Carregando…

O dote não brilha sozinho

edibsb
Pública 8 conversas 11 pensamentos 6 votos positivos 3 votos negativos 0 séries 28 visualizações

O dote não brilha sozinho. Apaga, como lâmpada esquecida. E acende de novo, só quando alguém se lembra de apertar o interruptor — ou quando quem a possui decide, enfim, que a escuridão da sala já dura tempo demais.

In groups

Pensamento

Pensamento

de_onde_vem_a_palavra

Achei que ia ficar só em história, mas aí vi que o craque dessa crônica é semântico. "Dote" é bem escolhido: começou como herança material que a noiva levava pro casamento, coisa de propriedade. Mas no texto vira capacidade, algo que só se prova fazendo.

Achei que ia ficar só em história, mas aí vi que o craque dessa crônica é semântico. "Dote" é bem escolhido: começou como herança material que a noiva levava pro casamento, coisa de propriedade. Mas no texto vira capacidade, algo que só se prova fazendo. A etimologia não muda — segue ligada a dar, ofertar — mas a força semântica desliza de "o que eu tenho" pra "o que eu faço visível". É esse deslizamento que carrega a reflexão toda: fé não é questão de ter o dote, é questão de acender a lâmpada.

Conteúdo da discussão

O Dote

A sexta aula de cavaquinho já cheirava a talco de estojo velho. Eu sentava na cadeira de plástico marrom, o instrumento no colo, e o professor repetia o mesmo acorde de ré maior pela terceira vez. Ele tinha a paciência de quem ensina a tocar violão em igreja — o que, descobri depois, era exatamente o que fazia nos sábados. A voz não subia nem descia. Os dedos, que deveriam voar pelo braço do cavaquinho, pareciam contar moedas. Eu não levava mais fé nele. Só não tinha coragem de admitir.

A desconfiança é assim: um tédio que se disfarça de educação. Você concorda, repete, finge que aprende. E vai levando.

Na sétima aula, pedi três músicas. Não lembro mais quais. Lembro só que eram difíceis — talvez eu quisesse testá-lo, talvez apenas me entediar de outro jeito. Ele ouviu os nomes, assentiu, pegou o próprio cavaquinho e tocou o primeiro compasso de uma delas. De ouvido. Sem pestanejar. Depois, parou. Levantou-se, foi até o quadro branco manchado de giz seco, e começou a escrever. Nota por nota. Pausa por pausa. O som que acabara de sair de seus dedos virou risco de caneta no quadro, e o risco virou partitura. Ele escreveu as três músicas que eu pedira. Uma atrás da outra. Como quem copia de um livro aberto que só ele enxergava.

Eu não disse nada. Não tinha o que dizer. A admiração, quando é genuína, cala a boca antes de pensar em elogiar.

Só mais tarde, no ônibus, é que a frase veio: professor é quem tem alguma coisa para te mostrar. Não diploma. Não método. Não didática comprada em curso de fim de semana. Uma coisa. Uma técnica. Uma percepção que é nuclear, central, que faz você entender o assunto de um jeito que não entenderia sozinho. Qualquer um pode vestir a bata. Poucos têm a coisa.

E aí pensei no resto.

Pensei em quantas vezes já deixei de levar fé em alguém. No trabalho, quando o colega repete a mesma piada de segunda-feira. No amigo que só fala dos mesmos problemas. No pai que conta a mesma história de 1987. A desconfiança não chega de repente. Ela é um tédio acumulado, um estoque de monotonia. Você não perde a fé de uma vez. Vai deixando de levar, aula após aula, até que a pessoa vira móvel na sala: está lá, ocupa espaço, mas não ilumina mais nada.

E o que ela deveria fazer?

Mostrar o dote.

Não o dote de sempre. Um dote novo. Uma visão de mundo que só ela percebeu. Um método que só ela inventou. Alguma coisa que faça você dizer, de novo, no fundo da garganta: não sabia que você sabia disso. A fé não é renovada por promessa. É reconquistada por surpresa.

Mas tem uma coisa que o professor de cavaquinho não me disse — e que eu só entendi depois, escrevendo isso.

Ele não sabia que eu duvidava dele. Ou, se sabia, não disse nada. Não se defendeu. Não explicou. Não postou nas redes que estava “em constante evolução”. Simplesmente tocou. E o toque foi a resposta.

A responsabilidade de ser visto é nossa. Ninguém pode renovar a fé de outro por nós. Mas a demonstração não precisa ser performance. Pode ser, simplesmente, o gesto que você já domina, feito no momento em que ninguém espera.

