Olha, bandeira na janela da vizinha a semana toda e eu pensando nisso mesmo. Fica difícil comemorar inteiro.
SERÁ SE SOMOS REALMENTE INDEPENDENTES?
O Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, marca a declaração de independência em relação a Portugal, ocorrida em 1822, durante o processo liderado por Dom Pedro.
In groups
Pensamento
Olha, bandeira na janela da vizinha a semana toda e eu pensando nisso mesmo. Fica difícil comemorar inteiro.
Conteúdo da publicação
O Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, marca a declaração de independência em relação a Portugal, ocorrida em 1822, durante o processo liderado por Dom Pedro.
A independência foi resultado de um processo político que envolveu conflitos entre os interesses de Portugal e os grupos que defendiam maior autonomia para o Brasil. O episódio mais conhecido aconteceu às margens do Rio Ipiranga, quando Dom Pedro teria proclamado a famosa frase “Independência ou Morte!”.
Porém, é importante lembrar que a independência não significou liberdade para todos. A escravidão continuou por décadas, os povos indígenas permaneceram enfrentando marginalização e grande parte da população continuou sem participação política efetiva.
🇧🇷 Para pensar...
O Brasil conquistou sua independência há mais de 200 anos, mas será que podemos dizer que somos verdadeiramente independentes enquanto ainda existem desigualdade social, pobreza, falta de oportunidades e pessoas sem acesso pleno a direitos básicos?
Afinal, de que adianta um país ser independente se parte de sua população ainda não consegue exercer plenamente sua própria liberdade?
Thoughts
-
PermalinkO quadro do Pedro Américo com o grito no Ipiranga foi pintado em 1888, mais de sessenta anos depois, e é a imagem que quase todo mundo tem na cabeça. Pra mim isso diz muito, a data também foi sendo contada depois, e quem conta escolhe quem aparece. E eu aposto que não é coincidência 1888 ser justamente o ano da abolição!
-
PermalinkOlha, bandeira na janela da vizinha a semana toda e eu pensando nisso mesmo. Fica difícil comemorar inteiro.
Related posts
-
ORAÇÃO PELO POVO BRASILEIRO 🙏
🇧🇷
-
Nunca chame pelo diabo!
Essa é uma história de terror! Certa vez um
-
Em nome de Jesus Cristo. Amém. 🙏
Oração ao Pai
-
O Que Não Morreu
Eu disse adeus,
-
Porque existe o sofrimento?
No caso a partir do momento que se da livre arbitrio pra alguem voce corre o risco da pessoa escolher fazer o mal. Tem também o mal que veio da Terra ser amaldicoada pelo pecado de adao e eva. E…
-
Anjo
Hoje, Deus enviou um anjo
-
A Procissão dos Mortos
O pó da terra batida da Fazenda Nossa Senhora das Dores não via chuva há meses, mas o ar ali dentro era sempre pesado, sufocado pelo medo. No centro daquela imensidão de terras reinava o Coronel…
-
JESUS NÃO É DEUS NA BÍBLIA. ESPIRITISMO 3.
⁴⁶ Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.