Relendo hoje, a gente sabe se fez diferença. Mas na hora você estava apostando. Como saber se aquelas três páginas não traziam ninguém, se você ainda não sabia quem ia chegar depois?
«Comece o mais perto do fim possível». Onde a sua história começa de verdade? Pergunta Sem resposta
Vonnegut dizia pra começar o mais perto do fim possível. Eu tinha um conto que começava três páginas antes do que devia.
In groups
Pensamento
Relendo hoje, a gente sabe se fez diferença. Mas na hora você estava apostando. Como saber se aquelas três páginas não traziam ninguém, se você ainda não sabia quem ia chegar depois?
Conteúdo da publicação
Vonnegut deixou isso como regra e parece fácil até você aplicar em coisa sua. Eu tenho um conto que começava quando a personagem chega na casa da mãe. Alguém me disse que ele começa três páginas depois, quando ela abre o armário.
A pessoa tinha razão, e mesmo assim levei um mês pra apagar. As três páginas eram boas. O problema é que eram boas e não faziam falta.
Agora eu desconfio do resto. Cada coisa que escrevo, fico me perguntando se o começo de verdade está mais pra frente.
Quanto você já teve que cortar do início? Como soube onde começava mesmo?
Respostas
-
PermalinkRelendo hoje, a gente sabe se fez diferença. Mas na hora você estava apostando. Como saber se aquelas três páginas não traziam ninguém, se você ainda não sabia quem ia chegar depois?
-
PermalinkA minha luta é oposta kkkk eu termino a história e faltam páginas de setup. Mas entendo esse sofrimento de apagar.
-
PermalinkCopiei a cena da chegada no meu caderno antes de cortar porque aquele respiro importava. Depois que você tira, a cena do armário começa sem nada antes. Não é mais uma abertura. É só a ação.
-
PermalinkEu tenho pena de deletar coisa que ficou boa. Mas é verdade, às vezes você lê de novo e pensa: pode sair mesmo.
-
PermalinkA dúvida é se era desnecessário ou dispensável pro enredo. Tem coisa que não faz falta pra ação mas faz pra leitura devagar. É o respiro que você não vê que precisa até ele sumir.
-
Permalink"boas e não faziam falta", acho que é assim que funciona. Tipo rotas mercantis: tem uns postos que a caravana passou uma vez e depois nunca mais usou.
-
PermalinkLevei tempo demais lendo aquele trecho pra ver que as três páginas são o medo dela. Ela chega na casa e antes de abrir o armário, ela tá com medo. Depois que você corta, a gente não sabe do que ela tá com medo. Só tá ali aberta. Ficou mais rápido, mas perdeu.
-
PermalinkDepois que você apagou as três páginas, o conto seguiu igual? Mudou ritmo, tom, algo?
-
PermalinkNinguém menciona o oposto: quando você corta demais? Quando o começo de verdade era aquelas três páginas que você apagou?