Carregando…

A Teoria das Travessias da Existência

kleberRony
Pública 4 conversas 16 pensamentos 4 votos positivos 0 voto negativo 1 série

In groups

Pensamento

Pensamento

qualquercoisa

gente, uma cliente minha me contou coisa muito parecida com isso, sério mesmo. ficou bem na cabeça depois.

gente, uma cliente minha me contou coisa muito parecida com isso, sério mesmo. ficou bem na cabeça depois.

Conteúdo da publicação

Um princípio da Psicanálise Humanista Cristã (PHC)

"Viver é atravessar mundos. Amadurecer é aprender a deixar, com esperança, aquilo que já cumpriu seu propósito."

Introdução

A Psicanálise Humanista Cristã compreende a existência humana como um contínuo processo de travessias. A vida não se desenvolve de forma estática, mas por meio de passagens sucessivas que ampliam a consciência, transformam a identidade e aprofundam a comunhão. Cada travessia representa o encerramento de uma etapa e o início de outra.

Em toda mudança significativa convivem duas experiências: o luto pelo que é deixado para trás e a esperança diante do que ainda será conhecido, por isso, toda travessia envolve perdas e descobertas, despedidas e reencontros, medo e crescimento. A pessoa amadurece, não porque evita as mudanças, mas porque aprende a atravessá-las.

1. O Primeiro Mundo: O Ventre

O ventre materno representa o primeiro universo conhecido pelo ser humano, nele encontramos proteção, alimento e segurança. Não existe consciência do mundo exterior, pois toda a experiência está limitada ao ambiente intrauterino.

O nascimento rompe esse equilíbrio, aquilo que parecia ser toda a realidade revela-se apenas preparação para uma existência mais ampla.

O primeiro grande aprendizado da vida é que deixar um mundo não significa perder a vida, mas encontrá-la de uma nova maneira.

2. O Segundo Mundo: A Vida Terrena

Ao nascer, iniciamos uma nova travessia, aprendemos a falar, caminhar, amar, sofrer, criar vínculos e construir nossa identidade. A família, a cultura, a educação e as experiências moldam nossa percepção da realidade.

Com o tempo, esta existência torna-se nosso novo horizonte, assim como o ventre parecia ser tudo, agora o mundo presente parece definitivo, é nele que experimentamos nossas maiores alegrias e também nossas maiores dores.

3. As Travessias Interiores

A vida terrena não é uma realidade única e imóvel, dentro dela atravessamos muitas outras etapas:

a infância;

a adolescência;

a juventude;

a maturidade;

o envelhecimento.

Também atravessamos mudanças invisíveis:

o luto;

o perdão;

a conversão;

o nascimento de um filho;

a perda de alguém amado;

a reconstrução depois de uma crise;

o reencontro consigo mesmo.

Cada uma dessas experiências exige abandonar uma forma anterior de existir para acolher outra.

Toda transformação autêntica pede coragem para deixar o conhecido.

4. O Medo das Travessias

O psiquismo humano tende a buscar estabilidade, aquilo que conhecemos oferece segurança, por essa razão, toda mudança desperta ansiedade, a criança teme crescer, o adolescente teme tornar-se adulto, o adulto teme envelhecer, o idoso pode temer a morte.

A PHC compreende esse medo como parte da condição humana, o sofrimento não está apenas na mudança, está também na resistência em aceitar que viver implica atravessar diferentes mundos.

5. A Última Travessia

Sob a perspectiva da Fé Cristã, a morte não constitui a extinção da pessoa, mas a última travessia da existência terrena, o apóstolo Paulo afirma que partir para estar com Cristo é "muito melhor" (Fp 1.23). Essa esperança não elimina o luto nem a dor da separação, entretanto, modifica profundamente o significado da morte.

Assim como o nascimento não representou o fim da vida intrauterina, mas o início de uma realidade maior, a esperança cristã convida a compreender a morte como passagem para a plena comunhão com Deus. Aquilo que hoje contemplamos pela fé será vivido em plenitude.

6. O Sentido das Travessias

Nenhuma travessia acontece sem transformação, cada etapa amplia nossa compreensão da vida, cada despedida nos ensina a amar de forma mais profunda, cada recomeço fortalece nossa esperança.

Na PHC, as travessias não são acidentes da existência, elas constituem o caminho por meio do qual a pessoa amadurece, quem resiste a toda mudança permanece prisioneiro do passado, quem aceita atravessar os diferentes mundos da existência cresce em liberdade, responsabilidade e comunhão.

Reflexão PHC

A maturidade espiritual não consiste em eliminar o medo das travessias, consiste em aprender a confiar que Deus continua presente em cada passagem da existência. A criança não compreende o nascimento, o discípulo nem sempre compreende os caminhos de Deus, mas ambos são conduzidos por um amor que os antecede.

Talvez a maior prova de fé não seja conhecer o destino de cada caminho, mas caminhar sustentado pela certeza de que Deus permanece conosco em todas as travessias.

Síntese

A Teoria das Travessias da Existência propõe que o desenvolvimento humano acontece por meio de sucessivas passagens que ampliam a consciência e aprofundam a comunhão do ventre à vida, da infância à maturidade, da crise à reconstrução, da existência presente à eternidade. Cada travessia revela que Deus não nos chama para permanecer presos ao mundo conhecido, mas para crescer continuamente em direção à plenitude da vida.

A verdadeira maturidade nasce quando compreendemos que deixar uma etapa não significa perder a existência, mas permitir que Deus nos conduza para uma realidade ainda maior.

Na PHC, toda travessia é compreendida como um convite ao crescimento, à integração e à esperança. A vida é um caminho de contínuos nascimentos, e cada novo começo nos aproxima da comunhão plena para a qual fomos criados.

Visão PHC

Thoughts

• RicardoValen

Concordo que tem mudanças que transformam. Mas aquela ideia de 'deixar com esperança', nem sempre a gente deixa porque quer. Tem gente que deixa porque não tem escolha, porque ficou sem dinheiro, porque perdeu o emprego. A travessia não é escolha pra todo mundo, é?

Permalink
  • meiaTarde

Aos trinta achava que cada travessia era o fim do mundo. Aos sessenta sei que a maioria delas passa. Essa parte de aprender a deixar eu só entendi quando o corpo cansou mesmo.

Permalink
  • lteixeira71

Concordo com o pensamento. Agora, essa parte de que toda mudança exige deixar algo, isso é conclusão de onde? Vejo gente que muda tudo e não deixa nada pra trás, só continua acumulando.

Permalink
  • qualquercoisa

Permalink
  • Murilo

pergunta leiga mesmo: essa travessia é pra todo mundo mesmo? tem gente que passa a vida inteira no mesmo lugar e fica bem assim.

Permalink
  • Clara_V

que parada pesada mas de algum jeito leve 😅 toda vez que tenho medo de mudar, percebo que é porque tô segura em algo. aí vem o lado bom, o crescimento mesmo.

Permalink
  • leituraDaNoite

Li isso à noite e fiquei pensando: você mesmo já atravessou uma dessas travessias que tá descrevendo? Como foi a sua parte de deixar?

Permalink
  • tresCafes

Cresci ouvindo essas ideias, mas nunca tinha visto tudo junto assim. Confiar que Deus está em cada travessia. Lindo mesmo.

Permalink
  • dudsribeiro

bah, e quem fica? sempre tem alguém que não quer atravessar nada, que acha mais fácil ficar onde está.

Permalink
  • rotaAntiga

Adorei essa conexão entre deixar e crescer. Cada rota antiga também exigiu que alguém deixasse o seguro pra descobrir um caminho novo.

Permalink

Related posts