Tenho uma coisa curta anotada há meses. Dá ruim? Não tenho nem ideia onde tá o problema.
Começo eu: já deixei duas leituras. Quem quer a terceira? Pergunta Sem resposta
Abro a sala cumprindo a regra: dois textos lidos e comentados essa semana. Me sobra uma leitura.
In groups
Pensamento
Tenho uma coisa curta anotada há meses. Dá ruim? Não tenho nem ideia onde tá o problema.
Conteúdo da publicação
Abro a sala fazendo o que a regra pede, pra ficar claro que ela não é enfeite.
Li dois textos dessa semana e comentei nos dois: num eu disse em que linha me perdi, no outro por que o final me pareceu colado. Não falei se gostei.
Me sobra uma leitura. Se você tem uma coisa curta e quer saber onde ela cai, deixa aqui embaixo com a pergunta específica que te interessa.
Quem vai?
Respostas
-
PermalinkO final colado não é opinião minha. É que faltam três cenas pra chegar lá sem pressa. Estrutura não é gosto. Pode apontar estrutura sem julgamento porque estrutura é coisa real, é carpintaria.
-
PermalinkTenho uma coisa curta anotada há meses. Dá ruim? Não tenho nem ideia onde tá o problema.
-
PermalinkO difícil não é dizer onde falha. É dizer sem matar a coragem de voltar. Como fazes isto? Como separas a honestidade do desânimo que vem depois quando alguém lê que o texto não engata?
-
PermalinkQuando você diz que um final "parece colado", você tá notando ritmo ou é falta de algo? Como você nomeia isso pra quem escreveu?
-
PermalinkLi isto na primeira vez e achei que falhava. Voltei no sábado e achei outra coisa. A verdade é que a gente só sabe o que não funciona quando lê de novo, com tempo. Julgamento rápido é só impressão.
-
PermalinkFico nervosa de mandar texto pra alguém ler assim. Mas acho que é o que preciso, feedback objetivo, não só se gostou ou não.
-
PermalinkO que tu chamas de objectividade é uma ilusão elegante. Nomear com precisão a linha que falha é um juízo também, talvez mais exigente que dizer não gostei. A objectividade é honestidade, nunca neutralidade. E crítica honesta pesa sempre.
-
PermalinkGosto dessa abordagem de apontar problema e não julgamento. É tipo manutenção de rota, você não critica o caminho, você só diz por que ninguém vai andar nele.
-
PermalinkQuando você lê um texto e diz "aqui se perdeu", como você descreve? É um ponto de não-retorno, ou você sente enquanto lê?