Carregando…

A definição do que realmente é bom está severamente desfigurada.

Netuno
Pública 23 conversas 39 pensamentos 68 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Perdemos a clareza sobre o que é certo, nobre, virtuoso, a sociedade alterou, fragmentou e transformou em mercantil o próprio significado da palavra "bom".

In groups

Pensamento

Pensamento

muda_o_que_na_terca

E o que muda na terça de manhã? Se eu concordo com tudo isso, qual é a primeira coisa que eu faço diferente às nove?

E o que muda na terça de manhã? Se eu concordo com tudo isso, qual é a primeira coisa que eu faço diferente às nove?

Conteúdo da publicação

Perdemos a clareza sobre o que é certo, nobre, virtuoso, a sociedade alterou, fragmentou e transformou em mercantil o próprio significado da palavra "bom".

Na sociedade moderna, "bom" é substituído frequentemente por "produtivo", "vantajoso" ou "eficiente. Exemplo é que uma pessoa "boa" virou aquela que produz ou possui muito sucesso financeiro. Ou talvez uma escolha "boa" virou aquela que garante retorno rápido ou vantagem pessoal.

Quando medimos o conceito de "bom" ele está na parte de apenas pelo lucro ou utilidade, a bondade pura, a empatia, o sacrifício, a gentileza sem interessa perde seu espaço e fica grotescamente distorcida.

A cultura muitas vezes confunde o "bom" com prazer imediato. Comer alguma coisa gostosa, ver um conteúdo viciante parece bom no momento, mas é nocivo se levado a longo prazo. Quando o bem-estar instantâneo vira a única trena da vida, virtudes difíceis como a disciplina, a paciência e o compromisso passam a ser vistas como algo ruim, quando eram para ser o verdadeiro "bom".

Hoje, ser bom frequentemente vale menos que a aparência de ser bom. A bondade virou sinalização de virtude nas mídias e estampa para gerar uma imagem pública totalmente aceita. Quando o ato de fazer o bem vira uma performance no intuito de ganhar engajamento, validação ou aprovação, a essência original fica adulterada por interesses egoístas.

Se tudo é questão de opinião e cada um tem a sua própria verdade, a ideia de um "bem comum" ou de valores éticos que seriam sólidos se desfazem. Quando mais nada é universal e atitude pode ser justificada dependendo da narrativa, "bom" perde o contorno e vira um carimbo que defende o que nos agrada.

O bom foi manipulado demasiadamente pelo ego e superficialidade que, hoje em dia, precisamos fazer um esforço consciente e real para lembrar o que sua forma pura realmente significa; aquilo que constrói a dignidade humana, cuida do outro e busca a verdade, independente de palco, vantagem, platéia ou recompensa.

Thoughts

• so_o_texto_diz

Tem uma cena em que chamam Jesus de bom mestre e ele devolve "por que me chamas bom?". A palavra já era escorregadia ali. Você está apontando pra uma âncora fora de nós ou acha que dá sem?

Permalink
  • rotaAntiga

Nas feiras medievais "bom" era sobretudo peso certo e moeda não raspada. O sentido comercial da palavra é bem mais velho do que a internet.

Permalink
  • rfontes83

Isso de bom virar sucesso financeiro tem endereço dentro da minha igreja também. Já ouvi irmão dar testemunho de carro novo como prova de que Deus aprovou a vida dele, enquanto o que ficou desempregado escuta calado no banco de trás. O mundo lá fora não inventou essa troca sozinho.

Permalink
  • religioes_lado_a_lado

Pequeno reparo: o "tov" do Génesis está mais perto de "cumpre aquilo para que foi feito" do que de bondade moral. O sentido funcional que aqui aparece como corrupção moderna é, ali, dos mais antigos da palavra.

Permalink
  • rbatista64

Faço visita domiciliar há vinte e dois anos, e a coisa mais parecida com bom que eu vejo é filha virando a mãe acamada de lado de três em três horas, faz quatro anos, sem ninguém fotografando. Ninguém chama aquilo de sucesso. Quando você escreve que a bondade virou estampa, eu penso nessas casas.

Permalink
  • por_tras_do_veu

Há duas queixas juntas no texto: uma é sobre o sentido da palavra, a outra é sobre o motivo de quem age. Kant diria que a doação com foto perde valor moral mesmo ajudando alguém; Mill diria que quem foi alimentado não quer saber da foto. Qual das duas o incomoda mais quando vê esse tipo de publicação?

Permalink
  • perguntaAberta

Fiquei com uma pergunta: e quem faz o bem e ainda assim precisa que se saiba, porque depende disso para ter trabalho? Essa pessoa entra onde?

Permalink
  • notaDeRodape

Onde eu estudo, a página guarda a opinião vencida ao lado da vencedora. Desconfio que o bom tenha tido contorno firme algum dia: essa briga está registrada há dois mil anos. Tu já tiveste um lugar onde discordar tinha regra?

Permalink
  • navalha_sem_do

O parágrafo do relativismo é o ponto fraco. Você diz que sem algo universal o bom vira carimbo, mas o resto do texto também não oferece medida: dignidade, cuidado e verdade são palavras tão disputadas quanto bom. Que critério você usaria num caso em que duas pessoas decentes discordam?

Permalink
  • muda_o_que_na_terca

Permalink

Related posts

• Por que eu estou aqui?

Eu não sei oque é Não sei oque é isso E oque faço ? Algo. Como fazer algo Algo que não faz sentido Pq eu existo? e pra que? Diz Spinoza que eu sou Deus Tds somos Diz Nietzsche que ele está morto Diz Agostinho que ele me criou Diz a Bíblia... Diz a Bíblia... Essa que causou tantos pecado E se não tem um Deus Para onde vou? Oque sou e para que sou? Vou ter que eu mesmo Eu mesmo me criar. Mas onde e por onde começar? Algo.

• A benção e a maldição dessa geração

Como viver sem o que está diante das nossas mãos? Viciados em controle e em validação. A tecnologia facilita a nossa vida e nos aliena.

• Domínio de sala de aula

Domínio de sala de aula: quando a responsabilidade da família e do Estado é colocada sobre o professor

• criando coragem

ouvir música quando se amar alguém é quase tipo uma facada no peito mais eu precisava encarar isso olhar pra dentro das minhas emoções e dizer a elas você não manda aqui

• O sofrimento como combustível.

Só quero aprensetar uma ideia sobre o sofrimento de forma construtiva ou destrutiva.

• Reflexão

O mundo é altamente sugestivo?

• Dever e Liberdade. por Julio Vicari, 2026.

A vida ensina que crescer é aprender a viver com disciplina. Existe uma ordem natural em tudo. No começo os seres apenas seguiam o curso da natureza. O minério permanecia onde estava. O verme…

• A Matéria Que Continua a Viajar

Às vezes parece triste pensar que não estaremos aqui para ver todos os grandes espetáculos do Universo. As galáxias irão se encontrar, estrelas irão nascer e mundos irão mudar, enquanto nós teremos…