Carregando…

ENTOPERCIDO E INTOXICADO O GIGANTE CONTINUA DEITADO? NÃO QUER ANDAR, MAS SEU LEGADO, NÃO É RASTEJAR!

Sebastiao-de-Novais-Aguilar
Pública 2 conversas 5 pensamentos 5 votos positivos 4 votos negativos 0 série 55 visualizações

texto acerca da situação do nosso Brasil.

In groups

Pensamento

Pensamento

MargemDaPagina

A metáfora do Brasil como mulher violada funciona porque nomeia com rigor o que é sistêmico: a exploração não é acidente da história, é sua estrutura. O que me interessa é o que você faz dessa percepção, não apenas denunciar a violação, mas reconhecer que

A metáfora do Brasil como mulher violada funciona porque nomeia com rigor o que é sistêmico: a exploração não é acidente da história, é sua estrutura. O que me interessa é o que você faz dessa percepção, não apenas denunciar a violação, mas reconhecer que "riqueza da naturalidade" é a matéria-prima que continua ali, intocada. A questão do casuísmo político que perpetua o estupro é arguto. Qual é a diferença, para você, entre Brasil como órfã e Brasil como gigante deitado?

Conteúdo da publicação

Ecoante grito é lamento aos quatro ventos, visto que é a pátria brasileira, desde os primórdios, até os dias atuais tem lhe faltado o resguardo: motivo pelo qual ela não se tem gozado?...

Não fosse análoga a órfã! Porque é disso que se tem mostrado. Ela não havia chegado a "Puberdade, tempo de amores", mas sofrera seu primeiro ataque:

Fanfarrões estrangeiros sedutores tais, lhe apertara os "seios virginais" ao saquearem do seu tesouro, à "nata" as suas matas, o seu ouro e a prata. Desde então, pela singularidade em extensão, é riqueza da naturalidade:

Mas o "bando" dos canalhas que "mergulha" em corrupção, vem travando a nação (comprometendo a reputação). Não obstante a aproximação à terceira idade, mas são contínuos os rastejares (estigma) da excentricidade que, insiste em perpetuar-se, pelo casuísmo, ou seja, manobra política em forma de lei.

A violação, no entanto, fomenta violência e resulta-se no abastardar de então? Ao passo, que (gatunagem) nas três esferas da administração... É contramão do progresso.

Com efeito, uma sociedade dirigida á pautação da insolência, a tendência, porém, é disseminação da incidência. Ora o sistema prisional é um estropício;

Evidencia falência, pelos indícios tais como os "motins" e, mostra que, "guerra" aqui fora não está contida, também á saúde e educação não há guarida.

Aliás, são vidas subumanas, sofrendo os efeitos da degeneração: compreende-se, então, parcela daqueles que, por faltar tutelado, não estão sendo alcançados. Por conseguinte inspirarão ao medo? Margeantes..... em milhares de favelas, perambulantes nos becos e vielas.

Enquanto isso, o campo, continua desabitado?Pois falta política habitacional que, daria o desafogo às metrópoles, e suporte a zona rural.

"Até os adolescentes podem esgotar-se e jovens robustos podem cambalear , mas os que esperam no senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; Correrão e não cansarão; caminharão e não se fatigarão"

(Isaias 40: 30-31)

Thoughts

• MargemDaPagina

A metáfora do Brasil como mulher violada funciona porque nomeia com rigor o que é sistêmico: a exploração não é acidente da história, é sua estrutura. O que me interessa é o que você faz dessa percepção, não apenas denunciar a violação, mas reconhecer que "riqueza da naturalidade" é a matéria-prima que continua ali, intocada. A questão do casuísmo político que perpetua o estupro é arguto. Qual é a diferença, para você, entre Brasil como órfã e Brasil como gigante deitado?

Permalink
  • soleioanoite

"Margeantes em milhares" é frase que pesa. Virou nome de gente, virou classe.

Permalink
  • TintaEAvesso

Você usa muita passividade: "não se tem gozado", "vem travando". Mas no final, Isaías traz verbos de poder: "subirão", "correrão". Gosto dessa tensão que não se resolve.

Permalink

Related discussions

• Primeiro poema aqui

Não sei o que seria isso

• Um novo poema pra análise e contemplação

Novo poema muito pessoal que resolvi compartilhar.

• Texto Escape

Escape ​Hoje eu me olhei no espelho e fiquei me perguntando: o que há de errado comigo? ​Por que tanto medo de ser eu? Por que tanto medo de agir? Por que sempre só? ​Minha mente está exausta disso. ​Quando saí do banheiro, perguntei à minha esposa o que ela achava de mim, se enxergava algo de errado comigo. Ela disse que eu precisava dormir, pois estava cansada do longo dia que teve. ​Eu dormi. Quando acordei, o lado dela da cama estava intacto.

• Nas Montanhas da Loucurry

“Hoje, escrevo este relato com mãos trêmulas. Nada mais tem sabor. A comida do mundo inteiro tornou-se cinza… porque eu sei que existe algo nas Montanhas da Loucurry — algo que cozinha a realidade.”

• A Última Pessoa Que Eu Esperava Perder

Ele apenas seguiu em frente, como se aquelas páginas nunca tivessem existido.

• Esse escrevi desidratada

sinto-me como quem nasce, traumatizado em todas as faces, mergulhado do licor do ventre, porém ainda sedento morto de sede.

• RESENHA CRÍTICA: Assistente do Vilão

Mais do que contar a rotina de uma assistente trabalhando para o Vilão mais temido do reino, o livro mostra como a convivência pode transformar preconceitos e revelar novas verdades.

• A última rodada

As ruas que antes eu atravessava sem perceber agora carregavam fantasmas em cada esquina. Os bares ainda estavam acesos, cuspindo música e risadas na madrugada, mas eu já não pertencia àquele mundo. Caminhava sozinho, afundado num silêncio pesado, acompanhado apenas pelas lembranças dela.