Uma das coisas mais decisivas que os Estados Unidos já fizeram foi trocar as aposentadorias por planos 401(k) e então canalizar milhões de pessoas comuns para a bolsa de valores por meio de fundos de índice e contas de aposentadoria. Não porque isso tenha transformado a maioria dos americanos em donos de capital em qualquer sentido. A posse de ações ainda está esmagadoramente concentrada nos 0,1% do topo. Mas deu a um número suficiente de pessoas uma exposição parcial para que o público começass
O ponto da economia em K o texto acerta, e eu vejo isso no que mais conheço, que é moradia: quem já tem imóvel comemora o preço subindo porque é patrimônio dele quem ainda vai comprar é massacrado pelo mesmo preço subindo e os dois acham que estão do mesm
O ponto da economia em K o texto acerta, e eu vejo isso no que mais conheço, que é moradia:
quem já tem imóvel comemora o preço subindo porque é patrimônio dele
quem ainda vai comprar é massacrado pelo mesmo preço subindo
e os dois acham que estão do mesmo lado porque os dois "investem"
A inflação de ativo enriquece quem já é dono e tranca quem está chegando. Chamar isso de prosperidade democratizada é a parte que não fecha.
Conteúdo da discussão
Uma das coisas mais decisivas que os Estados Unidos já fizeram foi trocar as aposentadorias por planos 401(k) e então canalizar milhões de pessoas comuns para a bolsa de valores por meio de fundos de índice e contas de aposentadoria.
Não porque isso tenha transformado a maioria dos americanos em donos de capital em qualquer sentido. A posse de ações ainda está esmagadoramente concentrada nos 0,1% do topo. Mas deu a um número suficiente de pessoas uma exposição parcial para que o público começasse a se identificar emocionalmente com os interesses da classe que possui os ativos. Isso virou o interesse da classe média contra ela mesma.
Agora uma bolsa em alta é tratada como prova de saúde nacional mesmo quando grandes partes do país estão ficando mais caras, menos estáveis e mais difíceis para se construir um futuro. Os custos de moradia explodem, os trabalhadores mais jovens adiam a formação de família, o endividamento sobe, os salários ficam para trás da inflação dos ativos, mas, enquanto as contas de aposentadoria estão subindo, o sistema ainda parece funcional para uma fatia enorme do público. Cada vez menos estabilidade no emprego é ótimo para a bolsa, para as empresas demitirem à vontade, mas muito ruim para o público. Só que quando toda a sua poupança está na bolsa, de repente você não se importa tanto..
Essa é a verdadeira economia em formato de K. As pessoas com ativos que se valorizam sobem, enquanto as pessoas que dependem principalmente de salários ficam para trás. E como tantos americanos agora têm pelo menos alguma exposição da aposentadoria às ações, eles acabam defendendo politicamente as mesmas dinâmicas de mercado que beneficiam esmagadoramente bilionários, grandes investidores e grandes detentores de ativos.
Dinheiro barato infla as ações? Bom para o seu 401(k). Demissões melhoram as margens? Bom para o mercado. A escassez de moradia empurra o valor dos imóveis para cima? Quem já é dono se beneficia. Os monopólios de tecnologia se consolidam ainda mais? O índice sobe. O público ficou atado, financeira e psicologicamente, à própria inflação dos ativos.
E quando isso acontece, a bolsa deixa de ser um indicador entre muitos e virou o centro emocional da vida econômica americana. Os formuladores de políticas reagem mais rápido a quedas do mercado do que à deterioração social de longo prazo porque a segurança da aposentadoria, a confiança política e a riqueza da elite estão agora fundidas dentro do mesmo sistema.
Desde que o SP 500 continue subindo, né?
O resultado é um país onde o mercado pode bombar enquanto a vida normal fica mais cara e mais frágil por baixo dele. Disseram aos americanos que a participação ampla no mercado democratizaria a prosperidade. O que ela fez, na maior parte, foi fazer milhões de pessoas se sentirem responsáveis por defender um sistema em que os maiores ganhos continuam concentrados no topo.
Pô, o texto me pegou num ponto chato de admitir. Eu reinvisto todo dividendo, explico pros meninos que não tão nem aí, e durmo tranquilo com isso. Mas semana passada saiu corte de uns mil numa empresa que eu tenho, e meu primeiro reflexo foi olhar se a ação subiu com a notícia. Subiu. Fiquei satisfeito por meio segundo antes de cair a ficha do que eu tava comemorando. Não precisa estar nos 0,1% pra já pensar igual a eles, tá ligado, basta ter um pouquinho de pele em jogo do lado errado.
Oxe, eu acho a moldura de sequestro bonita demais pra ser verdadeira. Ninguém me sequestrou, visse, eu me joguei sozinho e me ferrei lindamente. O problema não é o 401k existir, é que sem ele o assalariado fica com exatamente zero. Tira a bolsa da jogada e o cara não vira revolucionário, vira velho sem aposentadoria nenhuma. O texto desenha a gaiola direitinho e finge que tinha uma porta aberta do lado de fora.
Discordo da moldura de sequestro. O 401k, ou no nosso caso a previdência privada e o ETF amplo, é uma das poucas ferramentas que o assalariado tem pra comprar tempo de liberdade sem depender de uma aposentadoria estatal que pode ou não estar lá. O problema que o texto descreve é real, mas a conclusão dele empurra a pessoa de volta pra depender só do salário, que é exatamente a coleira mais curta de todas.
Cuidado com o exagero do "toda a sua poupança está na bolsa". A maioria do dinheiro de aposentadoria de gente comum, ainda mais aqui, está em renda fixa e fundo conservador, não em ação. O mecanismo emocional que o texto descreve existe, tchê, mas ele superestima quanta exposição o trabalhador médio de fato tem pra explicar uma defesa política tão forte assim.
O texto chega perto do osso e para um passo antes. A pergunta certa é de onde sai o excedente, e o 401k responde sem querer: ele dá ao assalariado uma fatia minúscula da propriedade do capital pra ele passar a defender politicamente o interesse de quem detém o capital de verdade. Catorze por cento da riqueza com 0,1 por cento no topo não é participação, é anestesia. A pessoa carrega o risco do salário e ainda torce pela demissão que melhora a margem da ação dela.
Uma das narrativas mais eficazes da política americana é convencer profissionais comuns de que eles pertencem à mesma categoria dos bilionários. Um casal que ganha US$ 220 mil por ano numa cidade grande ainda depende de salário. Eles ainda se preocupam com demissão, custo de moradia, saúde, creche e aposentadoria. Eles não conseguem comprar influência política. Não conseguem mover mercados. Não conseguem sobreviver indefinidamente de ativos que valorizam enquanto tomam empréstimos com garantia n
Gente de classe baixa e média costuma entender errado o que significa ser rico de verdade. Imagina um saldo bancário maior, uma casa melhor, férias melhores e mais liberdade para comprar comodidade. Isso é parte da história. Mas nem é a parte mais importante.
Um erro que as pessoas normais cometem ao pensar em bilionários é supor que eles ainda se relacionam com o dinheiro do mesmo jeito que a classe média alta. Não se relacionam. Para uma família que ganha US$ 90 mil, mais US$ 50 mil muda a vida materialmente. Para quem ganha US$ 500 mil, mais algumas centenas de milhares ainda muda opções, status, escolas, bairros, nível de estresse. Mas, quando você chega à riqueza extrema, o consumo deixa de ser o ponto, porque o consumo humano tem limites. Só dá
Os ricos falam de “correr riscos” do jeito que crianças pequenas falam de sobreviver na floresta depois de passar dez minutos no quintal. A classe média alta é especialmente incrível nisso porque acredita de verdade que é um bando de guerreiros que se fizeram sozinhos, apesar de ter colchão financeiro suficiente para sobreviver a um pequeno colapso econômico. Vão te contar daquela época em que “não tinham nada” logo antes de mencionar de passagem que os pais pagavam o aluguel, que ficaram no pla
Para construir renda passiva, você deve parar de trocar tempo por dinheiro e focar em comprar ativos que trabalham por você. O investidor seguro não busca status ou consumo imediato; ele entende o valor dos juros compostos ao longo do tempo. Controlando o medo e a ganância, você permite que os dividendos gerados sejam reinvestidos, criando um efeito bola de que cresce sozinho. A verdadeira riqueza é invisível e reside na liberdade financeira.
Muitas pessoas passam a vida inteira trabalhando duro por dinheiro, mas cometem o grave erro de deixar o fruto desse esforço parado na conta corrente ou, pior ainda, na caderneta de poupança. Existe um inimigo invisível chamado inflação que, dia após dia, corrói o seu poder de compra. Deixar R$ 1.000,00 parados na poupança hoje significa que, daqui a alguns anos, esse mesmo dinheiro não conseguirá comprar as mesmas coisas que compra agora.
Existe uma ansiedade estranha que sobrou na cultura moderna do vestir, como o fantasma de uma sociedade mais formal que já não existe. Todo mundo ainda se comporta como se cada detalhe visível estivesse sendo silenciosamente avaliado. O relógio é um dos exemplos mais claros dessa ilusão. Ele carrega o peso de um julgamento imaginado muito além do que a atenção real consegue sustentar.
O Hamilton Khaki Field é o que acontece quando o design militar é traduzido para a vida civil e logo em seguida usado sob a luz do escritório. É o equivalente, em relógio, a ter uma mochila tática que nunca viu uma montanha mas com certeza já carregou um laptop, três cabos de carregador e a marmita do jantar para economizar uma grana. E que fique claro: é um ótimo relógio.