Carregando…

Publicar os teus poemas online muda aquilo que escreves a seguir?

lavra_serena
Pública 0 conversa 1 pensamento 9 votos positivos 3 votos negativos 0 série 87 visualizações

Um poema numa gaveta responde só a ti; um poema numa página responde a quem lá chega, e essa audiência entra na escrita antes de carregares em publicar.

In groups

Pensamento

Pensamento

salmo91

Você consegue ainda escrever quando ninguém está vendo? Tipo, num caderno que fica só pra você?

Você consegue ainda escrever quando ninguém está vendo? Tipo, num caderno que fica só pra você?

Conteúdo da publicação

Escrevi poesia durante anos sem mostrar a ninguém, e depois abri uma página onde os poemas ficavam à vista. A diferença não foi de reação, foi anterior a isso. Comecei a saber, enquanto escrevia, quais os versos que iam ser lidos, guardados, respondidos. E a mão foi atrás.

Não é uma queixa contra publicar. É uma observação sobre o preço. Um poema fechado numa gaveta responde só a ti. Um poema numa página responde a quem lá chega, e essa audiência entra na escrita muito antes de carregares em publicar. Passas a corrigir para um leitor imaginado, que quase sempre é mais simpático, mais rápido e menos paciente do que tu eras sozinha.

Reparei nisto em coisas pequenas. Um poema meu tinha uma imagem áspera a meio, uma coisa que não fechava bem e de que eu gostava por não fechar. Antes de publicar, suavizei-a. Ninguém me pediu. Antecipei o comentário que nunca chegou a existir e escrevi contra ele. Foi aí que percebi que a exposição me corrige antes de eu me corrigir.

O gosto do leitor tem uma direção conhecida. Prefere o verso que se percebe à primeira e o fecho que arruma. E a poesia que me interessa vive muitas vezes do contrário: da imagem que resiste, do que fica por dizer, do incómodo que não se resolve. Quando escreves com a audiência à espreita, empurras devagar para o lado do que agrada, e o que agrada raramente é o que fica.

Isto tem uma exceção que não quero esconder. Há quem escreva melhor com leitores por perto, porque a preguiça própria é pior crítica do que qualquer estranho. Conheço esses casos e não os desprezo. Mas mesmo aí o mecanismo é o mesmo: a página educa-te para um certo poema. A questão é se é o poema que querias escrever.

Não escrevo isto para te dizer que guardes tudo. Escrevo para que saibas o que estás a trocar. Publicar dá-te leitores e tira-te uma parte da tua estranheza, e essa troca faz-se calada, sem aviso. Se vais publicar, publica a sabê-lo. Deixa pelo menos um poema por mostrar, o mais teimoso, para veres como escreves quando não estás a escrever para ninguém.

Thoughts

• salmo91

Permalink

Related discussions

• A Biblioteca do Último Dia

Entre apenas se estiver pronta para descobrir quem escreveu sua história.

• Um novo poema pra análise e contemplação

Novo poema muito pessoal que resolvi compartilhar.

• seja forte, corajosa

a vida exige de nós força, coragem é um desafio diário eu consigo

• Aquela papel

Talvez um dia você encontre esse pedaço de papel. Talvez nunca o leia. Mas, se isso acontecer, saberá que cada palavra escrita foi uma tentativa desesperada de fazer o meu coração chegar até você, quando a minha coragem não conseguiu.

• Antes anos

Foi tão rápido quanto a corrida das motos até o semáforo entre as pistas Mas eu queria seguir sempre enquanto você se segura e corre na frente de mim. depois sentir o movimento do ar na garupa enquanto no outro dia você se vangloria por ter cruzado a linha de chegada e ter vencido de mim.

• Rastreadores

Ela está em algum lugar.

• AS FACES DA VIDA

As Faces da Vida A vida é colocar seu esforço No que há de melhor. Fazendo o bem hoje Amanhã fica melhor. A vida é não prender o passado, Se erguer na sua dor. Buscar as metas que estimulam, E cumprir no seu tempo. Quando as coisas dão errado, É pensar em renovar. Limites precisam de saber ordenado, Esforços físicos de respeito ao corpo. Conquistas não vêm sem disciplina. Quando as coisas dão errado, É planejar no recomeçar. Acredite no trabalho orientado, Acredite no livro e fé

• As Famílias Míticas

As Famílias Míticas