Aquele silêncio da casa às cinco da manhã operacional, pronto pra trabalhar. Conheço bem esse tipo de silêncio.
2 capítulo. A estória do homem portador de fibromialgia
CAPÍTULO 2
In groups
Pensamento
Aquele silêncio da casa às cinco da manhã operacional, pronto pra trabalhar. Conheço bem esse tipo de silêncio.
Conteúdo da publicação
CAPÍTULO 2
O Peso das Imagens e a Câmera que Reorganiza o Mundo
A descoberta da câmera como método de sobrevivência
O silêncio da casa às cinco da manhã não era mais aquele silêncio sufocante que antes me paralisava a espinha; era um silêncio operacional. Ligar a luz da cozinha em meia fase, sentir o cheiro do pó de café fresco misturar-se ao cheiro quase metálico de poeira limpa e esticar o braço para pegar o tripé leve de alumínio. O clique do encaixe do telefone no suporte ressoou pelo cômodo pequeno. Ajustei o foco manual, enquadrei o vapor subindo da garrafa térmica e gravei os primeiros sete segundos do dia.
Gravar a própria vida não é um ato de vaidade quando se viveu o suficiente para ver o chão ruir sob os pés. É, antes de tudo, um método de checagem de realidade. Um inventário tátil para provar a si mesmo que o corpo continua ali, funcionando, movendo coisas, produzindo espaço.
Nas páginas que estruturavam o plano do romance — aquele resumo minucioso, mapeado até o último detalhe em páginas densas —, o diagnóstico era cristalino: a dor só para de gritar quando ganha contorno, ritmo e utilidade. E a utilidade, hoje, traduzia-se em quadros por segundo, em narrativas cortadas no ponto exato, em imagens que contavam o que as palavras sozinhas não alcançavam.
Desde que a câmera do celular se tornou extensão permanente da mão direita, o olhar sobre as coisas mudou de textura. O pão na chapa virou uma cena de trinta segundos sobre paciência. A pilha de remédios ao lado do copo d'água ganhou uma legenda interior: "O arsenal de quem não desiste." O reflexo no vidro da janela — ombros caídos, olheiras fundas —
Thoughts
-
PermalinkAquele silêncio da casa às cinco da manhã operacional, pronto pra trabalhar. Conheço bem esse tipo de silêncio.
-
PermalinkToda rotina é um ritual quando você descobre que funciona. O tripé, a luz, os sete segundos. Isso é precisão igual resolver um chamado.
-
PermalinkGravar a própria vida pra provar que ela existe. Quando o corpo te trai, documentar vira um jeito de reinventar tudo, né?
Related posts
-
C 31 : O peso das escolhas
A vida é uma estrada. Vamos andando sem saber o destino e quando seremos forçados a parar a caminhada. Nessa jornada, vamos juntando pedras e levando conosco. Chega um momento em que todos temos…
-
pensamento do dia...
Se ninguém quiser te acompanhar, vá sozinho. No meio do caminho voçê vai encontrar pessoas com a mesma visão.
-
Onde Mora a Felicidade
Há quem procure a felicidade em palácios feitos de ouro, em carros, riquezas e aplausos, como se o dinheiro pudesse comprar aquilo que o coração mais deseja.
-
3 capítulo... Fibromialgia masculina existe
Exatamente... É uma luta diária contra o próprio corpo, mas seguimos em frente. Obrigado pelo comentário!
-
Futuro
Um sonho qualquer de realizar tudo que quiser
-
Apresentação
Oi, primeiramente eu gostaria de me apresentar.
-
O escuro da solidão
Em que momento eu me perdi na minha intensa vontade de amar como eu amo?
-
Quando eu achava que 30 anos era muito...
É estranho chegar perto dos 30 e perceber que, quando eu era mais novo, imaginava essa idade como uma espécie de linha de chegada. Aos 30 eu teria entendido a vida, teria uma profissão, dinheiro,…