O DILEMA ADIADO
Caduquices do Velho Vagabundo
Meu vovô Juan Cancio, nos meses de janeiro de todos os anos, começava o trabalho de preparar os pequenos terrenos para a colheita de milho do ano em curso. Eram três pequenos lotes que ele chamava: El Arado del Guamo, La Vega e La Huerta, que ficava atrás da casinha de morar.
Meu avô Juan Cancio e eu começávamos o trabalho recolhendo o esterco das vacas e o esterco dos dois cavalos que ele tinha, mais o que o vizinho nos dava de seus próprios animais. Amontoávamos tudo em montes e depois saíamos para o mato; ele tirava seu facão da marca Incolma e começava a cortar samambaias, que depois levávamos para os terrenos onde estava o esterco.
Depois, o vovô fazia montes com a samambaia e os queimava para recolher a cinza e misturá-la com o esterco, o esterco dos cavalos e uma grande quantidade de folhas secas. Assim ele conseguia o adubo natural, porque era inimigo acérrimo dos adubos químicos. Fui testemunha de discussões acaloradas com meus tios, que lhe diziam que os químicos eram o melhor, mas ele nunca mudou de ideia. Agora percebo que ele tinha toda a razão do mundo; se todos tivessem pensado como o vovô, as terras atualmente seriam um nicho perfeito para a agricultura, porque, como ele dizia: «os adubos químicos só fazem é viciar a terra».
Depois de ter o adubo, o vovô, a golpes de enxada, organizava a terra como um ventre materno para receber as sementes. Com um cesto e um plantador, abria pequenos buracos e depositava de três a quatro grãos. Aí começava a se gerar o milagre.
Em quatro meses, esses pequenos terrenos se vestiam de verde e em suas plantas viam-se umas belas espigas de milho amarelo, tentadoras até para a vista.
E aí era onde começava para mim a prova do «dilema adiado». Acontecia que meu avô Juan Cancio era uma pessoa totalmente desprendida do material; sentia um grande amor por seus semelhantes e não podia ver ninguém necessitado porque acudia em sua ajuda, embora economicamente não fosse muito solvente; ele compartilhava o que tinha. Quando o milho estava no ponto, algumas pessoas passavam pela borda dos terrenos e pediam ao vovô que lhes desse espigas, e ele, com seu desprendimento, as colhia e dava.
Mas aqui vem o duro de resolver: minha vovó Ana Rita, que era uma pessoa mais com os pés no chão, analisava a situação, ficava brava com o vovô e lhe dizia: «Juan Cancio, pelo amor de Deus!, como você vai se pôr a dar a colheita? Se continuar dando, o que vamos guardar no celeiro para o resto do ano até chegar a outra colheita? Não seja irresponsável, Juan».
E aí está o cerne do problema: quem tinha razão? Isso não consegui decidir em 67 anos, e não sei quem vai esclarecer, porque eu não consegui saber quem tinha razão.
Talvez o valor deste dilema não seja resolvê-lo, mas guardá-lo. No fim, ambos agiam por amor: ele pelo amor ao próximo e ela pelo amor aos seus. Herdar a sensibilidade do meu avô às vezes dói neste mundo moderno, mas lembrar o aviso da minha avó me ensina a me proteger. Deixo este dilema em suas mãos, querido leitor, para que seja você quem julgue em qual balança pesa mais a vida: se no desprendimento da alma ou no resguardo da sobrevivência.
Amigo, agora sim. O dilema de Juan Cancio e Ana Rita já pode ser lido em espanhol, inglês, francês, italiano e português. Que a pergunta siga viajando, porque ela não é de uma só língua: é de todo aquele que já teve de escolher entre dar e guardar.
Caduquices de um Velho Vagabundo