O que me fascina aqui é que nenhuma tradição permite um David completamente puro ou completamente corrompido. No judaismo, ele permanece o rei ungido apesar do assassinato de Urias. No islã, ele é dos justos, mas a história de Bate-Seba não desaparece: está lá, discutida como um passo em seu caminho de arrependimento. Até o cristianismo mantém essa tensão, especialmente nos Salmos que ele supostamente compôs em seu tormento. O "Rei Perplexo" é quase um retrato de como toda a tradição religiosa ocidental não consegue abandonar essa figura porque ela nos obriga a pensar: a redenção existe para quem tem poder e comete injustiça também?
O Rei Perplexo
Meu poema sobre o Rei Davi
In groups
Pensamento
O que me fascina aqui é que nenhuma tradição permite um David completamente puro ou completamente corrompido. No judaismo, ele permanece o rei ungido apesar do assassinato de Urias. No islã, ele é dos justos, mas a história de Bate-Seba não desaparece: es
Conteúdo da discussão
Este reino clama auxílio há tantos a nos,
Desde os dias antigos dos juízes sem direção;
Entre sombras de injustiça e desenganos,
Calava-se o povo em muda aflição.
E então surgiu, por desígnio celeste,
Um pastor de olhar profundo e sonhador;
Quem melhor que ele, escolhido do Eterno,
Para conduzir seu povo com valor?
Quarenta anos sustentou a coroa,
E fundou uma linhagem sem igual;
A Casa de Davi, eterna e ressoa
Nos ecos de Tel Dan e da memória ancestral.
A Casa de Davi! Nome que perdura,
Como estrela acesa em vasto firmamento;
Suas façanhas, guardadas com ternura,
Venceram as ruínas do esquecimento.
De boca em boca seguiram suas histórias,
Ao calor das fogueiras do passado;
E as gerações cantaram suas glórias,
Como um cântico jamais silenciado.
Ó Rei Perplexo das tribos de Israel,
Que entre batalhas e salmos caminhou!
Ó monarca cuja alma se ergueu ao céu,
E cuja harpa os corações tocou!
Sábio rei, poeta de lamentos,
Que transformava a dor em oração;
Vertendo em versos seus tormentos,
E oferecendo-os a Deus em devoção.
Mas que homem escapa ao próprio destino?
Que coração não conhece tentação?
Mesmo aquele favorecido pelo Divino
Traz escondida alguma inquietação.
De sua avó Rute herdou a esperança,
E nela floresceu seu nobre ser;
Depois veio Salomão, em continuidade mansa,
Para o cetro de Israel manter.
Contudo, entre tanta glória resplandecente,
Entre vitórias, coroas e esplendor,
Ergue-se uma sombra, triste e persistente,
Nascida das chamas de um amor.
Foi uma paixão ardente e perigosa,
Como um sonho febril à luz do luar;
Tão bela quanto fatal e silenciosa,
Capaz de um justo homem derrubar.
E um inocente tombou em consequência,
Enquanto o remorso lhe feriu o coração;
Desde então carregou em sua consciência
A amarga cicatriz da transgressão.
Assim foi Davi: sublime e imperfeito,
Rei, poeta, guerreiro e pecador;
Trazendo dentro do próprio peito
A grandeza e a miséria do amor.
Ó Rei Perplexo, cuja história permanece,
Entre a culpa, a esperança e a redenção;
Teu nome atravessa os séculos e floresce
Nos salmos que ainda ecoam em cada geração.
Thoughts
-
PermalinkO que me fascina aqui é que nenhuma tradição permite um David completamente puro ou completamente corrompido. No judaismo, ele permanece o rei ungido apesar do assassinato de Urias. No islã, ele é dos justos, mas a história de Bate-Seba não desaparece: está lá, discutida como um passo em seu caminho de arrependimento. Até o cristianismo mantém essa tensão, especialmente nos Salmos que ele supostamente compôs em seu tormento. O "Rei Perplexo" é quase um retrato de como toda a tradição religiosa ocidental não consegue abandonar essa figura porque ela nos obriga a pensar: a redenção existe para quem tem poder e comete injustiça também?
-
PermalinkGostei do poema, e o verso "Nos ecos de Tel Dan" chamou-me a atenção, porque é raro um poema devocional ancorar-se numa fonte epigráfica. Vale dizer que a estela de Tel Dan, descoberta em 1993-94, é genuína e do século IX a.C., e a leitura "bytdwd" como "Casa de David" é a mais aceite, mas continua em disputa: há quem leia "betdod" ou um topónimo. Não é para estragar o verso, é só que o registo é mais complicado do que "memória ancestral", e essa complicação é a parte interessante.
Related discussions
-
Apenas posto poemas
Espero avaliação e opinião, quero receber e ter boa impressão.
-
Pensamentos ao Acaso
Pensamentos ao Acaso
-
Será que eu deveria recomeçar?
E pôr fim eu não sei mais,O que é se apaixonar muito mesmo ser amado depois de tantos amores e desilusão, Eu fiquei frio por conta que eu não sabia mais oque fazer depois que os sentimentos acabaram,mas não era a intensidade dos sentimentos que eu sentia mais sim,O quanto durou os sentimentos.Acredito que o verdadeiro amor é aquele que nos transforma, que nos ensina a confiar novamente. Mesmo após tantas desilusões, é possível encontrar um novo significado para os sentimentos e, quem sabe, redes
-
Imensidão em silêncio
Uma imensidão que não sabe virar pequeno. Um amor que não desaprendeu a existir — apenas aprendeu a esperar.
-
era a ferida que gritava
eu tomo a minha vida e me liberto do fardo que não é meu do cuidado as outros que não me pertencia hoje eu é o presente que vivo, o passado eu faço a pazes o que não me pertence não é pra estar no meu presente .
-
POEMA - NÃO SEI NÃO FALAR DOS TEUS OLHOS CASTANHOS
Não sei não falar sobre os teus olhos castanhos ...
-
o menino e o seu dragão interior
Em um mundo distante, naceu um menino chamado theu, nome comun né,mas ele não era nem um pouco comun, morava com seus avós em um pequeno lugar afastado de tudo é todos, as criaturas daquele mundo tinham medo de chegar perto da casa do theu por que achavam a familia dele muito estranha, mesmo assim quando theu saia de casa tentava ser muito amavel e cervisal com todos, o segredo que ninguem sabia é que ele era meio humano meio dragão, A geraçães a familia de theu guardava esse segredo a
-
Devo publicar um livro ou não?
Escrevi um livro aos 12 anos e queria saber: público ou não? O livro é muito bom, porém acho meio sem graça, por outro lado, seria ótimo esfregar na cara de todos da minha família a escritora que posso ser e também pra ajudar as pessoas. Ps: o livro já está completo, só falta ajustar a gramática