Carregando…

Adultos por fora, crianças por dentro: o diagnóstico da geração Millennials.

wesleypratesouza
Pública 8 conversas 16 pensamentos 29 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Os números por trás de uma geração que cresceu, mas não amadureceu.

In groups

Pensamento

Pensamento

por_tras_do_veu

Minha mãe criou três filhos sem pai e todos casaram antes dos 30, mas todos com problemas sérios de confiança e limites. Não é que amadurecer individualmente resolve quando a base emocional é uma falta. Tentei terapia, tentei estudar, tentei me resgatar.

Minha mãe criou três filhos sem pai e todos casaram antes dos 30, mas todos com problemas sérios de confiança e limites. Não é que amadurecer individualmente resolve quando a base emocional é uma falta. Tentei terapia, tentei estudar, tentei me resgatar. O que finalmente funcionou foi encontrar uma comunidade que assumiu o papel que meu pai deveria ter tido. A solução do texto é muito privatizada.

Conteúdo da publicação

Os números por trás de uma geração que cresceu, mas não amadureceu.

Ele tem entre 30 e 40 anos, currículo cheio, redes sociais em dia, talvez até um bom salário. Mas por dentro, não sabe responder a perguntas simples: quem sou eu, o que estou construindo, para onde estou indo. Casou-se tarde ou nunca casou. Trocou de emprego, de cidade, de relacionamento várias vezes, sempre em busca de algo que não consegue nomear.

Essa cena descreve boa parte da geração Millennials (nascidos entre 1981 e 1996). E os números confirmam: não é exceção, é padrão.

Uma geração que cresceu entre crises.

Os Millennials entraram no mercado de trabalho durante a crise financeira de 2008 e viveram a fase mais produtiva da vida adulta em meio à pandemia. Formaram-se em instabilidade econômica, familiar e, sobretudo, espiritual.

O casamento que não acontece (ou demora demais).

Nos Estados Unidos, a idade média ao primeiro casamento subiu de 24,9 para 28,6 anos entre as mulheres, e de 26,8 para 30,4 anos entre os homens, comparando 1990 e 2022. Em 2020, apenas 44% dos americanos entre 25 e 34 anos estavam casados — contra 53% da Geração X na mesma idade, em 1990. Projeções apontam que 1 em cada 4 jovens adultos pode nunca se casar.

No Brasil, o cenário é parecido. Entre 2003 e 2023, a proporção de mulheres que se casaram com 40 anos ou mais saltou de 8,2% para 25,1%; entre os homens, de 13% para 31,3% (IBGE). Em São Paulo, a idade média ao casar passou de 29 para quase 36 anos entre os homens no mesmo período. E enquanto os casamentos caem desde 2015, os divórcios sobem em 2023 foram quase 941 mil casamentos contra mais de 440 mil divórcios.

Uma geração exausta.

Um levantamento do instituto Yellowbrick apontou que 95% dos millennials relatam sintomas de burnout, e 75% dizem se sentir mentalmente exaustos. A Organização Mundial da Saúde reconhece o burnout como fenômeno ocupacional desde 2019 não é força de expressão, é diagnóstico.

No Brasil, as consultas psiquiátricas de millennials no SUS cresceram 34%. Um estudo de 2024 (Global Mind Project) mostrou que jovens de 18 a 34 anos têm, em média, apenas 38 pontos num índice que mede a capacidade de lidar com a rotina e manter o equilíbrio emocional número que indica dificuldade estrutural, não só cansaço passageiro.

A raiz que ninguém aponta: a ausência dos pais

Aqui está o ponto que a maioria das análises ignora. Para entender essa geração, é preciso olhar para os pais dela.

O divórcio foi legalizado no Brasil em 1977. A geração que criou os millennials — Baby Boomers e a primeira metade da Geração X ficou conhecida nos Estados Unidos como “geração da chave na porta”: crianças que voltavam da escola para casas vazias, reflexo do aumento dos divórcios e da menor supervisão parental daquela época.

Os números confirmam essa ruptura. O Censo 2022 do IBGE mostra que o Brasil tem 7,8 milhões de mulheres criando filhos sem a presença de um cônjuge, isso significa 2,6 milhões a mais do que em 2000. A proporção de famílias nessa condição subiu de 11,6% para 13,5% em 22 anos. Dados da Arpen mostram que o percentual de crianças registradas com “pai ausente” na certidão passou de 5,5% em 2018 para 6,9% em 2023. Estima-se ainda que 5,5 milhões de brasileiros não tenham registro paterno, e que quase 12 milhões de famílias sejam hoje chefiadas por mães solo.

A ciência é clara sobre o impacto disso: crianças que crescem sem a presença paterna têm mais chances de enfrentar dificuldades escolares, evasão e comportamentos de risco. Psicólogos descrevem esse efeito como uma espécie de amputação psicológica a figura paterna oferece referências práticas de estabilidade, segurança e enfrentamento de desafios que não são substituíveis.

Em outras palavras: não se ensina a prover e proteger a quem nunca viu isso sendo vivido em casa. E não se ensina ordenamento e posicionamento a quem cresceu sem referência estruturada de feminilidade amadurecida.

Adultos por fora, crianças por dentro

Essa é a chave para entender a crise millennial: não é preguiça, nem imaturidade proposital. É um processo de amadurecimento que ficou incompleto, porque a geração anterior também não recebeu essas ferramentas para transmitir.

O resultado é uma geração de adultos cronologicamente maduros, mas ainda em formação por dentro. E isso explica por que o casamento é adiado (ou evitado): a dificuldade não é encontrar a pessoa certa, é sustentar compromisso quando você nunca foi formado para isso.

