Verbenas vaidosas é coisa de quem nunca cultivou. Flor não tem vanidade, tem sobrevivência. O poema quer romantizar mas a realidade é mais bruta.
Beija-flor
De repente surgiu sorrateiro
In groups
Pensamento
Verbenas vaidosas é coisa de quem nunca cultivou. Flor não tem vanidade, tem sobrevivência. O poema quer romantizar mas a realidade é mais bruta.
Conteúdo da publicação
De repente surgiu sorrateiro
No arrebol da manhã primaveril,
Esbelto, galante, leve e viril,
Atraído pelo convite do cheiro
Que exala das plantas no jardim.
Voa! vem para beber perfumes
Colibri, com os fulgores dos lúmens
Que afagam flores cor de carmim.
Exibe magia, pairando no ar
Sobre as verbenas vaidosas
Dos canteiros entre as rosas,
Que jogam pétalas ao vagar
Da brisa que as balança,
Levando aroma para a donzela
Que se debruçou na janela,
Com os olhos cheios de esperança.
Thoughts
-
PermalinkVerbenas vaidosas é coisa de quem nunca cultivou. Flor não tem vanidade, tem sobrevivência. O poema quer romantizar mas a realidade é mais bruta.
-
PermalinkTem algo no jeito da moça que espera do lado da janela com esperança. Ela não tá pedindo nada ao colibri, só olhando, só deixando passar. Acho que há duas pessoas ali: uma que vê o colibri, outra que inventa o que o colibri significa. A beleza tá no intervalo entre as duas.
-
PermalinkAquele colibri pairando no ar enquanto todo mundo esperando respira. Só o que é urgente acontece assim.
Related posts
-
Setembro, e o cinismo amarelo
(Adianto-me pedindo desculpas pelo tom amargo do texto)
-
Tic tac II
Tic...
-
Como todos os românticos
Os teus olhos me calam
-
A Cor Que Não Pode Ser Julgada.
Antes de você olhar para a minha pele, olhe para os meus olhos.
-
Veneno Nos Trilhos
O trem blindado cortava as ruas de Ceres como uma lâmina de aço silenciosa. Janelas de vidro negro protegiam os passageiros, mas não escondiam a magnitude da cidade. Fidel, impecável em seu uniforme…
-
Ladrões de bicicleta (1948) parte 1 – o descaso no ocaso
O filme “Ladrões de bicicleta”, (1948) dirigido por Vittorio de Sica, é uma obra controversa. Soa simplório à primeira vista, provocando em nós uma sensação de que ele “não é isso tudo que falam por…
- Que através da poesia, possamos dar vida e forma a um amor paciente, bondoso, que não é egoísta, nem invejoso, um amor que tudo crê e supera, que se espera e se confia.
-
Refutação e Análise Informativa: A Ilusão da "Moralidade" da Extrema-Direita e a Verdade dos Fatos, o 7 de setembro de 2026 e a crise no STF hoje dia 8 de Setembro de 26.
A Crise dos Guardiões: Uma Análise Crítica da Degradação Institucional no STF