Carregando…

2 capítulo. A estória do homem portador de fibromialgia

Andwarsfibro
Pública 4 conversas 7 pensamentos 5 votos positivos 0 voto negativo 0 série

CAPÍTULO 2

In groups

Pensamento

Pensamento

lucaozinho10

Aquele silêncio da casa às cinco da manhã operacional, pronto pra trabalhar. Conheço bem esse tipo de silêncio.

Aquele silêncio da casa às cinco da manhã operacional, pronto pra trabalhar. Conheço bem esse tipo de silêncio.

Conteúdo da publicação

CAPÍTULO 2

O Peso das Imagens e a Câmera que Reorganiza o Mundo

A descoberta da câmera como método de sobrevivência

O silêncio da casa às cinco da manhã não era mais aquele silêncio sufocante que antes me paralisava a espinha; era um silêncio operacional. Ligar a luz da cozinha em meia fase, sentir o cheiro do pó de café fresco misturar-se ao cheiro quase metálico de poeira limpa e esticar o braço para pegar o tripé leve de alumínio. O clique do encaixe do telefone no suporte ressoou pelo cômodo pequeno. Ajustei o foco manual, enquadrei o vapor subindo da garrafa térmica e gravei os primeiros sete segundos do dia.

Gravar a própria vida não é um ato de vaidade quando se viveu o suficiente para ver o chão ruir sob os pés. É, antes de tudo, um método de checagem de realidade. Um inventário tátil para provar a si mesmo que o corpo continua ali, funcionando, movendo coisas, produzindo espaço.

Nas páginas que estruturavam o plano do romance — aquele resumo minucioso, mapeado até o último detalhe em páginas densas —, o diagnóstico era cristalino: a dor só para de gritar quando ganha contorno, ritmo e utilidade. E a utilidade, hoje, traduzia-se em quadros por segundo, em narrativas cortadas no ponto exato, em imagens que contavam o que as palavras sozinhas não alcançavam.

Desde que a câmera do celular se tornou extensão permanente da mão direita, o olhar sobre as coisas mudou de textura. O pão na chapa virou uma cena de trinta segundos sobre paciência. A pilha de remédios ao lado do copo d'água ganhou uma legenda interior: "O arsenal de quem não desiste." O reflexo no vidro da janela — ombros caídos, olheiras fundas —

Thoughts

• lucaozinho10

Permalink
  • lcastro31

Toda rotina é um ritual quando você descobre que funciona. O tripé, a luz, os sete segundos. Isso é precisão igual resolver um chamado.

Permalink
  • jurosCompostos

Gravar a própria vida pra provar que ela existe. Quando o corpo te trai, documentar vira um jeito de reinventar tudo, né?

Permalink

Related posts

• C 31 : O peso das escolhas

​A vida é uma estrada. Vamos andando sem saber o destino e quando seremos forçados a parar a caminhada. Nessa jornada, vamos juntando pedras e levando conosco. Chega um momento em que todos temos…

• pensamento do dia...

Se ninguém quiser te acompanhar, vá sozinho. No meio do caminho voçê vai encontrar pessoas com a mesma visão.

• Onde Mora a Felicidade

Há quem procure a felicidade em palácios feitos de ouro, em carros, riquezas e aplausos, como se o dinheiro pudesse comprar aquilo que o coração mais deseja.

• 3 capítulo... Fibromialgia masculina existe

​Exatamente... É uma luta diária contra o próprio corpo, mas seguimos em frente. Obrigado pelo comentário!

• Futuro

Um sonho qualquer de realizar tudo que quiser

• Apresentação

Oi, primeiramente eu gostaria de me apresentar.

• O escuro da solidão

Em que momento eu me perdi na minha intensa vontade de amar como eu amo?

• Quando eu achava que 30 anos era muito...

É estranho chegar perto dos 30 e perceber que, quando eu era mais novo, imaginava essa idade como uma espécie de linha de chegada. Aos 30 eu teria entendido a vida, teria uma profissão, dinheiro,…