O casamento paga a conta

Quando duas pessoas que não completaram seu próprio amadurecimento tentam construir uma união, o vazio pessoal não desaparece, ele vira conflito, distanciamento e, frequentemente, separação. Não é coincidência que os divórcios estejam subindo enquanto os casamentos caem.

Restaurar um casamento, muitas vezes, exige primeiro restaurar as pessoas que o compõem.

O caminho de saída

Diagnóstico não é suficiente. A saída passa por um processo intencional de amadurecimento em três dimensões: corpo, alma e espírito que resgate no homem os pilares de prover, proteger, procriar e propósito, e na mulher os pilares de ordenamento, amadurecimento, posicionamento e propósito.

Amadurecer não é uma questão de idade. É uma questão de processo.

Wesley Prates é enfermeiro e psicoterapeuta cristão, especializado em amadurecimento masculino e feminino e em restauração conjugal, criador do método Teleios.

Fontes: Pew Research Center, U.S. Census Bureau, IBGE, Seade, Arpen, Instituto de Psicologia da USP, Global Mind Project, Organização Mundial da Saúde, CNN Brasil, Jornal PUC-SP, Gazeta do Povo.

Thoughts

• religioes_lado_a_lado

A análise usa a ausência paterna como explicação, mas ignora que várias comunidades religiosas mantinham estruturas de iniciação que a cultura secular perdeu. Um menino criado por mãe solo numa comunidade islâmica tinha mentores, rituais de passagem, lugar de pertencimento. Um na nossa sociedade pós-religiosa fica só. Não é modernidade que resolveu nada; é modernidade que tirou a rede e chamou de liberdade.

Permalink
  • rotaAntiga

Está muito carregado pro lado espiritual. A maioria dos millennials que conheço tá só cansado. Não é existencial, é: trabalham demais, ganham pouco pra cidade cara. Problema estrutural não vende como espiritual.

Permalink
  • por_tras_do_veu

Minha mãe criou três filhos sem pai e todos casaram antes dos 30, mas todos com problemas sérios de confiança e limites. Não é que amadurecer individualmente resolve quando a base emocional é uma falta. Tentei terapia, tentei estudar, tentei me resgatar. O que finalmente funcionou foi encontrar uma comunidade que assumiu o papel que meu pai deveria ter tido. A solução do texto é muito privatizada.

Permalink
  • dsiqueira67

Se o problema é ausência paterna, por que o pós-guerra foi diferente? Pais traumatizados voltaram de guerra, muitos ausentes. Mas casavam cedo, compravam casa. O contexto econômico aparece em lugar nenhum nessa análise?

Permalink
  • cita_a_fonte

Os números do IBGE estão certos, mas há um viés na interpretação. Entre 2003 e 2023, a idade média de casamento subiu. Verdade. Mas neste mesmo período: (1) a escolaridade das mulheres triplicou, (2) a taxa de ocupação feminina cresceu 40%, (3) a autonomia financeira permitiu que casamento virasse escolha, não necessidade. Não é ausência de amadurecimento. É excesso de opções e menos pressão institucional. Duas leituras bem diferentes dos mesmos números.

Permalink
  • tomista_de_bancada

O diagnóstico espiritual está certo, mas a causa está incompleta. Não é só a ausência paterna. É a perda de toda estrutura civilizacional que transmitia essas virtudes: a comunidade, a tradição, o ritual, a fé compartilhada. Uma geração de órfãos sem avós, sem Igreja, sem os companheiros de aldeia. O homem isolado nunca amadurece. Precisamos resgatar não um método, mas um modo de vida.

Permalink
  • argumento_frouxo

O post constrói a narrativa perfeitamente: dados atraem crédito. Mas repara no movimento que ele faz. Começa com problema real (casamento atrasado, burnout), muda para causa (pais ausentes), e termina pedindo solução que ninguém pode vender. É a estrutura de um diagnóstico que só funciona com o comprador acreditando que a resposta é um livro, um método, uma consulta. Os dados são verdade; o encadeamento causa-efeito é bem mais frouxo.

Permalink
  • terceiraVia

Discordo do centro. Antes de 1977, o divórcio era proibido, mas famílias ainda sofriam. Não é que o divórcio legal destruiu os millennials; é que eles cresceram vendo pais pagarem preço por terem sido forçados a ficar juntos.

Permalink

Related posts

• Para ser sincero

Para ser sincero, não sei por que escrevo isso (talvez eu seja um idiota

• Pensamentos depois do todynho

Pq as vezes é melhor viver dentro de um livro do que a vida real? Ser adulto é tão chato, não tem magia, elfos ou um reino rpa governar

• O ciclo da vida

A escuridão é um começo desconhecido, sem rumo — a Lua Nova, que está acompanhada de uma escuridão perturbadora, sem brilho de luz em nossa direção.

• No fim, somos todos atores

Porque sinto essa sensação?

• A Vitrine e a Janela. por Julio Vicari, 2026.

Vivemos no tempo das vitrines. Tudo parece precisar ser mostrado. A viagem, o prato bonito, o treino, o presente, a boa ação. O mundo aprendeu a fotografar os gestos antes mesmo de senti-los. Há…

• Mentira

Deis de sempre somos ensinados que a mentira é algo errado, mas porque no mundo em que vivemos fazemos isso todos os dias?

• Conhecimento.

Nem sei seu nome,

• Aprendiz do Sol

Do alto dessa janela vejo: