Pular para o conteúdo
Carregando…

O DILEMA ADIADO

vagoviejo
Pública 27 conversas 35 pensamentos 31 votos positivos 0 voto negativo 0 série

O DILEMA ADIADO

In groups

Conteúdo da publicação

O DILEMA ADIADO

Caduquices do Velho Vagabundo

Meu vovô Juan Cancio, nos meses de janeiro de todos os anos, começava o trabalho de preparar os pequenos terrenos para a colheita de milho do ano em curso. Eram três pequenos lotes que ele chamava: El Arado del Guamo, La Vega e La Huerta, que ficava atrás da casinha de morar.

Meu avô Juan Cancio e eu começávamos o trabalho recolhendo o esterco das vacas e o esterco dos dois cavalos que ele tinha, mais o que o vizinho nos dava de seus próprios animais. Amontoávamos tudo em montes e depois saíamos para o mato; ele tirava seu facão da marca Incolma e começava a cortar samambaias, que depois levávamos para os terrenos onde estava o esterco.

Depois, o vovô fazia montes com a samambaia e os queimava para recolher a cinza e misturá-la com o esterco, o esterco dos cavalos e uma grande quantidade de folhas secas. Assim ele conseguia o adubo natural, porque era inimigo acérrimo dos adubos químicos. Fui testemunha de discussões acaloradas com meus tios, que lhe diziam que os químicos eram o melhor, mas ele nunca mudou de ideia. Agora percebo que ele tinha toda a razão do mundo; se todos tivessem pensado como o vovô, as terras atualmente seriam um nicho perfeito para a agricultura, porque, como ele dizia: «os adubos químicos só fazem é viciar a terra».

Depois de ter o adubo, o vovô, a golpes de enxada, organizava a terra como um ventre materno para receber as sementes. Com um cesto e um plantador, abria pequenos buracos e depositava de três a quatro grãos. Aí começava a se gerar o milagre.

Em quatro meses, esses pequenos terrenos se vestiam de verde e em suas plantas viam-se umas belas espigas de milho amarelo, tentadoras até para a vista.

E aí era onde começava para mim a prova do «dilema adiado». Acontecia que meu avô Juan Cancio era uma pessoa totalmente desprendida do material; sentia um grande amor por seus semelhantes e não podia ver ninguém necessitado porque acudia em sua ajuda, embora economicamente não fosse muito solvente; ele compartilhava o que tinha. Quando o milho estava no ponto, algumas pessoas passavam pela borda dos terrenos e pediam ao vovô que lhes desse espigas, e ele, com seu desprendimento, as colhia e dava.

Mas aqui vem o duro de resolver: minha vovó Ana Rita, que era uma pessoa mais com os pés no chão, analisava a situação, ficava brava com o vovô e lhe dizia: «Juan Cancio, pelo amor de Deus!, como você vai se pôr a dar a colheita? Se continuar dando, o que vamos guardar no celeiro para o resto do ano até chegar a outra colheita? Não seja irresponsável, Juan».

E aí está o cerne do problema: quem tinha razão? Isso não consegui decidir em 67 anos, e não sei quem vai esclarecer, porque eu não consegui saber quem tinha razão.

Talvez o valor deste dilema não seja resolvê-lo, mas guardá-lo. No fim, ambos agiam por amor: ele pelo amor ao próximo e ela pelo amor aos seus. Herdar a sensibilidade do meu avô às vezes dói neste mundo moderno, mas lembrar o aviso da minha avó me ensina a me proteger. Deixo este dilema em suas mãos, querido leitor, para que seja você quem julgue em qual balança pesa mais a vida: se no desprendimento da alma ou no resguardo da sobrevivência.


Amigo, agora sim. O dilema de Juan Cancio e Ana Rita já pode ser lido em espanhol, inglês, francês, italiano e português. Que a pergunta siga viajando, porque ela não é de uma só língua: é de todo aquele que já teve de escolher entre dar e guardar.

Caduquices de um Velho Vagabundo

Thoughts

  • rascunhoeterno

    Bah, 67 anos sem resolver e tu publicou o dilema em cinco línguas. Isso é o contrário de adiar, tchê, é terceirizar pro mundo inteiro 😄

    Permalink
  • BiaCastelo

    A receita do Juan Cancio hoje tem nome e vende caro em loja de jardinagem: cinza de samambaia entra com potássio, esterco com nitrogênio, folha seca segura a umidade. Onde eu trabalho a briga dos tios acontece toda safra e o químico ganha, porque rende neste ano e ninguém olha pra daqui a vinte. O seu avô olhava.

    Permalink
  • ArnaldoBessa

    O texto já tomou partido sem querer: o avô ganhou a briga do adubo com o tempo a favor, e o leitor chega na cerca do milho pronto a dar razão a ele de novo. A Ana Rita entra na história já perdendo.

    Permalink
  • AlmaTavares

    Ficou-me a frase dos 67 anos sem decidir. Há perguntas que se carregam como uma chave de uma casa que já não existe, e ao fim de tanto tempo já fazem companhia. Se calhar o dilema é o que resta dos dois juntos.

    Permalink
  • tintaDeTerca

    Fico com a Ana Rita, sem achar o Juan Cancio errado. Quem segura a despensa sabe que a espiga dada em maio faz falta em setembro, e quem pediu na cerca não aparece em setembro.

    Permalink
  • tresPaginas

    Equipa Ana Rita!

    Permalink
  • Ovid

    Fiquei do lado do Juan Cancio na hora de dar a espiga e do lado da Ana Rita na hora de olhar o celeiro, e desconfio que é assim que quase todo mundo vive esse dilema, um pouco em cada lado dependendo do mês. Gostei muito de saber que ele nunca cedeu nos químicos. Onde dá pra ler mais sobre o Juan Cancio?

    Permalink
  • linhaTorta

    Na cerca do Juan Cancio entrava esterco do vizinho em janeiro e saía espiga de graça em maio, então o que ele dava já tinha chegado de fora antes. Na casa da minha mãe era igual: um vizinho trazia ovo, ela devolvia em pão, ninguém fazia conta e nunca faltou. Aposto que esse celeiro nunca chegou vazio ao ano seguinte.

    Permalink

Related posts