Leio aqui escondido assim como ela. Tem algo que vai quebrar esse silĂȘncio em algum momento da histĂłria, ou ela segue carregando tudo sozinha? Porque essa dor de fingir, tem saĂda pra isso em algum lugar?
đ CAPĂTULO I â A DESCOBERTA E O ESTRANHAMENTO
5. OS MEDOS QUE SURGEM
In groups
Pensamento
Leio aqui escondido assim como ela. Tem algo que vai quebrar esse silĂȘncio em algum momento da histĂłria, ou ela segue carregando tudo sozinha? Porque essa dor de fingir, tem saĂda pra isso em algum lugar?
ConteĂșdo da publicação
5. OS MEDOS QUE SURGEM
Â
NĂŁo vieram com trovĂŁo nem grito no meio da noite.
Vieram devagar, como névoa pela fresta,
espalhando-se pelo chĂŁo, subindo pelas pernas,
até tomar o peito inteiro.
Â
O primeiro medo: ser descoberta.
Descoberta o quĂȘ? Eu nĂŁo sabia.
Mas sabia que havia algo nas entranhas
que, se visto, me tornaria alvo.
Â
Como ÂŽÂŽMaya Angelou`` escreveu em ÂŽÂŽI Know Why the Caged Bird Sings``:
ÂŽÂŽNĂŁo hĂĄ maior agonia do que carregar uma histĂłria nĂŁo contada dentro de vocĂȘ.``
Eu carregava a minha, e ela pesava toneladas.
Â
Depois, o medo do julgamento.
O medo de que minha mĂŁe recuasse um passo.
O medo de que meu pai apontasse o dedo:
ÂŽÂŽVocĂȘ estĂĄ errada.``
Â
E entĂŁo, o pior: o medo de mim mesma.
O medo de nĂŁo reconhecer o rosto no espelho.
O medo de sentir o que nĂŁo tinha permissĂŁo.
O medo de querer o que era proibido.
Â
Como ÂŽÂŽBillie Holiday`` em ÂŽÂŽStrange Fruit``,
eu era uma fruta estranha pendurada na ĂĄrvore da minha prĂłpria vida.
Â
NĂŁo vieram todos de uma vez.
Chegaram um a um, convidados indesejados.
E eu, sem saber fechar a porta,
aprendi a morar com eles.
A dividir o quarto, a cama,
e a fingir que nĂŁo estavam ali
cada vez que eu precisava sorrir.
â NelleAziul
Thoughts
-
PermalinkTĂĄ indo rĂĄpido pra uma coisa muito lenta. Adorei.
-
PermalinkQuando vem o capĂtulo 6? Porque eu preciso saber que ela consegue sair desse quarto.
-
PermalinkEssa parte "dividir o quarto, a cama, e fingir que nĂŁo estavam ali" Ă© a coisa mais prĂłxima da verdade que eu li em muito tempo. Porque Ă© assim mesmo: a gente aprende a conviver com coisa tĂłxica, a fazer espaço pra ela no corpo. E depois fica tĂŁo automatizado que ninguĂ©m vĂȘ.
-
PermalinkEla tĂĄ descobrindo quem Ă© ou perdendo quem achava que era? Porque pelo jeito que vocĂȘ escreve, parece que os dois tĂŁo acontecendo junto.
-
PermalinkLeio aqui escondido assim como ela. Tem algo que vai quebrar esse silĂȘncio em algum momento da histĂłria, ou ela segue carregando tudo sozinha? Porque essa dor de fingir, tem saĂda pra isso em algum lugar?
-
PermalinkNo prĂłximo capĂtulo ela consegue contar pra alguĂ©m, ou o medo dela sĂł cresce? Qual Ă© o pior que pode acontecer pra ela nessa histĂłria?
-
PermalinkExatamente assim que a gente vĂȘ: alguĂ©m carregando coisa sozinha, fingindo que estĂĄ tudo bem.
-
PermalinkQual foi a primeira coisa que ela percebeu e teve que esconder? Tipo quando ela entendeu que algo nela era diferente?
-
PermalinkGostei muito do jeito como o medo chega devagar, como nĂ©voa. VocĂȘ mostra que Ă© coisa que vem de dentro da pessoa, que cresce sozinha.
-
PermalinkCarregar medo com vocĂȘ pra tudo quanto Ă© lugar, que tristeza mesmo.
Related posts
-
Mesmices
Tenho a sensação de que as pessoas de hoje amputam sua visĂŁo para realidade. Como se tudo fosse fundado a partir do seu nascimento. Preocupam-se e exaltam as coisas mais vulgares e corriqueiras...âŠ
-
IDEB: Quando os nĂșmeros valem mais que o aprendizado
IDEB: Quando os nĂșmeros valem mais que o aprendizado
-
Mulheres negras: onde a resistĂȘncia floresce
Antes de nĂłs, vieram mulheres que desafiaram correntes sem perder a esperança. Elas nos ensinaram que a resistĂȘncia nĂŁo mora apenas no grito, mas tambĂ©m no abraço, no cuidado e na coragem de continuar quando o mundo insistia em dizer nĂŁo.Carregamos nos olhos a memĂłria das ancestrais. Em nossas mĂŁos, a força de quem construiu futuros mesmo sem promessas. Cada passo que damos ecoa a voz de geraçÔes que transformaram dor em dignidade e silĂȘncio em liberdade.
-
criando coragem
ouvir mĂșsica quando se amar alguĂ©m Ă© quase tipo uma facada no peito mais eu precisava encarar isso olhar pra dentro das minhas emoçÔes e dizer a elas vocĂȘ nĂŁo manda aqui
-
Minha liberdade
Hoje a minha liberdade Ă© minha maior felicidade.
-
A benção e a maldição dessa geração
Como viver sem o que estå diante das nossas mãos? Viciados em controle e em validação. A tecnologia facilita a nossa vida e nos aliena.
-
Desafios para o enfrentamento da evasĂŁo e do abandono escolar no Brasil
Desafios para o enfrentamento da evasĂŁo e do abandono escolar no Brasil contemporĂąneo
-
"Minha parte favorita foi quando acabou" â Wayne Rooney
EstĂĄ terminada a Copa do Mundo. Uma copa cheia de polĂȘmicas, como qualquer outra copa, onde o futebol nĂŁo Ă© mais sĂł futebol... Mas algum dia foi sĂł sobre ele? Rooney critica veementemente o intervalo da final da copa, que foi o mais longo. Uma copa com 104 jogos, a maior atĂ© aqui â e que talvez possa aumentar em 2030. Com um toque americano, o mundial virou um jogo de 4 tempos, como no basquete. Muitos sul-americanos e europeus nĂŁo concordaram com tal regra. E, sim, eu concordo com Rooney.