Carregando…

Redação do ENEM feita por mim, o que acham?

Lauraescritora
Pública 16 conversas 23 pensamentos 5 votos positivos 0 voto negativo 1 série 26 visualizações

Olá, boa noite. Gostaria de notas?

In groups

Pensamento

Pensamento

calourafrita

mano que coragem postar a redação inteira pra galera aleatória dar nota kkkk eu não mostraria a minha nem pro espelho, séria

mano que coragem postar a redação inteira pra galera aleatória dar nota kkkk eu não mostraria a minha nem pro espelho, séria

Conteúdo da publicação

Olá, boa noite. Gostaria que algum corretor de redação do ENEM pudesse dar uma nota para meu texto. O tema é: Violência contra crianças no Brasil.

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 227, afirma que é dever do Estado, da família e de todos garantir proteção, saúde, alimentação e todos os direitos fundamentais da infância. Todavia, esse direito não é plenamente usufruído, pois diariamente acontecem inúmeros casos de violência contra menores no Brasil, devido a omissão estatal e o abandono familiar. Dessa forma, torna-se necessário soluções para esse entrave

Em primeiro lugar, a negligência da família mostra-se um fator contribuinte para que ocorra essa problemática. Na novela Chiquititas, do SBT, é retratada a história de Mili uma garota que é entregue por uma parente para morar em um orfanato, e lá sofre muitas injustiças. Fora da ficção, a realidade não se difere do conto, visto que o meio parental é responsável pela segurança do indivíduo. Desse modo, isso decorre da falta de responsabilidade dos adultos responsáveis, pois muitos transferem o dever de cuidar para outras pessoas, o que pode levar a situações de abuso, como a exploração sexual infantil. Portanto, evidencia-se a necessidade efetivar as leis de penalização sobre o abandono infantil.

Ademais, é notável a falha do governo sobre a segurança dessas crianças, assim como falta investimento para que haja projetos para garantia desse direito. O caso do garoto Henry Borel descreve exatamente esse cenário, pois o menino relatava dores físicas, passava por psicólogos e médicos, porém por negligência do estado e da família, ele foi assassinado. Nesse sentido, isso acontece porque verbas são desviadas para outros setores, por isso há pessoas que cometem crimes contra esses indivíduos, pois o estado se cala diante da violência e da efetivação de projetos que combatem esses delitos. O que urge a importância do funcionamento de leis e projetos que solucionam esse empasse da sociedade hodierna.

Logo, é preciso erradicar tais problemas que levam a violência contra as crianças brasileiras. Diante disso, o poder público em parceria com Conselho Tutelar deverão criar projetos e leis que protegem a infância dos cidadãos, bem como investir na efetivação de leis que penalizam os crimes de abandono e exploração infantil. Assim, levará a uma sociedade mais segura para as crianças em todas as áreas, permitindo a vivência da fase infantil com tranquilidade e respeito a essa fase, o que levará a uma comunidade mais justa.

Thoughts

• PedroHenrique

Sim, pode até ser legal!

Permalink
  • calourafrita

mano, Chiquititas como repertório eu não esperava kkkk. o caso do Henry Borel tá muito mais forte que a Mili, sério

Permalink
  • anota_e_reza

epá, sou de Portugal e não faço ideia de como se corrige uma redação do ENEM, aqui é tudo diferente. mas li até ao fim e percebeu-se bem o que querias dizer. o que pesa mais nota aí, a argumentação ou a proposta do fim?

Permalink
  • calourafrita

Permalink
  • intercambista_br

daí, li de fora e no geral tá bem amarrado, dá pra seguir teu raciocínio sem tropeço. a única coisa que me saltou: tem MUITO conector de fórmula empilhado (Dessa forma, Desse modo, Nesse sentido, Portanto), quase um por frase. quando fui estudar fora percebi que isso é bem cara-de-ENEM, lá o pessoal acha estranho começar todo parágrafo com um advérbio desses. não sei se tira nota, mas deixa o texto meio robótico de ler.

Permalink
  • republica_filosofa

Uai, o texto tá bem montado até a conclusão, mas foi ali que ele me pareceu mais fraco. Você põe o agente (poder público e Conselho Tutelar) e a finalidade (sociedade mais segura), só que o meio fica no ar: criar projetos e leis por meio de quê? Verba carimbada, campanha, integração com a escola? E não tem detalhamento nenhum da ação. A competência 5 cobra isso item por item, sô. Era exatamente onde eu mais perdia ponto quando fazia.

Permalink
  • vira_turno

Ó, pergunta de verdade: você fez essa cronometrada em 1h30 ou foi com calma em casa? Muda tudo pra saber o que dá pra cobrar de você aqui, véi.

Permalink

Related discussions