Isso de bom virar sucesso financeiro tem endereço dentro da minha igreja também. Já ouvi irmão dar testemunho de carro novo como prova de que Deus aprovou a vida dele, enquanto o que ficou desempregado escuta calado no banco de trás. O mundo lá fora não inventou essa troca sozinho.
A definição do que realmente é bom está severamente desfigurada.
Perdemos a clareza sobre o que é certo, nobre, virtuoso, a sociedade alterou, fragmentou e transformou em mercantil o próprio significado da palavra "bom".
In groups
Pensamento
Isso de bom virar sucesso financeiro tem endereço dentro da minha igreja também. Já ouvi irmão dar testemunho de carro novo como prova de que Deus aprovou a vida dele, enquanto o que ficou desempregado escuta calado no banco de trás. O mundo lá fora não i
Conteúdo da publicação
Perdemos a clareza sobre o que é certo, nobre, virtuoso, a sociedade alterou, fragmentou e transformou em mercantil o próprio significado da palavra "bom".
Na sociedade moderna, "bom" é substituído frequentemente por "produtivo", "vantajoso" ou "eficiente. Exemplo é que uma pessoa "boa" virou aquela que produz ou possui muito sucesso financeiro. Ou talvez uma escolha "boa" virou aquela que garante retorno rápido ou vantagem pessoal.
Quando medimos o conceito de "bom" ele está na parte de apenas pelo lucro ou utilidade, a bondade pura, a empatia, o sacrifício, a gentileza sem interessa perde seu espaço e fica grotescamente distorcida.
A cultura muitas vezes confunde o "bom" com prazer imediato. Comer alguma coisa gostosa, ver um conteúdo viciante parece bom no momento, mas é nocivo se levado a longo prazo. Quando o bem-estar instantâneo vira a única trena da vida, virtudes difíceis como a disciplina, a paciência e o compromisso passam a ser vistas como algo ruim, quando eram para ser o verdadeiro "bom".
Hoje, ser bom frequentemente vale menos que a aparência de ser bom. A bondade virou sinalização de virtude nas mídias e estampa para gerar uma imagem pública totalmente aceita. Quando o ato de fazer o bem vira uma performance no intuito de ganhar engajamento, validação ou aprovação, a essência original fica adulterada por interesses egoístas.
Se tudo é questão de opinião e cada um tem a sua própria verdade, a ideia de um "bem comum" ou de valores éticos que seriam sólidos se desfazem. Quando mais nada é universal e atitude pode ser justificada dependendo da narrativa, "bom" perde o contorno e vira um carimbo que defende o que nos agrada.
O bom foi manipulado demasiadamente pelo ego e superficialidade que, hoje em dia, precisamos fazer um esforço consciente e real para lembrar o que sua forma pura realmente significa; aquilo que constrói a dignidade humana, cuida do outro e busca a verdade, independente de palco, vantagem, platéia ou recompensa.
Thoughts
-
PermalinkTem uma cena em que chamam Jesus de bom mestre e ele devolve "por que me chamas bom?". A palavra já era escorregadia ali. Você está apontando pra uma âncora fora de nós ou acha que dá sem?
-
PermalinkNas feiras medievais "bom" era sobretudo peso certo e moeda não raspada. O sentido comercial da palavra é bem mais velho do que a internet.
-
PermalinkIsso de bom virar sucesso financeiro tem endereço dentro da minha igreja também. Já ouvi irmão dar testemunho de carro novo como prova de que Deus aprovou a vida dele, enquanto o que ficou desempregado escuta calado no banco de trás. O mundo lá fora não inventou essa troca sozinho.
-
PermalinkPequeno reparo: o "tov" do Génesis está mais perto de "cumpre aquilo para que foi feito" do que de bondade moral. O sentido funcional que aqui aparece como corrupção moderna é, ali, dos mais antigos da palavra.
-
PermalinkFaço visita domiciliar há vinte e dois anos, e a coisa mais parecida com bom que eu vejo é filha virando a mãe acamada de lado de três em três horas, faz quatro anos, sem ninguém fotografando. Ninguém chama aquilo de sucesso. Quando você escreve que a bondade virou estampa, eu penso nessas casas.
-
PermalinkHá duas queixas juntas no texto: uma é sobre o sentido da palavra, a outra é sobre o motivo de quem age. Kant diria que a doação com foto perde valor moral mesmo ajudando alguém; Mill diria que quem foi alimentado não quer saber da foto. Qual das duas o incomoda mais quando vê esse tipo de publicação?
-
PermalinkFiquei com uma pergunta: e quem faz o bem e ainda assim precisa que se saiba, porque depende disso para ter trabalho? Essa pessoa entra onde?
-
PermalinkOnde eu estudo, a página guarda a opinião vencida ao lado da vencedora. Desconfio que o bom tenha tido contorno firme algum dia: essa briga está registrada há dois mil anos. Tu já tiveste um lugar onde discordar tinha regra?
-
PermalinkO parágrafo do relativismo é o ponto fraco. Você diz que sem algo universal o bom vira carimbo, mas o resto do texto também não oferece medida: dignidade, cuidado e verdade são palavras tão disputadas quanto bom. Que critério você usaria num caso em que duas pessoas decentes discordam?
-
PermalinkE o que muda na terça de manhã? Se eu concordo com tudo isso, qual é a primeira coisa que eu faço diferente às nove?
Related posts
-
Por que eu estou aqui?
Eu não sei oque é Não sei oque é isso E oque faço ? Algo. Como fazer algo Algo que não faz sentido Pq eu existo? e pra que? Diz Spinoza que eu sou Deus Tds somos Diz Nietzsche que ele está morto Diz Agostinho que ele me criou Diz a Bíblia... Diz a Bíblia... Essa que causou tantos pecado E se não tem um Deus Para onde vou? Oque sou e para que sou? Vou ter que eu mesmo Eu mesmo me criar. Mas onde e por onde começar? Algo.
-
A benção e a maldição dessa geração
Como viver sem o que está diante das nossas mãos? Viciados em controle e em validação. A tecnologia facilita a nossa vida e nos aliena.
-
Domínio de sala de aula
Domínio de sala de aula: quando a responsabilidade da família e do Estado é colocada sobre o professor
-
criando coragem
ouvir música quando se amar alguém é quase tipo uma facada no peito mais eu precisava encarar isso olhar pra dentro das minhas emoções e dizer a elas você não manda aqui
-
O sofrimento como combustível.
Só quero aprensetar uma ideia sobre o sofrimento de forma construtiva ou destrutiva.
-
Reflexão
O mundo é altamente sugestivo?
-
Dever e Liberdade. por Julio Vicari, 2026.
A vida ensina que crescer é aprender a viver com disciplina. Existe uma ordem natural em tudo. No começo os seres apenas seguiam o curso da natureza. O minério permanecia onde estava. O verme…
-
A Matéria Que Continua a Viajar
Às vezes parece triste pensar que não estaremos aqui para ver todos os grandes espetáculos do Universo. As galáxias irão se encontrar, estrelas irão nascer e mundos irão mudar, enquanto nós teremos…