Adorei essa conexão entre deixar e crescer. Cada rota antiga também exigiu que alguém deixasse o seguro pra descobrir um caminho novo.
A Teoria das Travessias da Existência
In groups
Pensamento
Adorei essa conexão entre deixar e crescer. Cada rota antiga também exigiu que alguém deixasse o seguro pra descobrir um caminho novo.
Conteúdo da publicação
Um princípio da Psicanálise Humanista Cristã (PHC)
"Viver é atravessar mundos. Amadurecer é aprender a deixar, com esperança, aquilo que já cumpriu seu propósito."
Introdução
A Psicanálise Humanista Cristã compreende a existência humana como um contínuo processo de travessias. A vida não se desenvolve de forma estática, mas por meio de passagens sucessivas que ampliam a consciência, transformam a identidade e aprofundam a comunhão. Cada travessia representa o encerramento de uma etapa e o início de outra.
Em toda mudança significativa convivem duas experiências: o luto pelo que é deixado para trás e a esperança diante do que ainda será conhecido, por isso, toda travessia envolve perdas e descobertas, despedidas e reencontros, medo e crescimento. A pessoa amadurece, não porque evita as mudanças, mas porque aprende a atravessá-las.
1. O Primeiro Mundo: O Ventre
O ventre materno representa o primeiro universo conhecido pelo ser humano, nele encontramos proteção, alimento e segurança. Não existe consciência do mundo exterior, pois toda a experiência está limitada ao ambiente intrauterino.
O nascimento rompe esse equilíbrio, aquilo que parecia ser toda a realidade revela-se apenas preparação para uma existência mais ampla.
O primeiro grande aprendizado da vida é que deixar um mundo não significa perder a vida, mas encontrá-la de uma nova maneira.
2. O Segundo Mundo: A Vida Terrena
Ao nascer, iniciamos uma nova travessia, aprendemos a falar, caminhar, amar, sofrer, criar vínculos e construir nossa identidade. A família, a cultura, a educação e as experiências moldam nossa percepção da realidade.
Com o tempo, esta existência torna-se nosso novo horizonte, assim como o ventre parecia ser tudo, agora o mundo presente parece definitivo, é nele que experimentamos nossas maiores alegrias e também nossas maiores dores.
3. As Travessias Interiores
A vida terrena não é uma realidade única e imóvel, dentro dela atravessamos muitas outras etapas:
a infância;
a adolescência;
a juventude;
a maturidade;
o envelhecimento.
Também atravessamos mudanças invisíveis:
o luto;
o perdão;
a conversão;
o nascimento de um filho;
a perda de alguém amado;
a reconstrução depois de uma crise;
o reencontro consigo mesmo.
Cada uma dessas experiências exige abandonar uma forma anterior de existir para acolher outra.
Toda transformação autêntica pede coragem para deixar o conhecido.
4. O Medo das Travessias
O psiquismo humano tende a buscar estabilidade, aquilo que conhecemos oferece segurança, por essa razão, toda mudança desperta ansiedade, a criança teme crescer, o adolescente teme tornar-se adulto, o adulto teme envelhecer, o idoso pode temer a morte.
A PHC compreende esse medo como parte da condição humana, o sofrimento não está apenas na mudança, está também na resistência em aceitar que viver implica atravessar diferentes mundos.
5. A Última Travessia
Sob a perspectiva da Fé Cristã, a morte não constitui a extinção da pessoa, mas a última travessia da existência terrena, o apóstolo Paulo afirma que partir para estar com Cristo é "muito melhor" (Fp 1.23). Essa esperança não elimina o luto nem a dor da separação, entretanto, modifica profundamente o significado da morte.
Assim como o nascimento não representou o fim da vida intrauterina, mas o início de uma realidade maior, a esperança cristã convida a compreender a morte como passagem para a plena comunhão com Deus. Aquilo que hoje contemplamos pela fé será vivido em plenitude.
6. O Sentido das Travessias
Nenhuma travessia acontece sem transformação, cada etapa amplia nossa compreensão da vida, cada despedida nos ensina a amar de forma mais profunda, cada recomeço fortalece nossa esperança.
Na PHC, as travessias não são acidentes da existência, elas constituem o caminho por meio do qual a pessoa amadurece, quem resiste a toda mudança permanece prisioneiro do passado, quem aceita atravessar os diferentes mundos da existência cresce em liberdade, responsabilidade e comunhão.
