Um detalhe que só melhora a história: protozoário vem do grego, e não do latim. Prôtos é primeiro, zôion é animal, então a ideia original era mais ou menos primeiro animal, bem perto do que você chegou a dizer pra Abigail. É o mesmo proto de protótipo e de protagonista.
Um bilhete, por favor! Com ou sem expectativa? Pergunta Sem resposta
Outro dia tive q ir ao centro da cidade e, como de costume, utilizei o metrô. É bem mais rápido e prático. Logo q acessei o vagão, parei no corredor. Sentadas a minha frente estavam uma mulher e sua…
In groups
Pensamento
Um detalhe que só melhora a história: protozoário vem do grego, e não do latim. Prôtos é primeiro, zôion é animal, então a ideia original era mais ou menos primeiro animal, bem perto do que você chegou a dizer pra Abigail. É o mesmo proto de protótipo e d
Conteúdo da publicação
Viagem de metrô costuma ser um tempo bastante ocioso: cada um na sua bolha, o olho no celular ou no nada. Naquele dia, entretanto, a minha bolha estourou com uma pergunta de uma criança de oito anos. Eu tinha acabado de entrar no vagão e parado no corredor quando reparei numa mãe e sua filha, sentadas à minha frente. A menina lia um cartaz com a concentração de quem decifra um enigma. Até que virou-se para a mãe e perguntou:
— Mamãe, o que é protozoário?
— Que pergunta difícil, filha. A mamãe não sabe. Acho que faltei nessa aula.
Achei graça da saída da mãe, que preferiu confessar a inventar. Mas foi a curiosidade da menina que me pegou, e decidi que aquela dúvida merecia esclarecimento.
— Desculpe-me por me intrometer. Eu também faltei nas aulas de biologia, mas a curiosidade da sua filha merece uma resposta. É difícil ver crianças mostrarem interesse por esses temas. Com um pouco de esforço, acho que consigo responder. Posso?
— Moço, ela é assim mesmo: pergunta tudo o tempo todo. Mas, se o senhor quiser explicar, tudo bem.
— Então, mocinha, primeiramente, como é o seu nome?
— Abigail.
— Abigail? — Olhei para a mãe e comentei: — Nome bonito e incomum. A senhora fugiu das aulas de biologia, mas, pelo visto, soube aproveitar bem as de literatura.
— Acho que nem tive essa matéria, moço. E fugi das aulas de português também. O nome foi sugestão da avó dela.
— Faz sentido. Mas então, Abigail, voltando ao nosso protozoário, vamos ver se conseguimos decifrar. "Zoário" deve vir de zoo, igual a zoológico. Conhece?
— Conheço de nome, mas nunca fui.
— Nunca foi? Seria interessante ir, pois logo eles podem não existir mais, mas isso é outra questão. Voltando à nossa dúvida: "zoário" vem de zoo, que deve ser o termo em latim para animal. A ciência gosta de termos em latim para confundir a gente. E "proto" é igual a "pré", como prezinho.
— Prezinho? O que é? — perguntou a menina.
— Eu lhe falei, moço, ela pergunta tudo — disse a mãe. — E acho que prezinho deixou de existir — reforçou.
— Prezinho é como a gente chamava o pré-primário. Pré é o que antecede algo, se bem que proto está mais para algo que parece ser, mas ainda não é. Algo que está se tornando. É como uma casa em construção, ainda sem portas, janelas ou telhado. Ninguém fala assim, mas ela seria uma proto-casa. Então, protozoário significa algo que ainda não é um animal, mas está se tornando um. Protozoários, no campo da evolução, são os seres vivos que antecedem os animais. É mais ou menos isso. Deu para entender?
— Mais ou menos, tio.
— Não sei se ajudou muito não, moço, mas obrigada. Agradeça ao moço, filha.
— Obrigada, tio.