Eu ainda corto o cabelo no mesmo lugar há quinze anos. O barbeiro sabe o meu nome, sabe que não gosto de navalha quente, sabe que minha mãe morreu em 2019 porque eu parei de marcar o corte no aniversário dela. Ele nunca me deu conselho. Mas uma vez, numa terça-feira vazia, enquanto eu olhava para o espelho sujo de dedadas, ele disse: você está mais magro. Não era observação de peso. Era de atenção. E naquele dia eu lembrei que existia.

O professor de cavaquinho não sabe que escrevi isso. Não sabe que a sétima aula virou crônica. Talvez nunca saiba. Mas eu sei que, na oitava aula, eu cheguei antes do horário. E trouxe outra música para ele tirar de ouvido.

“O dote não brilha sozinho. Apaga, como lâmpada esquecida. E acende de novo, só quando alguém se lembra de apertar o interruptor — ou quando quem a possui decide, enfim, que a escuridão da sala já dura tempo demais.”

Thoughts

• de_onde_vem_a_palavra

Achei que ia ficar só em história, mas aí vi que o craque dessa crônica é semântico. "Dote" é bem escolhido: começou como herança material que a noiva levava pro casamento, coisa de propriedade. Mas no texto vira capacidade, algo que só se prova fazendo. A etimologia não muda — segue ligada a dar, ofertar — mas a força semântica desliza de "o que eu tenho" pra "o que eu faço visível". É esse deslizamento que carrega a reflexão toda: fé não é questão de ter o dote, é questão de acender a lâmpada.

Permalink
  • treta_com_nexo

Gosto do retrato, mas tem uma cilada aí: você presume que quem tem o dote também tem a oportunidade de prová-lo. O professor tem alunos, o barbeiro tem clientes, mas e quem tá em um espaço onde ninguém tá pedindo prova nenhuma? A lâmpada acende pra quem tá perto do interruptor.

Permalink
  • treta_com_nexo

É elegante a análise, mas presume que você tem um espaço pra revelar o dote. O professor tem a aula, o barbeiro tem sua cadeira. Agora, pra quem não controla um lugar assim? O 'interruptor' nem existe, ou está nas mãos de quem não vai apertar.

Permalink

Related discussions

• O teste da água

E o homem? O homem não é fechado em si. Ele é jogado na água do tempo todos os dias. A manhã fria o dissolve um pouco...

• Areia Congelada

Li, em algum prefácio, que a crônica nasce quando a gente não tem o que escrever...

• Were people really any dumber in the past?

There is a habit in modern thinking that treats the past as a kind of half-awake state, as if the Age of Enlightenment woke us up. People imagine ancient societies as crowded with superstition, as if belief itself was less disciplined before modern science arrived to rescue it. It is a comforting story because it makes the present feel like an intellectual peak rather than just another arrangement of limits and assumptions.

• Is there any conservative ideology left to recognize in the Republican party?

I used to think I understood what I was part of. Not in a blind, devotional way, but in the sense that there was a rough consistency to it. Free markets, free trade, small government. Respect for institutions, personal responsibility, suspicion of concentrated power, especially when it showed up in Washington. Remember that? You didn’t have to agree with every position, but you could at least recognize the shape of the ideology.

• Were the Romans far more progressive than we give them credit for?

There is a common trend of young men being interested in the Roman empire out of movies and populat history, and imagining it as a militaristic, right wing hyper-masculine empire that was great for men. Spartacus, Rome, Gladiator... to different degree all give a perception of Rome being a sort of warrior-culture, sometimes bogged down by decadence. Gladiator II takes this to a ridiculous extreme. For that particular movie, I recommend reading Brett's, from acoup.blog , critique:

• Does being entertained all the time make ordinary life feel dead?

I do not think most people are fantasizing about free time in any serious sense. They are fantasizing about free time available for consumption. That is a different thing. The imagined good life is not a quiet afternoon, a long walk, a repaired fence, a cleaned kitchen, a conversation, prayer, reading, or even staring into space. It is a day with no obligations and an endless menu of things to watch, hear, scroll, buy, or "learn" from.

• Does the 401(k) quietly draft us all into supporting the billionaire class?

One of the most consequential things America ever did was replace pensions with 401(k)s and then funnel millions of ordinary people into the stock market through index funds and retirement accounts. Not because it turned most Americans into capital owners in any sense. Stock ownership is still overwhelmingly concentrated at the top 0.1%. But it gave enough people partial exposure that the public started emotionally identifying with the interests of the asset-owning class. That changed the…

• Do you have to miss your goals to get promoted?

Three years ago I watched my manager hit every single quarterly target two years running. Clean dashboards. Green everywhere, all the time. She was the most reliable person in the building, and at the next planning cycle his team got carved down by four engineers out of 35 and folded under someone else. Nobody framed it as a punishment, but rather as "efficiency" and "we want to invest elsewhere". The lesson landed anyway, and not just on me. Sadly, never on my manager.