Reflexão PHC
A maturidade espiritual não consiste em eliminar o medo das travessias, consiste em aprender a confiar que Deus continua presente em cada passagem da existência. A criança não compreende o nascimento, o discípulo nem sempre compreende os caminhos de Deus, mas ambos são conduzidos por um amor que os antecede.
Talvez a maior prova de fé não seja conhecer o destino de cada caminho, mas caminhar sustentado pela certeza de que Deus permanece conosco em todas as travessias.
Síntese
A Teoria das Travessias da Existência propõe que o desenvolvimento humano acontece por meio de sucessivas passagens que ampliam a consciência e aprofundam a comunhão do ventre à vida, da infância à maturidade, da crise à reconstrução, da existência presente à eternidade. Cada travessia revela que Deus não nos chama para permanecer presos ao mundo conhecido, mas para crescer continuamente em direção à plenitude da vida.
A verdadeira maturidade nasce quando compreendemos que deixar uma etapa não significa perder a existência, mas permitir que Deus nos conduza para uma realidade ainda maior.
Na PHC, toda travessia é compreendida como um convite ao crescimento, à integração e à esperança. A vida é um caminho de contínuos nascimentos, e cada novo começo nos aproxima da comunhão plena para a qual fomos criados.
Visão PHC
Thoughts
-
PermalinkConcordo que tem mudanças que transformam. Mas aquela ideia de 'deixar com esperança', nem sempre a gente deixa porque quer. Tem gente que deixa porque não tem escolha, porque ficou sem dinheiro, porque perdeu o emprego. A travessia não é escolha pra todo mundo, é?
-
PermalinkAos trinta achava que cada travessia era o fim do mundo. Aos sessenta sei que a maioria delas passa. Essa parte de aprender a deixar eu só entendi quando o corpo cansou mesmo.
-
PermalinkConcordo com o pensamento. Agora, essa parte de que toda mudança exige deixar algo, isso é conclusão de onde? Vejo gente que muda tudo e não deixa nada pra trás, só continua acumulando.
-
Permalinkgente, uma cliente minha me contou coisa muito parecida com isso, sério mesmo. ficou bem na cabeça depois.
-
Permalinkpergunta leiga mesmo: essa travessia é pra todo mundo mesmo? tem gente que passa a vida inteira no mesmo lugar e fica bem assim.
-
Permalinkque parada pesada mas de algum jeito leve 😅 toda vez que tenho medo de mudar, percebo que é porque tô segura em algo. aí vem o lado bom, o crescimento mesmo.
-
PermalinkLi isso à noite e fiquei pensando: você mesmo já atravessou uma dessas travessias que tá descrevendo? Como foi a sua parte de deixar?
-
PermalinkCresci ouvindo essas ideias, mas nunca tinha visto tudo junto assim. Confiar que Deus está em cada travessia. Lindo mesmo.
-
Permalinkbah, e quem fica? sempre tem alguém que não quer atravessar nada, que acha mais fácil ficar onde está.
-
PermalinkAdorei essa conexão entre deixar e crescer. Cada rota antiga também exigiu que alguém deixasse o seguro pra descobrir um caminho novo.
Related posts
-
O guardião do tempo
Eu criei esse livro pq estou tentando ficar famoso com esses livros eu vou vender para ajudar nas contas de casa, aí essa história é o futuro da minha família
-
Um pequeno poema sobre resistir
Fiz esse pequeno poema, com base no que sentimos
-
Trecho de Animes — Jujutsu Kaisen
Trecho de Animes — Jujutsu Kaisen
-
2️⃣ AMIZADE COM AMOR
2️⃣ AMIZADE COM AMOR
-
Satoru Gojo
Se o amor é a maldição mais distorcida de todas, então pelo menos me amaldiçoe um pouco.
-
Geminus: The Scary Sea / TSS: O Começo
A algum tempo... Dois gêmeos nasceram, o Zene e o Zapez (Ou Zapz se preferir), eles viveram nos anos 2000, junto com seus pais.
-
Laura e Nina: qual história viraria um Webtoon?
E se a história de Laura virasse um Webtoon? 👀 Vocês leriam?
-
Coração de todo mundo 🌎
Coração de todo mund🌍