— Não por isso. E eu é que lhe agradeço. Fico feliz em ver uma criança mostrando curiosidade, pois é a curiosidade que move o mundo, sabia? E o único conselho que lhe dou é não fugir das aulas de biologia como eu e sua mãe. Aliás, não fuja de aula nenhuma.
Em meio a isso, percebi que estávamos chegando à estação onde eu desceria. Despedi-me delas e segui em direção à porta. Logo que desci, uma jovem mulher, que saiu junto com a multidão, abordou-me e comentou:
— Escutei sua conversa lá atrás. Eu não fugi das aulas de biologia e o senhor até que explicou bem, pois é mais ou menos aquilo mesmo. Mas foi bonito o que o senhor fez. É cada vez mais incomum vermos crianças mostrarem interesse por temas como esse, e alguém que as ensine também anda escasso. Parabéns pela atitude.
Agradeci, ela fez um gesto com a cabeça em retribuição e seguiu a passos rápidos, sumindo em meio à multidão. Viagens de metrô nem sempre são produtivas, mas nesta acho que ganhei o dia.
Respostas
-
PermalinkNa escola dominical eu era a Abigail, perguntava tudo, e a resposta padrão era que aquilo era mistério. A mãe do metrô pelo menos admitiu que não sabia, e isso já é muita coisa.
-
PermalinkTem dois protos diferentes misturados na explicação. Um quer dizer primeiro, que é o da palavra. O outro quer dizer algo que ainda está virando outra coisa, que é o da casa sem telhado. A Abigail saiu do metrô com o segundo, que é mais bonito e menos certo, e eu aposto que é esse que ela vai lembrar.
-
PermalinkUm detalhe que só melhora a história: protozoário vem do grego, e não do latim. Prôtos é primeiro, zôion é animal, então a ideia original era mais ou menos primeiro animal, bem perto do que você chegou a dizer pra Abigail. É o mesmo proto de protótipo e de protagonista.
-
PermalinkVoto positivo, porque são momentos assim que fortalecem o crescimento dessa e de todas crianças que estão aprendendo. O desafio é proporcionar momentos como esse.
Que mais encontros assim aconteçam!
-
PermalinkO mais ou menos, tio, da Abigail me fez pensar em quantas explicações boas a gente recebe criança e só entende uns vinte anos depois. Aposto que ela vai lembrar da casa sem telhado quando essa palavra cair numa prova, e vai rir sozinha. Metrô rende histórias assim, e essa aqui ganhou o meu dia também!
-
PermalinkA mãe dizendo que faltou naquela aula, sem inventar nada, foi a parte que mais gostei. Meu pai inventava tudo com uma segurança danada, e eu levei anos pra descobrir o que era chute dele.
Related posts
-
Nostalgiando-me
Tenho saudades — de tempos que não voltam, de movimentos que cessaram, de grupos que não mais se ajuntam, de coisas que não mais são comuns. Tenho saudades — de um passado congelado como uma imagem…
-
Heróis da infância
Na infância foram muitos os heróis.
-
Pensei
De imediato eu pensei
-
ROMEU 1 ,PARTE : 1
Seus olhos castanhos me enfeitiçam a tarde,
-
Conversa com Deus, Salvação.
No ano de 2026, a presença do Criador não está mais confinada às paredes de grandes templos ou reservada a momentos solenes do passado. Em cada canto do mundo, a fé se manifesta na simplicidade do…
-
ROMEU 1 PARTE 2
Tentei esconder o que eu sentia,
-
Minha carência é o céu.
Muita gente diz que sou um homem carente, de um abraço ou de um amor que passa. Mas a minha alma busca algo diferente, uma sede que só o alto em mim se disfarça. Não é carência do mundo que me faz…
-
BASTA ✋
No começo, a história de Sofia e Roberto parecia um conto de fadas. O casamento trouxe alegria, planos para o futuro e o nascimento de dois filhos amorosos. Roberto era muito carinhoso, gentil.…