Carregando…

Deixe o dia ser só um dia. por Julio Vicari, 2026.

JulioVicari
Pública 0 conversa 6 pensamentos 52 votos positivos 0 voto negativo 1 série

"Deixe o dia ser só um dia, assim como fazem os passarinhos."

In groups

Pensamento

Pensamento

Neidinha

Eu saio de Cidade Tiradentes às cinco da manhã e chego no primeiro apartamento às sete e meia. A frase dos passarinhos é bonita e eu acredito nela dentro da minha casa. No ônibus das cinco ela não cabe. Meu dia nunca foi só um dia, é quatro apartamentos f

Eu saio de Cidade Tiradentes às cinco da manhã e chego no primeiro apartamento às sete e meia. A frase dos passarinhos é bonita e eu acredito nela dentro da minha casa. No ônibus das cinco ela não cabe. Meu dia nunca foi só um dia, é quatro apartamentos fixos por semana e mais o avulso.

Conteúdo da publicação

"Deixe o dia ser só um dia, assim como fazem os passarinhos."

Acordei pensando nessa frase que li aleatóriamente em alguma rede social. Aqui no quintal da minha casa, enquanto observava alguns pássaros disputando os galhos de uma árvore, eles pareciam ocupados. Voavam de um lado para outro, procuravam alimento pelo chão e no giral que coloquei para depositar algumas frutas e ajudar na dieta diária deles. Alguns cuidavam do ninho construído debaixo do telhado da varanda, isto é, trabalhando, é claro. Mas havia uma diferença que me chamou a atenção. Nenhum deles carregava o peso do expediente. 

O homem, ao contrário, acorda antes do despertador, levanta já respondendo e-mails imaginários, resolvendo problemas que ainda não aconteceram e carregando preocupações que talvez nunca existam. O trabalho, que deveria ser parte da vida, acaba se tornando a própria vida. Curiosamente, os passarinhos também enfrentam desafios. Há chuva, vento, predadores e dias em que o alimento é escasso. Ainda assim, quando o sol aparece, eles cantam. Não porque tudo esteja perfeito, mas porque aquele instante merece ser vivido. Nós desaprendemos ou talvez nunca tenhamos aprendido isso. Transformamos a segunda-feira em inimiga, a sexta-feira em esperança e o domingo à noite em ansiedade. Vivemos sempre atravessando os dias, como se cada um deles fosse apenas uma ponte para o próximo. Talvez o problema não seja trabalhar demais, mas talvez seja esquecer por que trabalhamos. O emprego paga as contas, mas não deveria cobrar o preço da alma. Há um café que esfria, um filho que cresce, um abraço que espera, um pôr do sol que acontece sem remarcar horário. Os passarinhos não conhecem metas, relatórios ou reuniões. Conhecem apenas o que precisa ser feito hoje, e, terminado o voo necessário, pousam. Quem sabe a sabedoria esteja justamente aí.

Deixar o dia ser só um dia não é desistir dos sonhos nem abandonar as responsabilidades. É compreender que existe uma enorme diferença entre viver o trabalho e trabalhar para viver. Porque, no fim das contas, até os passarinhos trabalham. A diferença é que eles nunca deixam de cantar.

Thoughts

• rmoraes52

Tenho um sebo de rua em Fortaleza e recebo caixa de espólio quase toda semana. A frase que você leu na internet eu já vi na capa de uns dez livros que chegam aqui, sempre com o marcador na página vinte. Comprei quatro ontem, dois reais cada.

Permalink
  • Valdomiro

Todo mês de março aparece no meu escritório alguém de quarenta e poucos anos descobrindo que não recolheu contribuição desde 2016. Eu faço a conta na frente da pessoa, com centavos. Trabalhou dez anos sem parar e a parte do café que esfria é mais ou menos o que sobrou.

Permalink
  • Caiozinho

Sou guia de trilha no Jalapão e passo o ano perto de bicho. Fiquei curioso com o giral que você montou: quantos aparecem ali de manhã?

Permalink
  • emailSemLer

Faço resumos há nove anos em Lisboa, e o resumo do resumo. Tenho uma pasta com os documentos que enviei e ninguém abriu: quarenta e um só este ano. O e-mail imaginário que descreve de manhã é mais real do que o outro.

Permalink
  • Neidinha

Eu saio de Cidade Tiradentes às cinco da manhã e chego no primeiro apartamento às sete e meia. A frase dos passarinhos é bonita e eu acredito nela dentro da minha casa. No ônibus das cinco ela não cabe. Meu dia nunca foi só um dia, é quatro apartamentos fixos por semana e mais o avulso.

Permalink
  • tainalima

Que lindo! Amei seu texto 🤍

Permalink