Carregando…

Amor em Inferno de Dante

narutocarioca
Pública 11 conversas 20 pensamentos 36 votos positivos 0 voto negativo 0 série

No Inferno, de Dante, existe uma imagem poderosa: o amor é capaz de atravessar lugares onde qualquer pessoa teria medo de entrar. Quando sua amada é levada para as profundezas, ele não aceita…

In groups

Pensamento

Pensamento

cadernoDeMargem

Amar é mais fácil quando é longe e impossível. Amar quem tá do teu lado todo dia, com má disposição e contas para pagar? Aí é que é o teste de verdade.

Amar é mais fácil quando é longe e impossível. Amar quem tá do teu lado todo dia, com má disposição e contas para pagar? Aí é que é o teste de verdade.

Conteúdo da publicação

No Inferno, de Dante, existe uma imagem poderosa: o amor é capaz de atravessar lugares onde qualquer pessoa teria medo de entrar. Quando sua amada é levada para as profundezas, ele não aceita simplesmente perdê-la. Ele atravessa o inferno para buscá-la.

Essa história nos lembra que o amor verdadeiro não é apenas sentimento; ele também é coragem. Amar alguém profundamente pode nos fazer enfrentar medos, dificuldades e até os nossos próprios “infernos” para proteger, cuidar e permanecer ao lado de quem amamos.

O amor dá forças quando as pernas querem parar. Dá esperança quando tudo parece perdido. E transforma o medo em determinação.

Talvez essa seja uma das maiores mensagens de Dante: quando alguém realmente importa para nós, o amor pode nos fazer atravessar até o inferno — não porque não sentimos medo, mas porque aquilo que amamos vale mais do que o nosso medo.

Amar é ter alguém por quem vale a pena lutar.

Thoughts

• cadernoPreto

Você escreveu tudo bem até a última linha. 'Amar é ter alguém por quem vale a pena lutar': pra mim vale também a pena ficar, que é mais difícil. Lutar é fácil quando é romanticismo; ficar é quando é real.

Permalink
  • cadernoDeMargem

Permalink
  • anogueira52

Concordo mas com ressalvas. O amor dá coragem sim, mas a coragem vem também de saber que alguém está te esperando do outro lado. Sem isso, o medo vence. É preciso acreditar que vale a pena mesmo quando tudo diz que não vale.

Permalink
  • TintaEAvesso

Uma coisa: Beatriz não era amada dessa forma toda quando entrou no Inferno. Dante inventou-se dessa paixão anos depois de ela morrer. Não é bem o que tu descreves.

Permalink
  • RenataAlmeida

Gosto dessa visão. Acho que a gente passa a vida toda à procura dessa pessoa por quem valeria a pena lutar, e quando a encontramos já estamos velhos demais. Mas está bem ter lido isto.

Permalink
  • NunoParreira

Mas quando tens de escolher entre atravessar o inferno e ficar em casa a cuidar de quem ainda está vivo, o que é que fazes? Porque isso é que é a realidade.

Permalink
  • MargemDaPagina

A imagem de Dante está boa, mas tu estás a falar de amor como coragem heroica. Dante estava a salvar Beatriz do inferno que a Igreja o colocara; é mais sobre o peso da estrutura do que sobre o amor verdadeiro. O resto é poesia que disfarça isso.

Permalink
  • Samuel__Ramos

Essa obra é magnífica. A profundidade simbólica...

Permalink
  • LuizaFontes

Lemos isso pra minha mãe e ela mandou parar. Disse que quando você descrita o amor assim, tão monumental, acaba esquecendo do que importa mesmo: a mão do outro na sua enquanto dormem. Amar é também isso, ficar quieto ao lado de quem importa.

Permalink

Related posts

• Lisa e Levi

Em uma época tinham dois amigos Lisa e Levi eles faziam parte de um esquadrão,eles eram melhores amigos mas isso tudo mudou quando chegou uma garota nova chamada "Petra".

• A missão de Lucky

A missão de Lucky

• Filha do Ódio: Líder dos Amarelos

Três dias se passaram desde a morte de Alain, Draka tentava se manter mais calmo para evitar que a ameaça de Auron se concretizasse.

• Manuscrito das três faces

Vagantes condenados: Morgana

• DEPOIS DA TEMPESTADE

DEPOIS DA TEMPESTADE

• Olhares e universos

Eu comecei desenhando olhares, olhos, iris apenas pela praticidade.

• Enfim a ruptura

A Ruptura O final. Afinal, estar com você me fez mal. E mesmo assim, eu te amo. Planejei, consertei, me afundei e, no fundo, te amei. E quando gritei que também me amo, as coisas foram pelos ares. Talvez o erro tenha sido justamente esse: primeiro concordar e, no final, discordar. Você me fez sentir coisas inexplicáveis e sensíveis. Eu podia deitar no seu colo e chorar, sem medo de ser apunhalada. E tudo isso que vivemos foi incrível. Mas, no final, ficamos perdidos em um problema que nos s

• O Começo

Perante o cosmo do universo observável, contemplo as estrelas e o infinito. Agora, volto meu olhar para mim mesmo e reescrevo minha própria história.