A maioria das religiões diz que a morte de alguém novo não segue nenhuma ordem. Consigo de mim pensar isso, ou o que sobra é raiva mesmo?
Uma afronta a ordem natural Sensível
Dez de Julho de dois mil e vinte e seis Entretanto, diante de tantos infortúnios que têm ocorrido em minha vida como docente e como ser humano — cujo nome não é importante neste momento —, o dia de hoje parece mais gélido que o habitual. E não é devido a alguma massa de ar polar que esteja se deslocando pelo Centro-Oeste brasileiro, pois nem mesmo o sol resolveu iluminar este início de manhã. Parafraseando a saudosa cantora da MPB, Maria Rita: "Todos os dias é um vai e vem; a vida se repete na…
Em séries
In groups
Pensamento
A maioria das religiões diz que a morte de alguém novo não segue nenhuma ordem. Consigo de mim pensar isso, ou o que sobra é raiva mesmo?
Conteúdo da discussão
Dez de Julho de dois mil e vinte e seis
Entretanto, diante de tantos infortúnios que têm ocorrido em minha vida como docente e como ser humano — cujo nome não é importante neste momento —, o dia de hoje parece mais gélido que o habitual. E não é devido a alguma massa de ar polar que esteja se deslocando pelo Centro-Oeste brasileiro, pois nem mesmo o sol resolveu iluminar este início de manhã.
Parafraseando a saudosa cantora da MPB, Maria Rita: "Todos os dias é um vai e vem; a vida se repete na estação. Tem gente que chega para ficar e tem gente que vai para nunca mais."
Todavia, jamais imaginei que chegaria a minha vez de ver partir um dos meus. Digo "meus" porque considero todos os meus alunos como filhos. Certa vez — infelizmente não me recordo onde ouvi esta história —, um senhor acometido pelo Mal de Alzheimer, já profundamente dissociado da realidade, a ponto de não reconhecer a própria esposa, ao receber a notícia do falecimento repentino de seu filho, repousou o jornal que tentava ler com certa dificuldade e disse:
"Um pai jamais deve enterrar seus filhos. Isso é uma afronta à natureza."
Se, ao reproduzir essa citação, caro leitor, acabei acrescentando alguma palavra que não fazia parte do texto original, peço minhas sinceras escusas. Contudo, da mesma forma que um pai não deveria enterrar seu filho, um professor jamais deveria enterrar seu aluno. Isso, literalmente, é uma afronta à ordem natural das coisas.
E, neste momento de profundo desabafo, ainda acrescento: foram poucos — ouso dizer, talvez quase nenhum — os meus colegas que perceberam a fragilidade desse meu filho. Poucos se preocuparam em notar que, em um dia, ele parecia feliz e, no outro, caminhava de cabeça baixa, em silêncio, chorando.
Longe de mim colocar-me como santo ou santificar minhas próprias condutas. Entretanto, acredito que consegui, ainda que por poucos meses, retardar o que já parecia estar tão próximo: o autoextermínio. Não sei por que ele não me ligou, como tantas outras vezes havia feito. Talvez tenha acreditado que partir sem se despedir causaria menos preocupação.
Meu querido filho, só posso lhe pedir perdão 6,02 × 10²³ vezes pelos momentos em que não lhe dei a atenção que você merecia. Saiba que o seu sorriso fará imensa falta neste mundo tão caótico.
Obrigado por ter me dado a oportunidade de ser, de alguma forma, seu pai. Estou com saudades.
Thoughts
-
PermalinkAfronta vem do latim. É uma palavra que pesa. E você escolheu certo - porque é mesmo um peso que não deveria existir.
-
PermalinkA maioria das religiões diz que a morte de alguém novo não segue nenhuma ordem. Consigo de mim pensar isso, ou o que sobra é raiva mesmo?
-
PermalinkVocê guardou aqui uma coisa que muita gente teria medo de guardar. E escrever. Isso importa.
Related discussions
-
O Silêncio Da clara
O Silêncio de Clara Na casa de Márcia e Rogério, o silêncio quase nunca existe. Pais de seis filhos — Bianca (26), Lucas (25), Pedro (17), os gêmeos Caio e Clara (12) e a pequena Marina (6) — eles vivem cercados de amor, desafios e da rotina agitada de uma grande família. Mas, por trás dos sorrisos, Clara esconde uma dor que cresce a cada dia. Vítima de um bullying cruel na escola, ela sofre calada, com medo de preocupar a família e de piorar ainda mais sua situação.
-
Um pequeno poema sobre resistir
Fiz esse pequeno poema, com base no que sentimos
-
Compreender e amar
Expor algo que te incomoda ou uma dor para alguém que não sabe lidar com sentimentos é como entrar cego em um tiroteio
-
Poesia Chuva de ovo,não existe,Gustavo Ribeiro Nogueira 11 de julho de 2026 Franca-SP
Cai a chuva fina, cai a chuva forte, molha a terra, enche o riacho, traz o cheiro verde do chão que acorda,
-
ORGULHO E IMATURIDADE
Houve um tempo em que meu coração amava,mas ainda não conhecia a sabedoria de permanecer. Confundi orgulho com força,imaturidade com razão.
-
Ambiente claustrofóbico clima de suspense elemento sobrenatural horário amaldiçoado protagonista misterio não explicado símbolos e pistas terror psicológico lenda
Ambiente claustrofóbico clima de suspense elemento sobrenatural horário amaldiçoado protagonista misterio não explicado símbolos e pistas terror psicológico lenda urbana
-
My first take on the challenges in democracy.
I have been thinking about the challenges in democracy and this is what I have come with.
-
Counted Days Don't Count Sheep
Music doesn't define how old your soul is, but it defines the character of who you are right now.