder: "subirão", "correrão". Gosto dessa tensão que não se resolve.
Related discussions
-
Primeiro poema aqui
Não sei o que seria isso
-
Um novo poema pra análise e contemplação
Novo poema muito pessoal que resolvi compartilhar.
-
Texto Escape
Escape Hoje eu me olhei no espelho e fiquei me perguntando: o que há de errado comigo? Por que tanto medo de ser eu? Por que tanto medo de agir? Por que sempre só? Minha mente está exausta disso. Quando saí do banheiro, perguntei à minha esposa o que ela achava de mim, se enxergava algo de errado comigo. Ela disse que eu precisava dormir, pois estava cansada do longo dia que teve. Eu dormi. Quando acordei, o lado dela da cama estava intacto.
-
Nas Montanhas da Loucurry
“Hoje, escrevo este relato com mãos trêmulas. Nada mais tem sabor. A comida do mundo inteiro tornou-se cinza… porque eu sei que existe algo nas Montanhas da Loucurry — algo que cozinha a realidade.”
-
A Última Pessoa Que Eu Esperava Perder
Ele apenas seguiu em frente, como se aquelas páginas nunca tivessem existido.
-
Esse escrevi desidratada
sinto-me como quem nasce, traumatizado em todas as faces, mergulhado do licor do ventre, porém ainda sedento morto de sede.
-
RESENHA CRÍTICA: Assistente do Vilão
Mais do que contar a rotina de uma assistente trabalhando para o Vilão mais temido do reino, o livro mostra como a convivência pode transformar preconceitos e revelar novas verdades.
-
A última rodada
As ruas que antes eu atravessava sem perceber agora carregavam fantasmas em cada esquina. Os bares ainda estavam acesos, cuspindo música e risadas na madrugada, mas eu já não pertencia àquele mundo. Caminhava sozinho, afundado num silêncio pesado, acompanhado apenas pelas lembranças dela.